13/12/2009

O INEM dos pequeninos


Quando toca o alarme para saída de emergência médica e recebo a informação que é uma situação envolvendo crianças, o serviço torna-se frio...

A complexidade que é abordar e socorrer uma criança ferida ou doente da-me uma certa apreensão e talvez algum medo.
Medo este, que se traduz no receio de que algo corra mal, algo que não se fez, e prejudicou a criança, algo que se venha a reflectir na vivência com a minha filha, como se de um stress pós traumático se trata-se.

Uma criança não pode ser considerado uma adulto em miniatura, tem particularidades fisiológicas, anatómicas e psicológicas bastante diferentes dos demais grupos etários.

Na emergência médica pede-se aos tripulantes que detectem e abordem precocemente sinais de falência respiratória, falência circulatória e neurológica.

(Informarei adiante como identificar estes e outros sinais que podem fazer a diferença entre a vida e a morte).

Logo, como a abordagem inicial e o tratamento ás crianças é diferente, o material que usamos para auxiliar as operações de socorro também é adaptado á faixa etária a tratar.

Assim, os bombeiros de Tavira dispõe em todas as suas ambulâncias material adequado ao socorro infantil, desde, colares cervicais, material de oxigénioterapia e controlo de via aérea, material de diagnóstico, e material de remoção entre outros adaptado ás situações que se apresentam.

A formação dos tripulantes também passa por sessões de aprendizagem pediátricas, onde se aprende e treina suporte básico de vida, avaliação de doenças súbitas frequentes, envenenamentos e trauma infantil.



3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog, colega!
Uma agradável surpresa...Continua!

Abraço

Anónimo disse...

tenho a referir neste espaço a negligencia de um dos bombeiros do Inem em Tavira, que podia ter contribuido para a morte de uma pessoa na passagem de ano. irresponsabilidade na entrega de um livro de anticoagulantes pela parte de um bombeiro do Inem que deveria estar apressado para passar a passagem de nao, podia ter custado a vida a uma pessoa. Tenham cuidado quando entregam a vida de vossos familiares a esta gentalha !

João Horta - FIRESHELTER52 disse...

Quero dar-lhe os parabéns, pois não é fácil fazer um comentário como o seu num blog que de bombeiros apenas tem o administrador.
Isto não é um site oficial de bombeiros, eu e as pessoas que aqui teclamos apenas temos uma coisa em comum… Gostamos de ser bombeiros, apreciamos o serviço dos bombeiros na comunidade.
Quando generaliza de gentalha este universo que veste de vermelho, a quem pede cuidado a quem entregamos a nossa família, deveria ter mais respeito, pois não somos todos farinha do mesmo saco.
Com certeza que terá duas mãos… e nenhuma delas é igual á outra.
Assim, e para não faltar ao respeito a ninguém que não é o meu costume, sugiro que faça chegar a quem de direito a sua reclamação.
NÃO COM O OBJECTIVO DE CASTIGAR OS BOMBEIROS, MAS SIM COM O OBJECTIVO DE PODERMOS MELHORAR O NOSSO SERVIÇO.
Para que da próxima vez que o servirmos a si e aos seus possamos atingir o grau ouro no desempenho da nossa missão.

Fireshelter52