Separadores SAFEPLACE52

31/01/2023

Diarreia - Fundamental a Hidratação

Quando a diarreia chega, algo fundamental é manter-se hidratado.


Para quem não gosta e não tem por hábito beber água, esta é sempre uma tarefa mais difícil. Pode parecer um contrassenso, mas, nesta fase, são de evitar os sumos de frutas, pois podem piorar os sintomas. 
Outras bebidas que deve evitar são o leite, os refrigerantes, café e bebidas alcoólicas.

Por essa razão, trazemos algumas sugestões para fazer um 3 em 1: “enganar” o palato, ajudar a tratar diarreia e a repor líquidos 



Para mais informações consulte

"Ser Igual" - Calendário Solidário com Bombeiros de Tavira

A Associação SER IGUAL dirige-se a crianças portadoras de incapacidade intelectual e perturbações na comunicação e interação, e juntou-se aos elementos dos Bombeiros de Tavira para produzir um calendário na vertente solidária.


Um trabalho espetacular desenvolvido no quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira, onde os operacionais em funções, os veículos e o mais importante, as crianças da SER se juntaram e produziram o calendário de mesa em baixo apresentado.

O SER irá vender o calendário com o preço de 5 euros cada um, sendo o valor obtido um apoio ao tratamento destas crianças.














A todos os parceiros desta ação: Algarsilva - HPZ- Casa Fotografia Andrade e aos meus colegas que participaram nesta iniciativa, o meu muito obrigado.

João Horta - FIRESHELTER52

30/01/2023

O Seu Aquecedor a Óleo ao Pormenor da Segurança

Os aquecedores a óleo funcionam de uma forma relativamente simples. Imaginemos um recipiente metálico cheio de óleo onde no fundo desse recipiente existe uma resistência elétrica. 

Ao fazermos passar corrente elétrica através da resistência, esta aquece, e transmite calor ao óleo.

Este óleo transmite calor às paredes metálicas do recipiente. 

É essencialmente isto que se passa dentro de um aquecedor a óleo.


Hoje em dia, devido à regulamentação em vigor, existem várias normas de segurança que no caso dos aquecedores a óleo, obrigam a garantir a estanquicidade do reservatório metálico, para prevenir eventuais derrames.

Os aquecedores têm de resistir a choques e a tombos, sem quebrar a estanquicidade. Isso garante que no caso de um acidente "normal", como um tombo do aquecedor, o óleo não é derramado para o exterior.

Os aquecedores a óleo modernos estão todos providos de um termóstato que mede a temperatura do óleo.

No painel de controlo pode-se regular essa temperatura, e o termóstato serve para ligar e desligar o sistema elétrico de forma a manter a temperatura do óleo dentro do intervalo programado.

Esse mesmo termóstato também é usado como mecanismo de salvaguarda. 

Caso a temperatura do óleo aumente demasiado, a energia é cortada para garantir a segurança do aparelho.

A parte elétrica do aparelho está isolada eletricamente do metal exterior, no entanto, como com qualquer aparelho eléctrico, recomendam-se alguns cuidados básicos na sua operação.

As principais vantagens de um aquecedor a óleo são a sua segurança e operação silenciosa.

São considerados mais seguros que os aquecedores elétricos com a resistência visível, pois estes últimos além de trabalharem a temperaturas bastante mais elevadas, apresentam sempre o risco de contacto com a resistência, o que é bastante perigoso.

Um aquecedor a óleo apresenta uma temperatura de contacto muito inferior.

Devido à forma como são construídos, e ao seu princípio de funcionamento, os aquecedores a óleo não precisam de cuidados especiais.

Não consomem oxigénio, nem atingem temperaturas muito elevadas.

Os principais cuidados acabam por ser os que se devem ter com qualquer aparelho que faz uso de energia elétrica.

Devem manter-se a ficha e o cabo de ligação em bom estado.

Se algum destes componentes apresentar desgaste ou deficiência visível, deve ser reparado antes de se voltar a usar o equipamento.

Idealmente o aparelho deverá ter uma ficha como ligação à terra (obrigatório nalguns países) e deverá apenas ser ligado numa tomada que também possua ligação à terra.

Deve ter atenção ao consumo elétrico do aquecedor a óleo.

Alguns aquecedores trazem um acessório que permite pendurar roupa para a secar.

Recomenda-se que não deixe as peças de roupa muito tempo junto ao aquecedor, pois existem diferentes tipos de materiais têxteis, e no caso de algumas fibras sintéticas, estas podem derreter ou mesmo pegar fogo a temperaturas relativamente baixas.

Deve posicionar o aquecedor a óleo num local estável, preferencialmente afastado da parede, mas sem que haja riscos de que alguém tropece nele, ou no cabo de alimentação. 

Deve sempre garantir que há boa circulação de ar em torno do aquecedor.

Se o usar num quarto, por exemplo, deve ter cuidado com a roupa de cama para evitar que esta entre em contacto com o aquecedor.

João Horta - FIRESHELTER52

Tavira - Obra em Arruamento traz mais segurança

Após um longo período de obra com diversas situações que envolveram a entidade construtora ficou agora concluída a obra da Rua da Atalaia Pequena na interceção com a Rua Drº Fausto Cansado em Tavira junto do Quartel Militar.

A elevação em lomba, novas marcações de sinalização horizontal e vertical, piso anti derrapante e uma vasta zona de circulação pintada de vermelho delimitando e encaminhando o transito são os principais fatores que elevam os critérios de segurança.


Com as medidas aplicadas, os automobilistas ficam com melhor otimização de segurança na circulação pensada na redução de fatores que incrementam os acidentes e a falta de respeito pelas regras de trânsito.

Fotos copiadas no facebook - Amigos de Tavira por Mário Ribeiro

João Horta - FIRESHELTER52 

Loulé - Vaga para Assistente Técnico na Proteção Civil

Encontra-se aberto, pelo prazo de dez dias úteis, a contar da publicação integral do aviso na Bolsa de Emprego Público (BEP), procedimento concursal comum para constituição de vínculo de emprego público, na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, com vista ao preenchimento de 01 posto de trabalho, na categoria de assistente técnico, da carreira de assistente técnico a afetar à atividade "Proteção civil e luta contra incêndios" do Gabinete de Bombeiros Municipais e Heliporto.




Caracterização do posto de trabalho:

Desempenho das funções previstas no Anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), ao qual corresponde o grau 2 de complexidade funcional, na carreira e categoria de assistente técnico, designadamente:

Desempenho de funções de Operador de comunicações na Central de Comunicações do Gabinete de Bombeiros Municipais e Heliporto, na modalidade de horário de trabalho em regime de turnos permanente total (3 X 8horas).

Requisito habilitacional:

12.º ano de escolaridade, sem possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação e, ou, experiência profissionais.

Outros requisitos:

Carta de condução categoria B.

Consulte o Aviso no Diário da Republica: https://dre.pt/dre/detalhe/aviso-extrato/2055-2023-


João Horta - FIRESHELTER52

28/01/2023

Bombeiros Respondem a Incêndio Urbano em Tavira durante a Madrugada

As equipas de Emergência dos Bombeiros de Tavira, INEM e autoridades responderam durante a madrugada de hoje a um incêndio urbano em Tavira.

A pronta e rápida intervenção dos Bombeiros permitiu um domínio e extinção do incêndio de  forma rápida, e a assistência aos feridos em articulação com diversos meios do INEM acabando por serem transportadas ao hospital várias pessoas.

O incêndio deflagrou num 2º andar de um prédio em Tavira e foi respondido por equipas dos Bombeiros de Tavira com o apoio de um veiculo urbano de combate a incêndios, e um autotanque.

As operações tiveram o apoio do Sistema Integrado de Emergência Médica que empenhou uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Faro, a equipa da Ambulância INEM-SIV sediada em Tavira e duas ambulâncias de Suporte Básico de Vida dos Bombeiros de Tavira e Vila Real de Santo António.

As operações de rescaldo continuaram já com o nascer do dia.

FOTO arquivo safeplace52/DR 

FIRESHELTER52 

127 Fardos de Droga Apanhados em Lancha Voadora Frente ao Algarve

A Autoridade Marítima Nacional (AMN), a Marinha Portuguesa (MP), a Força Aérea Portuguesa (FAP) e a Polícia Judiciária (PJ) desenvolveram uma operação em águas internacionais a sul de Portugal, que resultou na identificação e apreensão de duas embarcações de alta velocidade, semirrígidas e equipadas com motores de elevada potencia, suspeitas de transportarem produto estupefaciente.


Na sequência de uma missão de rotina de patrulhamento marítimo da Força Aérea, na qual foram monitorizados movimentos suspeitos das embarcações, foi concretizada uma operação de abordagem em águas internacionais, visando as referidas embarcações que se encontravam juntas, a cerca de 60 milhas náuticas a sul de território continental.


João Horta - FIRESHELTER52

Validade da certificação de nadador-salvador prorrogada

Uma nota do Gabinete de Imagem e Relações Públicas da Autoridade Marítima Nacional (AMN) informa que o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) prorrogou a validade da certificação do nadador-salvador até 31 de dezembro de 2023, "passando a considerar-se válidos todos os cartões de nadador-salvador que terminem a validade entre 01 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2023, sendo esta medida também aplicada aos módulos adicionais ao curso de nadador-salvador."


Esta medida foi tomada pelo ISN na qualidade de entidade reguladora das matérias relacionadas com a assistência a banhistas, com o regime legal do nadador-salvador e no âmbito das suas competências como entidade com a responsabilidade de certificação dos nadadores-salvadores.

A nota esclarece que enquanto entidade certificadora para a atividade profissional de nadador-salvador, o Instituto de Socorros a Náufragos irá realizar sessões de Exames Específico de Aptidão Técnica (EEAT) para efeitos de recertificação nas categorias de nadador-salvador e nadador-salvador coordenador.

Os interessados poderão consultar a listagem de sessões de EEAT que estão disponíveis no site da Autoridade Marítima Nacional (link).

https://regiao-sul.pt/sociedade/validade-da-certificacao-de-nadador-salvador-prorrogada/611725

João Horta - FIRESHELTER52

26/01/2023

Asteroide vai passar “extraordinariamente próximo” da Terra esta noite

Sem que isso represente perigo para os terráqueos, o asteroide 2023 BU vai passar esta noite "extraordinariamente perto" da Terra, segundo as informações da NASA.


O 2023 BU tem uma dimensão relativamente pequena, do tamanho de um pequeno camião, e será uma das aproximações do nosso planeta com menor distância, alguma vez registado.

Há um asteroide, apelidado de 2023 BU, com uma trajetória muito próxima da Terra. Segundo a NASA, não representa qualquer perigo para o planeta, contudo será uma das "aproximações mais próximas de um objeto à Terra já registado".

O Jet Propulsion Lab da NASA disse em comunicado que o 2023 BU tem uma dimensão entre 3,5 a 8,5 metros de largura, o que, atingindo a nossa atmosfera, seria destruído, mas não se espera que tal venha a acontecer.

O asteroide passará cerca de 3.600 quilómetros acima do lado sul da América do Sul na quinta-feira, 26 de janeiro, às 16h32 PST (00h32 de sexta-feira, em Lisboa).

A NASA foi capaz de calcular a posição e a trajetória do asteroide com recurso ao Near Earth Asteroid Scout, um sistema de avaliação de perigos.

Segundo a informação partilhada, irá passar junto à Terra mais próximo do que alguns satélites orbitam o planeta, sendo que a gravidade da Terra está a influenciar a sua trajetória à volta do sol.

O asteroide foi descoberto por Gennadiy Borisov no observatório MARGO em Nauchnyi, na Crimeia, a 21 de janeiro. Desde então, observatórios de todo o mundo também detetaram o 2023 BU, levando a modelos robustos do caminho do asteroide e do seu perigo potencial.

https://pplware.sapo.pt/ciencia/asteroide-vai-passar-extraordinariamente-proximo-da-terra-esta-noite/

João Horta - FIRESHELTER52

Diferença entre Frio e Sensação Térmica...

Inacreditavelmente hoje os termómetros marcam uma máxima de 13 graus, no entanto, não se consegue andar na rua com o frio que se faz sentir... Como e porque se dá este fenómeno?


Em dias frios, é comum ouvirmos falar que a temperatura está baixa e que a sensação térmica é de uma temperatura ainda menor. 

O que é sensação térmica? Como ela é calculada?

Nos termómetros, a temperatura marcada depende apenas da medição feita no ar.

A sensação térmica, por outro lado, é a temperatura que realmente sentimos, tendo seu valor influenciado principalmente pela velocidade do vento, mas também pela humidade e densidade do ar, entre outros fatores climáticos.

Geralmente os valores de sensação térmica são tabelados para velocidades comuns do vento, porém, existe uma fórmula empírica para calcular esses valores.

Onde T é a temperatura em graus Celsius e v é a velocidade do vento em quilómetros por hora.

Assim, em um local onde a temperatura é 5 °C e o vento sopra a 40 km/h a sensação térmica é de aproximadamente -9,5 °C.

A tabela em cima traz o valor de sensação térmica correspondente a algumas temperaturas em relação à velocidade do vento.

A resposta para os dias gélidos que se vão fazer sentir ...

João Horta - FIRESHELTER52

Diferença entre Frio e Sensação Térmica... Windchill

Inacreditavelmente hoje os termómetros marcam uma máxima de 13 graus, no entanto, não se consegue andar na rua com o frio que se faz sentir... Como e porque se dá este fenómeno?


Em dias frios, é comum ouvirmos falar que a temperatura está baixa e que a sensação térmica é de uma temperatura ainda menor. O que é sensação térmica? Como ela é calculada?

Nos termómetros, a temperatura marcada depende apenas da medição feita no ar.

A sensação térmica, por outro lado, é a temperatura que realmente sentimos, tendo seu valor influenciado principalmente pela velocidade do vento, mas também pela humidade e densidade do ar, entre outros fatores climáticos.

Geralmente os valores de sensação térmica são tabelados para velocidades comuns do vento, porém, existe uma fórmula empírica para calcular esses valores.

Onde T é a temperatura em graus Celsius e v é a velocidade do vento em quilómetros por hora.

Assim, em um local onde a temperatura é 5 °C e o vento sopra a 40 km/h a sensação térmica é de aproximadamente -9,5 °C.

A tabela abaixo traz o valor de sensação térmica correspondente a algumas temperaturas em relação à velocidade do vento.



A resposta para os dias gélidos que se vão fazer sentir ...

FIRESHELTER52

24/01/2023

Polícia Marítima apreende 14 “ganchorras de mão” em Tavira

A Polícia Marítima de Tavira apreendeu esta terça-feira 14 artes de pesca durante uma ação de fiscalização dirigida à captura de bivalves em Tavira.

“Durante esta ação foram detetados diversos mariscadores em plena atividade de captura de bivalves, com recurso a artes de pesca denominadas de ‘ganchorras de mão’, que se encontravam sem o devido licenciamento, tendo se colocado em fuga ao aperceberem-se da chegada dos elementos da Polícia Marítima”, refere a Autoridade Marítima Nacional em comunicado.

As autoridades elaboraram os respetivos autos de notícia, tendo os elementos da Polícia Marítima apreendido, como medida cautelar, as 14 artes de pesca utilizadas na prática da atividade de captura de bivalves.

No decorrer desta ação, os elementos da Polícia Marítima detetaram e fiscalizaram ainda dez mariscadores, não tendo sido detetada qualquer irregularidade.

Nesta ação estiveram empenhados sete elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira, apoiados por uma embarcação, duas viaturas e duas motas 4X4.

Noticia coligida no parceiro: POSTAL DO ALGARVE

João Horta - FIRESHELTER52

22/01/2023

Bombeiros Respondem a Acidente na EN125 em Tavira

Os Bombeiros de Tavira responderam ao final da madrugada de hoje a um acidente de viação na Estrada Nacional 125 em Tavira.


Tratou-se de um despiste de um veiculo ligeiro de passageiros na zona do Vale de Caranguejo de onde resultou um ferido que foi assistido e transportado ao Hospital de Faro.

Estiveram envolvidos na resposta a esta operação os Bombeiros de Tavira com um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios e uma Ambulância de Socorro auxiliados pela PSP de Tavira e pelas Rotas do Algarve.

Foto Arquivo SAFEPLACE52-DR 

FIRESHELTER52

Concurso para 15 Vagas de Sapador Bombeiro em Tavira

Encontra -se aberto, pelo prazo de 20 dias úteis, a contar da publicação do presente aviso no Diário da República,(20/01/2023), concurso externo de ingresso para admissão a estágio na carreira, de 15 bombeiros municipais na categoria de bombeiro sapador recruta, previstos no mapa de pessoal desta Câmara Municipal, com recurso à constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado.


Requisitos de admissão: 

Podem concorrer os indivíduos que reúnam os seguintes requisitos: (retirado do Aviso n.º 1523/2023)

7.1 — Gerais — 

Ao concurso poderão candidatar -se os indivíduos vinculados ou não à função pública que satisfaçam cumulativamente, os seguintes requisitos gerais, fixados no artigo 29.º do Decreto -Lei n.º 204/98, de 11 julho:

 a) Ter nacionalidade portuguesa, salvo nos casos excetuados por lei especial ou convenção internacional; 
b) Ter 18 anos completos; 
c) Possuir as habilitações literárias ou profissionais legalmente exigidas para o desempenho do cargo;  
d) Não estar inibido do exercício de funções públicas ou interdito para o exercício das funções a que se candidata; 
e) Possuir a robustez física e o perfil psíquico indispensáveis ao exercício da função e ter cumprido as leis de vacinação obrigatória. 

7.2 — Especiais — 

Ao concurso poderão candidatar -se os indivíduos com idade inferior a 25 anos, completados no ano da abertura do concurso e habilitados com o 12.º ano de escolaridade. 
7.3 — Os candidatos devem reunir os requisitos referidos nos números anteriores até à data--limite para apresentação das candidaturas. 
7.4 — Âmbito do Recrutamento: Em conformidade com o artigo 30.º da LTFP, podem candidatar--se todos os indivíduos, com ou sem relação jurídica de emprego público.

Provas de Acesso:

1)Prova de conhecimentos gerais
2)Provas Práticas (PP), com carácter eliminatório:
a) Prova de salto de muro sem apoio;
b) Prova de equilíbrio na trave;
c) Prova de extensões de braços no solo;
d) Prova de exercícios abdominais;
e) Prova de teste de Cooper;
f) Prova de natação.

3)Exame Psicológico de Seleção
4)Entrevista profissional de seleção


Mais informações sobre o concurso consulte o link em baixo:


João Horta - FIRESHELER52

19/01/2023

Registado Sismo na Costa de Cádis a SE do Algarve - mg3.9

O Instituto Geográfico Nacional IGN, registou no Golfo de Cádis, no mar a Este do Algarve um evento sísmico de magnitude 3.9

O sismo ocorreu no dia 19 de janeiro, hoje, ás 10:42 da manhã a uma profundidade máxima de 27km.

Não há indicações que o evento tenha sido sentido ou provocado estragos em terra, tanto em território nacional como espanhol.

Já esta ultima noite a roçar a meia noite um sismo de magnitude 3.2 fez-se registar a sudoeste do Cabo São Vicente - Sagres no mar a uma profundidade de 9 km, também sem registo de danos ou estragos em território nacional. 

http://www.ign.es/web/resources/sismologia/tproximos/prox.html

João Horta - FIRESHELTER52

Proteção Civil testa resposta em caso de acidente grave ou catástrofe

A Proteção Civil testou, esta terça e quarta-feira, 17 e 18 de Janeiro, a resposta, de alojamento de emergência e apoio às populações, «face a um acidente grave ou catástrofe, com a instalação de Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP)».



O cenário fictício replicou a ocorrência do tornado que afetou o Barlavento, em 2012, entre a praia do Carvoeiro e São Marcos da Serra, com registos de danos nos concelhos de Lagoa, Lagos, Portimão e Silves.

O exercício LivEx (Live Exercise), com movimentação de meios reais, envolveu todos os Municípios da região do Algarve, nomeadamente os dirigentes e técnicos dos Serviços Municipais de Proteção Civil e das demais unidades orgânicas responsáveis pela ação social, logística, apoio psicológico e informação pública, que se juntaram, no Complexo Desportivo de Lagos, aos Agentes de Proteção Civil.

Também estiveram elementos da Autoridade Marítima Nacional, da Guarda Nacional Republicana, da Policia de Segurança Pública, dos Corpos de Bombeiros, do Instituto da Segurança Social, do Instituto Nacional de Emergência Médica, da Cruz Vermelha Portuguesa, do Corpo Nacional de Escutas e Juntas de Freguesia.

No Posto de Comando Municipal instalado junto ao recinto, foi ativado um Núcleo de Coordenação do Apoio Psicológico e Social de Emergência (NCAPSE) que coordenou as diferentes ZCAP ativadas para acolher os cerca de 100 figurantes que participaram neste exercício, entre os quais alunos dos Cursos de Técnico de Proteção Civil dos concelhos de Lagos e Portimão.


A par da instalação de uma ZCAP, «foi ainda testado o apoio supramunicipal com a projeção do módulo logístico para situações de exceção do Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão, o qual permite instalar em qualquer ponto do território, em formato de campanha, uma capacidade de alojamento de emergência em tendas insufláveis climatizadas, nas diferentes dimensões de uma ZCAP».


João Horta - FIRESHELTER52

Acidente na EN125 em Cacela causa 2 feridos

Uma colisão que envolveu três viaturas durante a manhã desta quinta-feira, dia 19 de janeiro, no cruzamento entre Santa Rita e Cacela Velha, na Estrada Nacional 125, no concelho de Vila Real de Santo António, causou dois feridos leves, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro.


Os feridos são do sexo feminino, com 32 e 70 anos e foram transportados para uma unidade hospitalar.

A via encontrou-se obstruída e no local  13 elementos das forças de segurança e emergência, apoiados por três viaturas.

Câmara Tavira quer aproximar-se e ouvir os cidadãos

A Câmara Municipal de Tavira quer aproximar-se dos cidadãos através do reforço da participação e cidadania ativa, com o projeto “Presidências Abertas”, anunciou a autarquia.


Este projeto tem como objetivo “promover a proximidade do executivo municipal com a população, criando um espaço de diálogo descentralizado”, além de “auscultar a população em cada uma das freguesias, procurando junto de quem conhece o território e os seus desafios diários”.

A presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins, acompanhada do seu executivo, vai deslocar-se a todas as freguesias, entre as 16:00 e as 18:00, para ouvir os munícipes, individualmente.

A primeira data será a 26 de janeiro, para assinalar o Dia da Participação Pública, com uma ida à freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo.

A 23 de fevereiro será a vez de Luz de Tavira e Santo Estêvão, enquanto a 30 de março é a freguesia de Santa Luzia.

Cachopo vai receber a autarca e o executivo no dia 27 de abril, Conceição e Cabanas a 25 de maio e, para terminar, Tavira a 29 de junho.

Os interessados devem inscrever-se através do e-mail proximidade@cm-tavira.pt.

“As potencialidades da participação pública são reconhecidas e refletem-se pela sua contribuição para uma tomada de decisão mais democrática. A proximidade é fundamental neste processo e possibilita a melhoria da comunicação e relação com o munícipe”, refere a autarquia em comunicado.


João Horta - FIRESHELTER52

Tavira: Começou o programa Diabetes em Movimento

Já começou em Tavira, o Diabetes em Movimento, cujo programa comunitário é gratuito de exercício físico destinado a pessoas com diabetes tipo 2, o qual resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Tavira, o ACES Sotavento e o Centro de Saúde de Tavira.


Até junho, às segundas, quartas e sextas-feiras, as sessões de exercício físico e educação para a saúde, decorrem no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho e são dinamizadas por profissionais do exercício e enfermeiros, sendo os frequentadores destas aulas referenciados pelos médicos e enfermeiros do Centro de Saúde de Tavira.

O Diabetes em Movimento é um programa de intervenção multi-institucional, muldisciplinar e multicompetente que representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para os indivíduos que sofrem desta patologia.

A coordenação nacional é realizada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.

Saliente-se que a diabetes é um dos principais problemas da saúde pública do nosso país, tendo em conta que existe cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal, e a atividade física é um dos pilares do tratamento.

https://regiao-sul.pt/saude/tavira-comecou-o-programa-diabetes-em-movimento/610576

João Horta - FIRESHELTER52

18/01/2023

Algarve cria plataforma regional para redução do risco de catástrofes

A AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve e várias entidades nacionais e regionais assinam, na próxima quinta-feira, dia 19 de janeiro, um memorando para a constituição da Plataforma Regional para a Redução do Risco de Catástrofes do Algarve (PRRRC do Algarve).


A PRRRC do Algarve irá assim promover a articulação das entidades locais e das associações de cidadãos numa atuação conjunta, a nível regional, face a um potencial risco, "com base numa estratégia de prevenção e segurança, através de conhecimento, inovação, sensibilização, educação, comunicação e participação da sociedade civil", esclarece a AMAL em nota enviada ao Algarve Primeiro.

"O projeto visa o desenvolvimento de atividades para a redução do risco de catástrofes, aumentando a resiliência na comunidade e nas diferentes estruturas dos diversos setores de atividade", lê-se no documento.

O memorando vai ser assinado por várias entidades parceiras, que também deram o seu contributo numa fase preparatória, nomeadamente representantes dos 16 municípios do Algarve, Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), Águas do Algarve (AdA), Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), Guarda Nacional Republicana (GNR), Safe Communities Portugal (SCP), Universidade do Algarve (UAlg), entre outros.

A Plataforma surge no âmbito do projeto Região Resiliente 2.0 (RR2.0) e resulta de uma parceria entre a AMAL, a ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil) e LabX - Centro para a Inovação no Setor Público da AMA (Agência para a Modernização Administrativa), cujo protocolo já havia sido assinado em 2021.


João Horta - FIRESHELTER52

15/01/2023

Quando Deve de Ligar para o INEM ou Saúde 24

Com o objetivo de proporcionar uma melhoria da qualidade de atendimento e garantir a acessibilidade dos utentes ao organismo mais competente para prestar o serviço pretendido em cada momento, a campanha compara problemas de saúde não emergentes e situações que podem envolver risco de vida, clarificando desta forma quando se deve utilizar o SNS 24 ou o INEM.


Em caso de dor ligeira ou moderada, febre, alteração da pressão arterial, comichão, tosse persistente, choro persistente da criança, diarreia ou náuseas, ou outra situação não emergente, o utente deve entrar em contacto com o SNS 24 através do número 808 24 24 24 para receber o aconselhamento adequado. 

Já quando se trate de um acidente com feridos, uma suspeita de AVC, dor no peito, engasgamento, dificuldade em respirar, alteração do estado de consciência, queimaduras graves ou em zonas sensíveis, hemorragias abundantes ou incontroláveis, o utente deve ligar 112 – Número Europeu de Emergência.

A campanha “Quando ligar SNS 24 ou INEM?”, assinada pela DGS, SPMS e INEM, é uma campanha multimeios, presente em rádio, outdoors e plataformas digitais, e terá outros suportes educativos como flyers e cartazes, assim como sessões dirigidas ao público em geral. 

Será ainda a primeira campanha apresentada num novo suporte de comunicação que recorre à utilização das Ambulâncias do INEM como veículos publicitários.

João Horta - FIRESHELTER52

Encontrado o corpo de um homem a bordo de um veleiro na marina de Lagos

Foi na tarde de ontem, 14 de janeiro, encontrado o corpo de um homem com cerca de 80 anos, de nacionalidade britânica, no interior do seu veleiro que se encontrava atracado na marina de Lagos, desconhecendo-se as causas que estão na origem desta ocorrência.


Na sequência de um alerta recebido pelas 17h30, através de utentes da marina, a informar que o proprietário do veleiro não era visto há algum tempo, foram ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos, elementos dos Bombeiros Voluntários de Lagos, bem como elementos da Polícia Judiciária. Deslocaram-se também para o local elementos da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

À chegada ao local, os elementos da Polícia Marítima constataram que o homem se encontrava no interior do veleiro em estado inconsciente e que não apresentava sinais vitais, tendo sido de seguida declarado o óbito pelos elementos da VMER.

Foi contactado o Ministério Público tendo o corpo sido posteriormente transportado pelos elementos dos Bombeiros Voluntários de Lagos para o Gabinete Médico-Legal de Portimão.

O Comando-local da Polícia Marítima de Lagos tomou conta da ocorrência.


João Horta - FIRESHELTER52

Aprenda a proteger o seu Animal de Estimação do Frio

Os dia que estão a chegar podem ser difíceis para as pessoas e para a maioria dos animais de estimação.

Na verdade, os seus animais de estimação dependem de você para seu bem-estar, portanto, mantê-los seguros e aquecidos nesta altura onde se esperam temperaturas muito baixas é importante para a saúde e para a própria vida deles. 



A maioria dos animais podem tolerar temperaturas muito frias mas só até certo ponto.

Eles precisam que prestemos atenção aos sinais de que estão desconfortáveis e a hipotermia é um sinal muito importante que devemos reconhecer.

Felizmente, eles apresentam sintomas semelhantes aos das constipações, como nos humanos. 

Quando estão com frio os animais tendem a procurar calor em aquecedores ou em cobertores, tremem e mostram tendências a serem letárgicos.

Olhe com atenção em especial às orelhas, patas e pontas da cauda do seu animal de estimação.

Os primeiros sinais de "congelamento" incluem pele cerosa, firme e bolhas, além disso, alguns animais podem precisar de botas, chapéus e casacos especiais para passear ao ar livre.

A maneira mais simples de manter seu cão feliz é garantir que ele está aquecido e seco.

