A mangueira dos bombeiros é a imagem de marca e de identificação do serviço de incêndios, sendo que este equipamento serve para transportar o agente extintor do manancial até à agulheta onde o mesmo será projetado sobre o incêndio.
Este equipamento não é de todo uma mangueira convencional como as que usamos para regar ou lavar um carro, a mangueira que usamos no combate a incêndios é especificamente apta para situações de limite e hoje deixo-vos aqui algumas informações de base sobre ela.
Construída com estrias longitudinais estudadas para proteger a mangueira e facilitar o seu deslizamento no solo reduzindo o atrito na progressão.
Tem ainda 2 capas interiores de borracha sintética especial extremamente flexível por forma a conferir um acabamento liso, tendo esta composição sido especialmente formulada para combinar grande flexibilidade com o mínimo de perdas de carga e menor risco de perfuração ou corte.
É constituída por um tecido circular sem costuras, de fibras sintéticas de alta tenacidade, fabricado em teares circulares livre de tensões ou nós.
Para que as mangueiras se possam acoplar umas às outras eles terão de ter junções modelo storz de diâmetros compatíveis em ambas as extremidades, devidamente aramadas e com manga retrátil de proteção e 2 tapa fugas, que são peças de hypalon que deslizam sobre a mangueira tapando a fuga com a sua sobreposição à mesma.
Os diâmetros e comprimentos padronizados em Portugal com as mangueiras Extreme Plus 4capas para combate a incêndio são os seguintes
mangueiras de 25mm com 25 metros
mangueiras de 45mm com 20 m com ou sem junções Storz C52
mangueiras de 50mm com 20 m com ou sem junções Storz C52
mangueiras de 70mm com 20 m com ou sem junções Storz B75
mangueiras de 100 mm com 20 m com ou sem junções Storz A110
Pode haver ainda outras medidas ou comprimentos mas não tão usadas.
Para que o agente extintor saia do manancial em direção à agulheta tem de haver um agente propulsor que gera pressão no interior das mangueiras, tendo as mesmas de garanti resistência à rutura, assim partilho aqui a respetiva pressão de trabalho e de rutura que este tipo de mangueira está sujeita no seu limite
Mangueira de 25mm
Pressão de trabalho 20 bar
Pressão de rutura 100 bar
Mangueira de 45/50mm
Pressão de trabalho 20 bar
Pressão de rutura 60 bar
Mangueira de 70mm
Pressão de trabalho 18 bar
Pressão de rutura 50 bar
Mangueira de 100mm
Pressão de trabalho 12 bar
Pressão de rutura 40 bar
É esta a história de uma mangueira do serviço de incêndios, sendo que muito haveria para falar sobre elas como por exemplo onde este equipamento é por inerência a linha guia que um bombeiro possui quando entra numa estrutura para combater incêndios ou salvar vidas.
João Horta - FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário