Faz hoje 48 anos que se iniciava o serviço de ambulância de emergência médica pré-hospitalar na cidade de Tavira.
O socorro às populações em caso de doença, acidentes e transporte em ambulância sempre foi uma valência operacional e até uma prioridade desta corporação mesmo antes da criação de um serviço de emergência organizado, sendo que assim que foi criado um serviço de emergência médica em Portugal, Tavira e os seus bombeiros dele fizeram inicialmente parte.
A 15 de Julho de 1972, Tavira foi contemplada com uma viatura ambulância especial para ocorrências graves do então Serviço Nacional de Ambulâncias SNA, ligada ao serviço local 115.
Uma ambulância Mercedes-Benz série 200, de cor vermelha e branca e com a iluminação de emergência amarela.
Com 2746cm3, duplo comando de válvulas 160cv às 5.500rpm, segundo a Mercedes, este modelo de 72 possuía o para brisas laminado.
A sua área de intervenção visto estar inserida num projecto de socorro a nível nacional não se limitava apenas ao Concelho de Tavira, na Estrada Nacional 125 servia desde Marim até ás Cevadeiras, (Altura).
O espírito emergêncista era idêntico ao de hoje em dia, mas com os critérios de actuação e protocolos adequados aos da época.
Em 1981, esta viatura foi substituída por outra já denominada INEM, mas continuou na Corporação dos Bombeiros de Tavira ao serviço até cerca de 1988 altura do Centenário, sendo nessa altura a única ambulância idêntica a nível nacional mantendo-se operacional.
Desde essa altura até então os Bombeiros Municipais de Tavira são parceiros do atual INEM na resposta ao socorro às populações.
Hoje esta primeira ambulância ainda se encontra guardada numa garagem sendo uma inestimável relíquia para todos, mas em especial para aqueles bombeiros que nela transportaram milhares de pessoas para os diversos hospitais e também para algumas pessoas que nela se salvaram e nasceram.
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52