Mesmo que seu cão fique de fora a maior parte do tempo durante os meses de verão, leve-o para dentro de casa no inverno, principalmente nos dias que se seguem.

Uma boa regra a ter em mente é que, se está muito frio para si, também está muito frio para o seu animal

Nos meses frios, os animais precisam de mais comida para se manterem aquecidos, isso ocorre porque é preciso mais energia para se manter aquecido quando está frio lá fora.

Se notar alguma alteração comportamental no seu animal de estimação deve de entrar em contacto com o seu veterinário e colocar-lhe a situação. 

"Se ter uma alma significa ser capaz de sentir amor, lealdade e gratidão, os animais são melhores do que muitos humanos"

João Horta - FIRESHELTER52

Bombeiros Resgatam Gato em Poço com 25 metros

Uma equipa dos Bombeiros de Tavira efetuou o resgate de um gato que se encontrava no interior de uma nora em risco de vida na zona da Luz de Tavira.


A rápida e pronta intervenção dos Bombeiros Tavirenses permitiu um resgate rápido do animal salvando-o de morte certa.

A situação ocorreu na passada sexta feira á tarde e os Bombeiro muniram-se de equipamento especifico para descer aos 25 metros e regatar o gato, que após assistência foi entregue aos serviços veterinários municipais.

A busca, salvamento e resgate animal é uma missão que diariamente ocupa as equipas de manobra dos Bombeiros numa estrita articulação com os serviços municipais.

Foto: CBM Tavira / DR - https://www.facebook.com/photo/?fbid=623758479756316&set=a.380623687403131

João Horta - FIRESHELTER52

07/01/2023

Bombeiros de Tavira Respondem a Capotamento na A22

Os Bombeiros de Tavira e o INEM responderam ao inicio da tarde de hoje, sábado a um acidente na A22 Via do Infante.


O acidente ocorreu no sentido Tavira-Espanha e tratou-se de um capotamento de um ligeiro de passageiros de onde saíram feridas 2 pessoas que depois de assistidas foram foram transportadas ao Hospital de Faro.

Estiveram envolvidos na resposta a este acidente os Bombeiros Municipais de Tavira com um veiculo Urbano de Combate a Incêndios e uma Ambulância de Socorro, juntamente com a equipa da Ambulância INEM-SIV sediada em Tavira e as Autoridades de Transito e concecionária.

Foto SAFEPLACE52-DR 

João Horta - FIRESHELTER52

06/01/2023

Bombeiros de Vila Real Respondem a Acidente na EN125 Castro Marim

Foi coligido na página da ARENILHA TV no facebook o registo de mais um acidente de viação na Estrada Nacional 125.

O acidente ficou registado na EN125 no cruzamento da Retur Castro Marim e descreve-se uma colisão entre dois ligeiros.

Ficam as fotos estando o seu direito em: https://www.facebook.com/photo/?fbid=490187753291368&set=pcb.490187889958021

João Horta - FIRESHELTER52

Bombeiros Respondem a Acidente na EN125 Tavira

Equipas do Sistema Integrado de Emergência Médica e do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro responderam ao final da manhã de hoje a um acidente de viação na EN125 na zona do Vale de Caranguejo em Tavira.


Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros fez dois feridos que foram assistidos no local pelas equipas de emergência e posteriormente transportados ao Hospital de faro.

Estiveram envolvidos na resposta a este acidente os Bombeiros de Tavira e São Brás de Alportel com a equipa de duas ambulâncias de socorro e um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios.

A circulação sofreu alguma resistência à passagem na zona mas ficou devidamente organizado pela PSP de Tavira.

Foto de arquivo:SAFEPLACE52  DR

João Horta - FIRESHELTER52

Sapadores de Faro com Novo Comandante

O Capitão-de-Fragata André Cardoso de Morais tomou posse esta quinta-feira, dia 5 de janeiro, como novo Comandante da Companhia de Sapadores Bombeiros de Faro.


A sessão incluiu formatura e entrega do estandarte ao novo comandante, junto aos Paços do Município, e assinatura do termo de posse do novo comandante, no Salão Nobre da Autarquia, tendo esta cerimónia contado ainda com a presença de Vítor Vaz Pinto, comandante regional do Algarve da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau.


João Horta - FIRESHELTER52

Teremos Subida Acentuada de Temperatura +10º

Com a chegada de massas de ar húmido e ameno teremos amanhã uma subida de mais de 10ºC na temperatura, em especial em locais do interior norte e centro. 



Noite mais amena e dia agradável. Regressa também a chuva que poderá ser pontualmente forte no litoral e montanhas.

https://www.facebook.com/bestweather.pt/photos/a.475703702603661/2341830395990973/

João Horta - FIRESHELTER52

05/01/2023

Foi Criado o Comando Sub-Regional do Algarve da ANEPC

No Algarve, passa a haver o Comando Sub-Regional do Algarve de Emergência e Proteção Civil, com sede em Loulé. 
O cargo de comandante sub-regional é assumido por Richard Marques (que era, até aqui, comandante operacional), enquanto Vaz Pinto continua como comandante regional.


Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil, «com a operacionalização das salas de operações que cobrem todo o território continental é concretizada uma nova reforma, e evolução, no sistema de proteção civil, que passa assim de uma estrutura distrital para um modelo sub-regional».

A criação de 24 comandos sub-regionais de emergência e proteção civil estava prevista na lei orgânica (Decreto-Lei n.º 45/2019, de 1 de abril) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que entrou em vigor em 2019.

A lei orgânica previa que a nova estrutura regional e sub-regional entraria em funcionamento de forma faseada.

A transição do modelo distrital para o modelo sub-regional estava prevista acontecer a 1 de janeiro, mas a ANEPC determinou o adiamento desta transição face ao agravamento das condições meteorológicas e da elevação do Estado de Alerta Especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) para nível Laranja para 5 distritos do Continente no início do ano.


João Horta - FIRESHELTER52

Ayamonte - Homem Encontrado Sem Vida na àgua

O helicóptero Helimer, de Salvamento Marítimo, resgatou um corpo sem vida encontrado no início da manhã desta quinta-feira numa área pantanosa de difícil acesso de Caño de la Mojarra, em Punta del Moral (Ayamonte).



Segundo fontes próximas ao caso, trata-se de um homem da região, de cerca de 55 anos e que vestia um fato de neoprene no momento em que foi localizado.

Por seu lado, fontes da Guarda Civil indicaram que, uma vez resgatado, poderia ser identificado. 

Pertencente a um homem de 55 anos, cujos familiares apresentaram queixa ontem, quarta-feira, depois de ter saído para mariscar na véspera -terça-feira, dia 3- e desde então não ter regressado.

Estiveram envolvidos na busca a Civil da Companhia de Ayamonte, da Unidade Orgânica da Polícia Judiciária, do Serviço Marítimo da Guarda Civil e das lanchas de resgate administradas em Isla Cristina por Salvamento Marítimo e Cruz Vermelha.

O corpo será encaminhado para o Instituto de Anatomia Forense, onde será realizada a autópsia.


João Horta - FIRESHELTER52

Mantenha a casa quente sem usar aquecedores

Se tem vontade de reduzir as emissões de CO2, ou apenas a conta da eletricidade, siga as dicas que se seguem para manter a sua casa mais quente antes mesmo de ter de recorrer aos aquecedores.



Feche todas as janelas corretamente

As janelas devem ser trancadas, para evitar realmente que o frio entre na casa. Durante o dia pode abri-las, caso a temperatura exterior seja mais alta do que a interior.
Use cortinas de chuveiro claras nas janelas que recebem luz solar
Isto fará com que o calor do sol aqueça a casa, afastando o ar frio e não o deixando entrar. Também pode cobrir as janelas com folhas de plástico transparente e torná-lo hermético.

Coloque cortinas

Um conjunto de cortinas pesadas nas janelas também pode bloquear as correntes de ar fortes. Opte por abri-las quando o sol esteja a brilhar e feche-as quando ele não esteja por perto.

Sele as portas

Confira se a porta está bem selada à volta da ombreira e também por baixo. Pode comprar um isolador de portas, para o revestimento em torno desta, ou um “chouriço” para a parte inferior. Em último caso, improvise, encha uma toalha e coloque-a ao fundo.

Deixe bater a maior quantidade possível de sol na casa

Verifique se não há obstáculos, como plantas ou objectos exteriores, que possam impedir os raios de sol de incidirem sobre a casa. O ideal será colocá-los de volta nos seus lugares à noite para que nessa altura sirvam de isolamento adicional.

Feche as divisões que não são utilizadas

As portas fechadas fazem da divisão uma barreira entre si e as zonas de ar frio. Isto também evita que o ar circule tanto, o que reduz a perda de calor.

Coloque tapetes ou carpetes

Os tapetes e as carpetes ajudam a prevenir a perda de calor através do chão. Geralmente são mais quentes ao toque do que a madeira ou o azulejo, oferecendo assim uma superfície aquecida onde caminhar.

Isole o sótão

Uma grande quantidade de calor da casa escapa através do sótão, à medida que o ar quente sobe e o frio desce. Certifique-se de que o seu sótão está isolado o suficiente.

Use o forno

O vapor dos cozinhados eleva o nível de humanidade na casa, tornando o ar mais denso, o que obriga a mais energia para aquecer o ar húmido. Controle então os cozinhados que emitem vapor, pois eles vão fazer aumentar a humidade no ar e tornar a casa mais húmida. Ao invés disso, faça bolos, por exemplo – o forno vai ajudar a secar o ar e a aquecer a cozinha.

Acenda velas

As velas produzem uma grande quantidade de calor. Esteja apenas atento ao sítio onde as coloca e não as deixe abandonadas. No supermercado ou em qualquer loja local facilmente consegue encontrar velas de forma barata.

Use um desumidificador

Os desumidificadores servem para remover a humidade do ar, sem especificamente aquecer ou arrefecer o ambiente. Usando este aparelho, as divisões da casa ficarão menos húmidas, um pouco mais quentes e, logo, mais confortáveis.

greensavers

João Horta - FIRESHELTER52