Separadores SAFEPLACE52

30/12/2022

A História de Jasmine um prematuro que nasceu numa ambulância dos Bombeiros de Tavira

 Jasmine foi um bebe milagre.

Ao 5º mês de gestação no ventre da mãe decidiu nascer a caminho do hospital numa ambulância dos Bombeiros de Tavira.

Jasmine, após as complicações neonatais agarrou-se à vida no serviço de neonatologia hospitalar ficando 4 meses numa incubadora.

Ontem, por realização do seu 17º mês, a mãe, familiares e o bebé, visitaram a corporação em forma de reconhecimento e agradecimento, ficando nós colegas e amigos a conhecer esta história que hoje quero partilhar com vocês.

Para ver mais fotos e saber mais visite: https://www.facebook.com/cbmtavira

João Horta - FIRESHELTER52

29/12/2022

Recrutamento de 150 candidatos ao curso de formação de inspetores da Polícia Judiciária

Faz-se público que se encontra aberto, pelo prazo de 20 dias úteis, a contar da data da publicação do presente aviso, procedimento concursal comum de ingresso, para recrutamento de 150 candidatos ao curso de formação de Inspetores da Polícia Judiciária, para o preenchimento de igual número de postos de trabalho da carreira especial de investigação criminal, do mapa de pessoal da Polícia Judiciária.

O SAFEPLACE52 partilha o link do aviso de abertura, onde mais se informa que além destas vagas se encontram abertas mais vagas para outros departamentos.



Visite os link em baixo e saiba como concorrer:



João Horta - FIRESHELTER52

Pediatria no Algarve Atada por Arames

Entre as 09h00 do dia 29 de dezembro de 2022 (quinta-feira) e as 09h00h do dia 2 de janeiro de 2023 (segunda-feira), devido à ausência de médico especialista de Pediatra escalado para assegurar qualquer serviço em Portimão, a resposta nesta especialidade vai ser garantida da seguinte forma:


  • O atendimento por médicos especialistas de Pediatria está assegurado pelo Serviço de Urgência Pediátrica de Faro durante todo este período;
  • Em Portimão, o atendimento em Urgência de Pediatria será realizado por médicos não especialistas, funcionando como Serviço de Urgência Básico;
  • O Internamento será assegurado em Faro durante este período.Por restrições no apoio de Pediatria, também o Bloco de Partos da Unidade Hospitalar de Portimão está encerrado desde as 21h00 do dia 27 de dezembro de 2022 até às 09h00 do dia 2 de janeiro de 2023, assegurando-se no entanto Urgência de Obstetrícia (até às 22 semanas de gravidez) e Urgência de Ginecologia.
  • O Bloco de Partos/Maternidade está em pleno funcionamento na Unidade Hospitalar de Faro do CHUA, garantindo assim uma resposta regional.

Estes constrangimentos devem-se à grande carência/limitação de recursos humanos, situação na qual o CHUA tem estado a trabalhar no sentido de resolver, reforçando os serviços com a contratação de novos profissionais em 2023.


João Horta - FIRESHELTER52

Passagem de Ano SEM Objetos Pirotécnicos - Sem Acidentes

Regista-se diariamente a utilização de pequenos foguetes, fogos de artificio e petardos nas noites da nossa cidade.

Este tipo de equipamento é propicio ao desenvolvimento de acidentes, alguns deles graves além de acabar com a paz social dos que estão a descansar.

Mesmo sendo proibidos na via publica todos os anos durante, antes e após os espetáculos de fogo de artificio são viseis e audíveis o rebentamento de petardos, foguetes sinalizadores marítimos e fachos de mão sinalizadores, entre outras bombas, este ano não será diferente.

É importante que a comunidade perceba que o uso desses equipamentos é proibido e totalmente desaconselhável de utilizar sob o risco de sofrer acidentes graves ou mesmo a morte.

DIGA NÃO À PIROTÉCNICA

Lembro a todos que está proibida a venda, compra e utilização de objetos pirotécnicos.
É prejudicial para crianças, idosos, pessoas com deficiência e animais. 
Todos temos a responsabilidade de nos conscientizar e compreender os perigos que acarreta brincar com explosivos.

Caso tenha objetos pirotécnicos consigo por favor siga estas recomendações:
  1. As crianças não devem ter, mexer, ou manusear equipamentos pirotécnicos.
  2. A venda de artigos pirotécnicos é proibida 
  3. Não o guarde no bolso.
  4. Não o jogue contra paredes, caixas de luz, veículos ou materiais inflamáveis.
  5. Deve ser mantido no chão; nunca nas mãos ou em garrafas ou latas.
  6. Quando um produto não explode, não deve ser tocado, mesmo que o pavio pareça estar extinto.
  7. Os olhos, braços e mãos são os órgãos mais afetados pelo calor, fogo, faíscas ou explosão. 
  8. Lesões nos órgãos genitais também são comuns quando a pessoa transporta fogos de artifício no bolso das calças devido ao calor do corpo ou frixão.
  9. O ruído provoca a morte das células sensoriais que estão nos ouvidos e que não se regeneram.
  10. Cuide dos seus animais, pois a qualidade auditiva deles é muito mais sensível que a nossa.
  11. Foguetes costumam causar a destruição dos dedos e fogos de artifício queimam a pele. 
  12. Não deixe os artigos ao sol ou perto de fontes de calor.
  13. Lembre-se de que fogos de artifício podem causar incêndios, tanto local quanto remotamente.
  14. Nos últimos anos, milhares de pessoas, a maioria crianças, foram vítimas de acidentes devido ao uso inadequado desses equipamentos.
Siga as minhas recomendações, não arrisque, entregue esses equipamentos às autoridades não os abandone nos contentores do lixo.

Em caso de alguma questão mais pertinente sobre o tema por favor contacte as autoridades policiais da sua área de residência. 

João Horta - FIRESHELTER52

28/12/2022

Bombeiros Respondem a Incêndio em Carro na EN125 - Luz Tavira

Os Bombeiros de Tavira respondera ao final da manhã de hoje a um incêndio numa viatura na EN125 na zona da Luz de Tavira.

Estiveram envolvidos nesta operação a equipa de um veiculo de combate a incêndios urbanos dos Bombeiros de Tavira e as autoridades.

Foto copiada in facebook

Já ao final da noite do dia ontem, 27, os Bombeiros de Tavira responderam também a um incêndio em contentor de lixo na zona de Santa Catarina.

A intervenção de populares com extintores e a ajuda dos bombeiros permitiu que o incêndio não afetasse os contentores contíguos.

João Horta - FIRESHELTER52

Brincar em Segurança - Regras para Proteger os mais Novos

A época de Natal é o período do ano em que somos estimulados a comprar mais brinquedos. O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) deixa-lhe por isso alguns conselhos para uma escolha acertada, mas acima de tudo, uma escolha que evite acidentes.



Lembre-se que para evitar acidentes não basta comprar brinquedos seguros. Há que vigiar e ensinar as crianças a brincar em segurança.

*Se andarem de bicicleta, skate ou patins, certifique-se que fazem uso da respetiva proteção adequada, ou seja, cotoveleiras, joelheiras e capacete.

*Verifique se a rotulagem dos brinquedos se encontra em português. Leia os avisos de segurança, as instruções do brinquedo e se este é adequado para a idade da criança.

*Antes de o entregar, retire o brinquedo da embalagem e verifique se tem arestas ou bordos que possam provocar ferimentos. Assegure-se que não existem pequenas peças com as quais a criança se possa engasgar.

*Explore os brinquedos com as suas crianças, num ambiente calmo e tranquilo e aproveite para as ensinar a brincar em segurança e a auto protegerem-se;

*Verifique regularmente o estado de conservação dos brinquedos. Por exemplo, no caso dos peluches estes devem ser macios, laváveis e resistentes, não devem largar pelos, olhos ou outras peças.

*Nos brinquedos que produzem som, esteja atento aos níveis de ruído emitido.
Se os brinquedos tiverem fios ou cordas, estes não devem ter mais de aproximadamente 20 centímetros, para evitar o risco de estrangulamento.

*Tenha atenção a brinquedos que projetem peças, como pistolas ou arcos, e verifique sempre a velocidade e a dimensão do projétil.

*Crie hábitos de arrumação nas crianças. Diga-lhes como e onde devem arrumar os seus brinquedos, evitando também que tropecem e caiam.

Neste natal, veja as suas crianças brincar, em segurança!


João Horta - FIRESHELTER52

26/12/2022

52 Detidos nas Estradas do Algarve na Quadra Natalícia

A GNR deteve na última semana, até ao dia de Natal, 52 pessoas no distrito de Faro, na sua maioria por estarem a conduzir sob o efeito de álcool, segundo um relatório daquela força policial divulgado hoje.


O Comando Territorial de Faro da GNR levou realizou um conjunto de operações no distrito, entre 19 e 25 de dezembro, com o objetivo de “prevenção e o combate à criminalidade violenta e fiscalização rodoviária, entre outras”, refere em comunicado.

Durante estas ações, foram detidas 52 pessoas, das quais, 16 por condução sob o efeito do álcool, 11 por condução sem habilitação legal e uma por tráfico de estupefacientes, informa a força de segurança.

Paralelamente, a GNR detetou 704 infrações, das quais 130 por excesso de velocidade, 63 por falta de inspeção periódica obrigatória, 45 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 23 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança ou sistema de retenção para crianças, 20 por falta de seguro e 16 por uso indevido do telemóvel durante a condução.

Por outro lado, ao longo da semana que terminou no domingo, esta força de segurança apreendeu, entre outros produtos, 127 doses de haxixe, 85 doses de cocaína, quatro caçadeiras de calibre 12, dois revólveres e duas armas de ar comprimido, lê-se na nota.


João Horta - FIRESHELTER52

27 Dezembro de 1722 - O Grande Sismo no Algarve

 33 anos antes do sismos de 1 de Novembro de 1755 um dantesco sismo destruía o algarve de lés-a-lés.

"Neste dia houve no Reino do Algarve um grande e violento tremor de terra que principiando no Cabo de São Vicente, correu e se dilatou por aquele reino.

Experimentaram maior estrago e violência as vilas de Portimão, Albufeira, Loulé, Castro Marim e as cidade de Faro e Tavira, com morte de muitas pessoas e ruinas de igrejas, conventos, torres, muralhas e de inumeráveis casas que ficaram totalmente caídas ou abertas e inabitáveis."

Este sismo verificou-se ao largo da linha sismo-tectónica Albufeira-Estoi-Tavira-Vila Real ou Castro Marim.

Neste terramoto há um facto que merece referência especial que foi o aparecimento de fogo subterrâneo no mar entre a cidade de Faro e Tavira.


Em termos de estragos registados o sismo de 1722 descreve um maior e mais dantesco registo de cidades severamente afetadas.

Tendo durado «pouco mais que o tempo de uma Avé Maria», os abalos foram tão fortes que fizeram badalar os sinos sozinhos em Tavira, Faro e Loulé.

O grau de intensidade de destruição está atualmente avaliado como de grau IX da escala de Mercalli:

Pânico geral, muitos edifícios colapsados, destruídos ou grandemente danificados, danos gerais nas fundações, fraturas importantes no solo, formação de nascentes e ejeções de lamas em terrenos de aluviões de granulometria fina…

Estudos mais recentes não são unânimes na estimativa sobre o local do epicentro.

Há quem opine que terá sido no mar, mas as hipóteses com mais reconhecimento oficial apontam para uma zona sensivelmente a noroeste de Tavira.

Provavelmente, o sismo de 1722 foi provocado por um fenómeno de diapirismo (a ascensão tectónica de rochas pouco densas sob elevada pressão).

O certo é que na sequência da propagação das poderosas ondas sísmicas (uns 7,8 graus na escala de Richter) a vila de Loulé ficou praticamente destruída.

Estudos recentes de risco sísmico e zonamento de danos potenciais apontam para um panorama de muitos e muitos mortos se um sismo igual ao de 1722 ocorresse agora.

João Horta - FIRESHELTER52

23/12/2022

24 horas GNR detém 50 condutores por álcool

Entre esta quinta-feira, dia 21 e as 08h00 de hoje, sexta-feira, foram detidos 50 condutores por condução com excesso de álcool, 28 dos quais com taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l, informa a Guarda Nacional Republicana (GNR) num comunicado em que faz um balanço das últimas 24 horas da Operação Natal e Ano Novo, que recorde-se começou no passado dia 19, e foi reforçada precisamente ontem.


No total, a GNR fiscalizou 7.860 condutores e detetou 1.907 contraordenações, das quais 557 por excesso de velocidade, 137 por falta de inspeção periódica obrigatória, 64 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 49 por uso indevido do telemóvel durante a condução e 38 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.


João Horta - FIRESHELTER52

22/12/2022

Bombeiros Respondem a Acidente Mortal na A22 - Via do Infante

Uma colisão entre dois veículos na Via do Infante (A22), no Algarve, provocou esta quinta-feira a morte de uma mulher e ferimentos graves no condutor da mesma viatura, segundo disseram à Lusa fontes da Proteção Civil e da GNR.



O acidente ocorreu ao quilómetro 86,9 da A22 no sentido este/oeste, entre o nó desta autoestrada para Olhão e o nó para Faro, tendo o primeiro alerta sido dado às 08:09 desta manhã, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do distrito de Faro.

Segundo a GNR, o veículo com as duas vítimas, uma mulher portuguesa de 70 anos que faleceu no local e um homem, que foi levado com ferimentos graves para o Hospital de Faro, encontrava-se parado na berma da Via do Infante quando foi atingido pelo segundo veículo envolvido no acidente.

O trânsito entre os nós de Olhão e de Faro, no sentido este/oeste, esteve cortado durante toda a manhã mas já está restabelecido.

De acordo com a Proteção Civil, estiveram no local 27 operacionais em 12 veículos de socorro da GNR, INEM, Cruz Vermelha Portuguesa, bombeiros e técnicos da empresa concessionária da Via do Infante.

Noticia e foto coligidas in: POSTAL DO ALGARVE

João Horta - FIRESHELTER52

17/12/2022

Os Riscos de Não Cuidar da sua Chaminé

Sempre que se acende uma lareira, os gases e fumos extraídos acumulam-se nas paredes e formam uma substância altamente inflamável – creosoto. 






Com a passagem do tempo e a constante utilização aliada à falta de limpeza, o ambiente perfeito para a ocorrência de um incêndio é criado.

Aconselha-se, pois, a adoção de uma atitude de prevenção, fazendo manutenção periódica que permita a limpeza da referida substância, assim como a de outros detritos que se possam acumular nas chaminés.

A periodicidade aconselhada é de 2 em 2 anos para chaminés de lareiras e de 5 em 5 para chaminés de cozinhas, sendo a intervenção realizada por empresas especializadas. 

Após o serviço, deverá ser passada uma declaração de limpeza que, em caso de sinistro, poderá vir a servir de garantia e ilibar de responsabilidades os proprietários.

Com a manutenção em dia, se houver a fatalidade de um incêndio grave no prédio ou frações contíguas, é mais fácil isentar de responsabilidade civil o condomínio ou condómino, nos termos do Código Civil, e atribuir às seguradoras o pagamento dos danos.

A legislação aplicável nestes casos é a do Regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios.

Conselhos
  • Se for um acérrimo utilizador da sua lareira da sala, deverá limpá-la ao fim de cada duas toneladas de lenha consumida;
  • No que diz respeito às chaminés da cozinha, dependendo da existência ou não de exaustor e também da intensidade da utilização, podem precisar de limpeza mais frequente;
  • Para obter a máxima eficácia na extração de fumo e evitar a entrada de vento, poeiras e outros obstáculos à ventilação, devem ser montadas girândolas na saída das chaminés;
  • Fale com os seus vizinhos, alerte-os para os problemas que possam advir da desvalorização da questão e tente agilizar o processo, juntando a limpeza de todas as chaminés do edifício. Desta forma, poderá obter um orçamento mais acessível a todos os condóminos;
  • Não se esqueça de pedir diversos orçamentos, para que possa comparar valores e serviços;
Para Obter uma informação ainda mais completa ou saber mais sobre este assunto veja:

https://www.condominiodeco.pt


João Horta - FIRESHELTER52

16/12/2022

Tavira estabelece protocolo com PSP para dinamização do Programa Escola Segura

Município de Tavira estabelece protocolo de colaboração com a PSP para dinamização do Programa Escola Segura


No passado dia 07 de dezembro teve lugar, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a assinatura do protocolo de colaboração entre o Município de Tavira e a Polícia de Segurança Pública (PSP), o qual pressupõe o desenvolvimento dos Programas de Policiamento de Proximidade, dentro do território do Município, nomeadamente o Programa Escola Segura, tendo a Câmara Municipal cedido à PSP, gratuitamente e a título definitivo, um computador para afetar a este Programa.
 
O protocolo, ora firmado, tem a duração de dois anos, sendo prorrogável por sucessivos períodos de dois anos, e visa, numa conjugação de esforços, prevenir a criminalidade juvenil e melhorar a eficácia e eficiência nas ações de policiamento de proximidade do Município de Tavira de modo a potenciar o apoio aos alunos, aos pais, aos professores e, de um modo geral, a todos os atores da comunidade escolar.
 
O Programa Escola Segura, criado em 1992, caracteriza-se como um instrumento de atuação preventiva, visando reduzir a criminalidade nas escolas e no meio envolvente, desde o pré-escolar ao ensino secundário, revelando-se como um programa estratégico para o desenvolvimento social e educacional da sociedade.
 
Assim, a autarquia apoiará o desenvolvimento dos Programas de Policiamento de Proximidade da cidade de Tavira, designadamente, no que se refere ao apoio na conceção e produção de materiais com conselhos e medidas de autoproteção, a distribuir, por contacto pessoal, pela PSP, entre outras iniciativas do mesmo âmbito.

À PSP caberá promover uma cultura de segurança nas escolas; fomentar o civismo e a cidadania, contribuindo deste modo para a afirmação da comunidade escolar enquanto espaço privilegiado de integração e socialização; diagnosticar, prevenir e intervir nos problemas de segurança das escolas; determinar, prevenir e erradicar a ocorrência de ilícitos criminais e de comportamentos de risco nas escolas e nas suas áreas envolventes; promover, de forma concertada com os respetivos parceiros, a realização de ações de sensibilização e de formação sobre a problemática da prevenção e segurança, destinadas aos agentes da comunidade educativa, bem como recolher informações e realizar estudos que permitam dotar as entidades competentes de um conhecimento objetivo sobre a violência, os sentimentos de insegurança e a vitimação na comunidade educativa.


João Horta - FIRESHELTER52

13/12/2022

Célula deverá passar a sul do Algarve.

A parte mais ativa da super célula deverá passar a sul do Algarve. 

No entanto, atenção ao aumento da convecção na banda norte da célula e ao desenvolvimento de novas linhas intensas de precipitação dentro de algumas horas nas zonas das setas a preto.


No sentido da generalização da precipitação, o IPMA decidiu alargar o aviso laranja a todos os distritos do continente, exceção a Bragança onde fica amarelo até às 18h de hoje.



João Horta - FIRESHELTER52

12/12/2022

Bombeiros do algarve Fazem Formação de Incêndios Rurais em Tavira

Elementos de diversas corporações de Bombeiros da região algarvia participaram numa formação de Incêndios Rurais nível Desenvolvimento em Tavira.


A formação decorreu de 28 de Novembro a 1 de Dezembro em horário laboral e teve como objetivo dotar os formandos de competências técnicas para o exercício de comando de equipas de combate a incêndios rurais.

A formação foi ministrada por dois formadores da Escola Nacional de Bombeiros, Oficial Alexandre Cardigos e o Comandante Jorge Carmo.

No decorrer da formação desenvolveu também o seu estágio como formador desta área técnica o Chefe Glória dos Bombeiros de Lagos.

João Horta - FIRESHELTER52

Bombeiros de Tavira Inauguram o Presépio

Os Bombeiros de Tavira inauguraram o seu presépio de Natal.

Este ano com uma aparência dinâmica, renovada conta com diversos cursos de água, centenas de figuras e dezenas de alusões à vivência de tempos mais antigos tal como ao espirito natalício.

A visita é gratuita e pode ser feita no parque de viaturas do Quartel dos Bombeiros em Tavira no Alto d Cano.

Os Bombeiros de Tavira contam com a sua visita e terão todo o gosto em receber-vos na sua humilde casa.

Foto: Município de Tavira in facebook

João Horta - FIRESHELTER52

08/12/2022

Tavira tem Nova Viatura de Recolha de Lixo

A aposta na renovação e manutenção adequada da nossa frota é essencial para que se garanta a continuidade e qualidade da prestação de serviços ao cliente.

A nova viatura de recolha de resíduos indiferenciados, ao substituir uma viatura já em fim de vida, vai evitar falhas na realização dos circuitos de recolha e, nas épocas de maior produção, a possibilidade de reforço dos circuitos.

Saiba mais no website da Taviraverde:

Bombeiros Retiram Viatura do Fundo do Guadiana

A Autoridade Marítima Nacional, em articulação com uma equipa de mergulhadores dos Bombeiros de Vila Real de Santo António, uma equipa dos Bombeiros Voluntários, da Proteção Civil e da Câmara Municipal de Alcoutim retiraram ontem, dia 07 de novembro, uma viatura do rio Guadiana, em Vila Real de Santo António.


A viatura, que foi arrastada pela corrente na praia fluvial da Ribeira de Cadavais, em Alcoutim, encontrava-se num local que constituía perigo para a navegação e que não era possível a retirada diretamente para terra. Foram iniciados trabalhos de flutuabilidade pela equipa de mergulhadores dos Bombeiros de Vila Real de Santo António e, posteriormente, o reboque pelos elementos da Estação Salva-vidas de Vila Real de Santo António para um local próximo de terra. 

No local estiveram ainda elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António a garantir segurança na área de operações.

Por se encontrar num local de inclinação acentuada, foi necessário recurso a uma máquina retroescavadora da Proteção Civil e da Câmara Municipal de Alcoutim para retirar a viatura da água e colocá-la em terra.

O proprietário da viatura foi notificado para apresentar um plano de remoção da viatura do local.

A operação foi coordenada pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António.





João Horta - FIRESHELTER52

07/12/2022

Narcotraficantes Disparam Contra Radares de Vigilância em Huelva

Um grupo de pessoas "bem organizadas" disparou vários tiros na tarde deste domingo, por volta das 19h00, "simultaneamente e de forma coordenada" contra dois dos Sistemas Integrados de Vigilância Externa, deixando "esses caríssimos sistemas que controlam o trânsito de embarcações suspeitas de tráfico de drogas, e que são uma das principais ferramentas que a Guarda Civil dispõe contra essa atividade ilegal.

Por seu lado, fontes do Comando da Guarda Civil de Huelva, além de confirmarem os factos, quiseram esclarecer que esta situação “não está a afetar o funcionamento do serviço” na província de Huelva.



João Horta - FIRESHELTER52

Bombeiros Responderam a Alerta Vermelho no Aeroporto de Faro

O aeroporto de Faro acionou o alerta vermelho devido a uma aterragem de emergência de um avião.

A aeronave, da companhia canadiana Air Transat, pediu para aterrar em Faro devido a uma anomalia a bordo, com cerca de 150 passageiros a bordo.


Foram mobilizados cerca de uma centena de operacionais dos bombeiros e INEM.

A anomalia está a ser revista por parte da equipa do aeroporto e bombeiros.

Fonte do aeroporto de Faro garantiu ao CM que o avião já aterrou em segurança.

As causas estão a ser apuradas.


João Horta - FIRESHELTER52

Pode chegar com Muita Força durante a tarde

As imagens eco mostram a intensificação da convecção na zona a vermelho e com deslocação de acordo com as setas da mesma cor. 



A previsão aponta agora para maior precipitação nas próximas horas nas zonas assinaladas a preto (acompanhadas de trovoadas) nas duas imagens da direita, sendo mais intensa até às 18h no Barlavento e a partir daí e até meio da noite no sotavento. 

Pode também ser forte na zona sul do distrito de Beja, parecendo neste momento menos credível que possa ser problema para a AML e Vale do Tejo (pelo menos por agora, vamos acompanhando).

São possíveis acumulados em 6 horas de até 40 a 60mm, sendo possível que em 12h se registem até 100mm principalmente no sotavento, com natural risco de cheias rápidas em meio urbano.

Entretanto, a frente de entrada vai a subir no mapa


João Horta -FIRESHELTER52

Bombeiros Respondem a Acidente na En125 Tavira

Equipas de emergência dos Bombeiros de Tavira e Vila Real de Santo António responderam a um acidente de viação na EN125 na zona de São Pedro em Tavira.

Um despiste de um ligeiro de passageiros teve como resultado um ferido ligeiro que foi assistido no local pelas equipas de socorro.

O acidente ocorreu na Rotunda da Murjona perto do cemitério em Tavira ao final da tarde de ontem e condicionou a circulação à passagem pelo local no decorrer das operações de socorro e assistência.

Estiveram envolvidos na resposta os Bombeiros de Tavira com uma equipa apoiada por um veiculo de combate a incêndios urbanos e os Bombeiros de Vila Real com uma ambulância de socorro, apoiados pelas autoridades de trânsito.

Foto SAFEPLACE52 / DR

João Horta - FIRESHELTER52

Tavira: Chuva desaloja homem que estava em autocaravana

Um homem chinês, de 46 anos, ficou desalojado, esta segunda-feira, 5 de Dezembro, depois de a chuva ter inundado a autocaravana em que se encontrava, na zona do Pêgo do Aragão, no interior do concelho de Tavira.


Ao Sul Informação, fonte dos Bombeiros Municipais de Tavira explicou que o cidadão estrangeiro estava «sozinho já há alguns dias» perto de uma ribeira que estava seca.

Só que, com a chuva forte de ontem e hoje, a ribeira encheu e inundou a autocaravana, de onde o homem teve de ser retirado durante a manhã de hoje.

Este cidadão já foi realojado na Pousada da Juventude de Tavira.


João Horta - FIRESHELTER52

06/12/2022

Zonas Propicias a Inundações em Tavira

O Titulo de Veneza Algarvia como assim tem sido apelidada ao longo dos anos é atribuído a Tavira principalmente pela maneira fácil e corrente que o Gilão sobe pelas ruas da Cidade, alagando durante um período de tempo algumas artérias da cidade.


Este facto da-se por vários mecanismos:

Cheias Limpas de Águas do Gilão

 A altura das marés, principalmente as mais vivas com um gradiante mais elevado contracenam com a altura da cota de algumas ruas da cidade, fazendo com que a água do rio Gilão suba pelos canos das águas pluviais ligadas às sarjetas das ruas saindo e mantendo-se nas ruas até que a maré comece a descer.
Mecanicamente é impossível responder a esta situação enquanto o caudal do rio não baixar.
No entanto válvulas unidireccionais poderiam permitir que a água do rio não invadisse os canos pluviais evitando assim as cheias por altura significativa das marés.


Cheias Rápidas em meio urbano

Num dia de chuva mais acentuada a água da chuva vai das zonas mais altas da cidade em direção ao rio, seja pelo alcatrão seja pelas condutas pluviais subterrâneas.
Se por ventura as marés estiverem cheias vai haver grande dificuldade em que as águas pluviais consigam desaguar no rio acumulando-se nas zonas mais baixas, acabando então por não conseguir vencer o obstáculo do rio saindo e mantendo-se assim na via publica, normalmente nas zonas mais perto do rio.
Estas cheias rápidas em meio urbano tendem em passar rápido, normalmente são de agua da chuva e acarretam alguma sujidade que se encontra nas estradas e passeios.


Enxurradas

As enxurradas ou agua de monte, são massas de agua provenientes da queda de chuva na serra que por vezes ganham aumentos muito grande de caudal invadindo estradas e caminhos entre o local que cai a chuva e o estuário onde vão desaguando.
Normalmente as cotas na serra são mais elevadas fazendo com que a água ganhe muita velocidade chegando à zona onde vai desaguar.
Curvas no rio, e canaviais são a defesa natural que faz a força das águas abrandar a sua velocidade evitando assim enxurradas mais graves e devastadoras.

Esta última trás à memória 1969 e 1989 onde provocou um grau de destruição elevado na baixa da cidade.



Intervenção vs Prevenção

O eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

• Limpeza e desobstrução de ralos e canais de drenagem de quintais, varandas, caves e garagens, removendo folhas, areias e pedras que ali se tenham acumulado;
• Verificação e manutenção corretiva dos sistemas de drenagem;
• Limpeza de algerozes e caleiras.


Outras recomendações, como o "Turismo de Cheia", onde a comunidade sai nas suas viaturas e anda a passear nas zonas inundadas para ver os estragos também deve de todo ser evitado.

Siga as informações no SAFEPLACE52 (sempre em alternativa de um canal de comunicação dedicado da sua proteção civil local, caso exista), em em caso de emergência LIGUE DE IMEDIATO 112. 

João Horta - FRESHELTER52

Trovoadas e Agravamento Significativo para dia 7 Quarta feira

A chuva irá começar a entrar mais significativamente a partir da manhã de 4ª feira pelo litoral centro e sul e torna-se moderada a pontualmente forte a partir da tarde em todas as zonas assinaladas a verde na imagem referente ao período 12h-18h. 


Começará de tarde também a chover mais a centro-norte e ainda pouco no norte do Douro.

Destaque para a noite, com o pós frontal a produzir trovoadas localmente fortes, inicialmente mais intensas no Algarve, litoral sul e possivelmente Área Metropolitana de Lisboa e Oeste/Ribatejo e com deslocação nas primeiras horas da noite mais para interior, mas ficando sobretudo ao longo da noite junto ao litoral, onde se esperam aguaceiros fortes e persistentes.

A deslocação das linhas de precipitação é de sudoeste para nordeste.

O período de maior risco de cheias rápidas em meio urbano, principalmente no Algarve, situa-se entre as 16h de 4ª feira e as 12h de 5ª feira, podendo gerar acumulados localmente de até 80-100mm.

Outras regiões suscetíveis, são a Área Metropolitana de Lisboa, Vale do Tejo (Ribatejo e Alentejo) e mais para final da manhã de 5ª o interior centro.

Não se exclui a possibilidade de rajadas convectivas bem como algum fenómeno localizado extremo de precipitação e/ou vento até final de 5ª feira, sendo extensível a previsão até perto do final de 6ª feira.


João Horta - FIRESHELTER52

04/12/2022

Vai entrar forte pelo Barlavento e estende-se ao Sotavento

Os modelos continuam a mostrar um potencial muito interessante para as próximas 24 horas e para a zona Sul do Continente.


Deixamos 4 imagens de 4 modelos diferentes, com os acumulados previstos até ao final do dia de amanhã.

Como se pode ver, todos eles colocam acumulados muito significativos no Sul, embora ainda com algumas ligeiras diferenças quanto à localização exata.
Teremos um primeiro período de precipitação moderada a forte já durante esta tarde e até final do dia, iniciando no Barlavento Algarvio e depois estendendo-se ao Sotavento já com o cair da noite.

Depois durante a madrugada e resto do dia de amanhã, a chuva deverá continuar, forte e persistente, possivelmente com maiores acumulados a Sotavento, mas é ainda muito incerto.

Tanto pode "fugir" mais para a vizinha Espanha, como pode também chegar-se ao Barlavento. O interior do Baixo Alentejo também deverá ter boa chuva.
Atenção que, se os acumulados previstos se cumprirem (em que poderemos ter alguns períodos com forte precipitação em pouco tempo), teremos reais riscos de inundações urbanas, nos locais que vierem a ter as maiores quantidades de precipitação.

Não se descarta a possibilidade de algumas trovoadas pontuais, embora o maior ênfase seja mesmo a precipitação.

O vento também soprará moderado a forte, de Sul (com rajadas até aos 70km/h).

João Horta - FIRESHELTER52

1 tonelada de droga apanhada no mar do algarve

A Polícia Marítima apreendeu esta madrugada cerca de uma tonelada de haxixe distribuídos em 20 fardos que foram largados no mar durante uma perseguição a uma embarcação de alta velocidade, 20 milhas a sul da costa algarvia.


“Os elementos da Polícia Marítima do Comando Regional da Polícia Marítima do Sul apreenderam esta madrugada 20 fardos de estupefacientes, num total de cerca de 1000 kg de haxixe, durante uma ação de patrulhamento realizada a sul de Portugal, na zona do Algarve”, segundo um comunicado da Autoridade Marítima Nacional enviado às redações.

Em declarações à agência Lusa, o comandante da Zona Marítima do Sul e da Capitania do Porto de Faro, Rui Santos Pereira, precisou que a operação se desenrolou entre a 01:00 e as 03:00 da madrugada, tendo a embarcação dos traficantes conseguido escapar, depois de uma perseguição a cerca de 20 milhas da costa sul do Algarve, entre Lagos e Albufeira.

Durante a perseguição, os tripulantes da embarcação suspeita largaram ao mar os fardos de estupefacientes que foram posteriormente recolhidos pelos elementos da Polícia Marítima, com o apoio de uma Lancha de Fiscalização Rápida (LFR) da Marinha Portuguesa.

“No total foram recolhidos 20 fardos de droga, com um total de cerca de 1000 kg de haxixe, que foram de seguida entregues à Polícia Judiciária”, conclui o comunicado.


João Horta - FIRESHELTER52

02/12/2022

Policia Marítima responde a Assalto em Restaurante na Praia do cabeço

O Comando-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António encontra-se a investigar um alegado arrombamento e furto a um restaurante, que terá ocorrido durante esta madrugada na praia do Cabeço, no concelho de Castro Marim.


Na sequência de uma informação recebida pouco depois da meia-noite, através do sistema de alarme, a informar que um restaurante teria sido alvo de um furto de diversas bebidas alcoólicas, foram ativados para o local elementos da Polícia Marítima e do Serviço de Recolha de Vestígios e Inspeção Judiciária (SRVIJ) do Sul.

No local constatou-se que havia indícios de entrada forçada no restaurante, tendo os elementos da Polícia Marítima e do Serviço de Recolha de Vestígios e Inspeção Judiciária recolhido diversas provas, estando a efetuar as devidas diligências para apurar todos os factos e identificar os suspeitos.

O Comando-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António tomou conta da ocorrência.


João Horta - FIRESHELTER52

Cuidados de Segurança com a Sua Lareira ou Recuperador de Calor

A lareira e os recuperadores de calor são um dos principais focos de origem de incêndios durante os meses de outono e inverno.



A descida das temperaturas que começamos a sentir vai fazer aumentar o uso destes equipamentos de produção de calor.

Se vai usar algum destes equipamentos de combustão, preste atenção às seguintes dicas:

Antes de instalar as condutas de chaminés dos recuperadores de calor ou lareiras no edifício verifique se estas condutas de escape que irão estar com gases extremamente aquecidos no seu percurso até ao exterior e não se encontram em contacto com madeiras de revestimento, pladur ou outros materiais de suporte como ferros ou estruturas condutoras de calor.

Além disso, devem consolidar a perfeita desenfumagem de gases ao exterior, caso contrário, podem ocorrer mortes por inalação de monóxido de carbono.

Por motivos descritos anteriormente , é imprescindível a limpeza e observação das chaminés no inicio da época do frio.

Outra prática habitual que é preciso banir é a de acender a lareira com líquidos inflamáveis como álcool ou gasolina, uma vez que corremos um alto risco de deflagrações ou explosões.

É preciso apagar a lareira na hora de ir dormir ou quando a casa ficar vazia.

E, claro, é preciso utilizar uma grade de segurança e isolar o ambiente da lareira de elementos combustíveis.

Com estas dicas terá um aquecimento confortável e em segurança.

Ajude a chegar esta informação aos seus amigos e familiares.

Não se esqueça em caso de emergência Ligue 112.

João Horta - FIRESHELTER52

01/12/2022

Quadro de Chuva a Sul Ganha Cada vez mais consistência e força

Chuva na Madeira e distritos de Faro/Beja a partir de dia 3, evoluindo para norte nos seguintes dias, com neve nas terras altas.-> Mar agitado


João Horta - FIRESHELTER52

Tavira - PSP detém homem de 76 anos por tráfico de estupefacientes

O Comando Distrital da PSP de Faro, através da Esquadra da PSP de Tavira, deteve esta terça-feira um homem de 76 anos por tráfico de estupefacientes, em Tavira.


A detenção ocorreu “após alguns meses de investigação e na sequência de fortes suspeitas de que o ora detido se dedicava à venda direta aos consumidores de produto estupefaciente, quando se deslocava àquela cidade”, refere aquele força policial em comunicado.

Após interceção do veículo do suspeito, e consequente abordagem policial, foi possível constatar que tinha na sua posse 30 doses individuais de liamba e cerca de 54 euros, que foram apreendidos.

Em ato contínuo a esta detenção, foi efetuada busca ao seu domicílio, onde se encontrou uma estufa com várias divisões e todo o ambiente propício ao cultivo de liamba, nomeadamente desumidificadores, ventoinhas, termómetros, aquecedores e fertilizantes necessários ao cultivo daquele estupefaciente.

No total, como resultado da busca domiciliar, foram apreendidas 203 doses de liamba, uma viatura e 400 euros.

O detido vai ser presente à autoridade judicial para aplicação das medidas de coação consideradas adequadas.

https://jornaldoalgarve.pt/psp-detem-homem-de-76-anos-por-trafico-e-cultivo-de-estupefacientes/

João Horta - FIRESHELTER52