16/01/2010

Opinião de Médico Espanhol... Muito interessante!


Transcrição do mail enviado...

Uma grande asneira que se pode fazer a um pais durante um desastre como o do Haiti é bloqueá-lo com ajuda não solicitada.

Bloquear os seus aeroportos com aviões que alem de transportarem pouca carga ou a carga não adequada que não poderão a vir a ser descarregados, pois ocupando pessoal técnico de aviação irão desencadear mais necessidades. A plataforma de alimentação higienização e alojamento dessas equipas fora do contesto geral de ajuda poderá gerar mais problemas do que aqueles que efectivamente solucionará.

Para ajudar á minha tese o cenário vivido nestes últimos dias no Haiti é instável com um potencial violento nenhuma ajuda voluntária sem a cobertura militar é segura.
Estamos perante um desastre especial e as necessidades médicas não se cobrem com pequenos postos de socorros. Eles precisam de verdadeiros hospitais de campanha perfeitamente comandados, com capacidades cirúrgicas e de recepção de pacientes.

Por agora, movidos pela solidariedade e pela ajuda ou apenas pelo desejo de “estar ali”, outros até pelo protagonismo que representa uma ajuda nesta escala de incidente, cada pequena e grande cidade ou cada pequena e grande associação quer estar presente.

Não enviem medicamentos, não enviem comida, não enviem mantas, vamos conter o desejo de ajudar na forma física e pessoal.

A melhor ajuda que podemos prestar é o envio de valores económicos através de organizações reconhecidas e de confiança, é sem dúvida a melhor ajuda dos cidadãos em forma familiar ou singular.

Não vamos criar mais problemas do que eles já têm.

Recebam um afectuoso cumprimento

Luís R. Jiménez Guadarrama, MD.
http://www.e-mergencia.com

Fireshelter52

Sem comentários: