14/01/2010

Protecção Civil Não Vai Colaborar com a Tragédia do Haiti



A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) não vai enviar qualquer equipa para o Haiti, na sequência do sismo que abalou aquele país na terça-feira, disse à Lusa fonte daquele organismo.
A mesma fonte explicou que a Protecção Civil só actuaria no Haiti no âmbito da União Europeia através do Mecanismo Comunitário de Protecção Civil (MCPC), que decidiu enviar uma equipa de técnicos para avaliar a situação.


A ANPC é a entidade responsável pela execução da política nacional de Protecção Civil e pela cooperação internacional nesta área de intervenção.


Através do Mecanismo Comunitário de Protecção Civil, a ANPC já participou em missões de emergência nos sismos na Argélia (Maio de 2003), Irão (Dezembro de 2003) e Marrocos (Fevereiro de 2004), bem como nas operações relacionadas com o tsunami ocorrido no Sudeste Asiático em Dezembro de 2004.


Entretanto, fonte do gabinete do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação disse à agência Lusa que "Portugal está disponível para enviar ajuda humanitária para o Haiti na medida das suas possibilidades".


A mesma fonte adiantou que está ainda em avaliação o tipo de ajuda a disponibilizar por Portugal, o que será feito em coordenação com Espanha, que detém actualmente a Presidência da União Europeia (UE).


Um forte sismo de magnitude 7,0 na escala de Richter abalou na terça-feira a ilha de Santo Domingo, partilhada pelo Haiti e República Dominicana, fazendo ruir vários edifícios públicos, incluindo o Palácio Nacional, que acolhe a Presidência do Haiti.


O sismo foi sentido também em Cuba, na Jamaica e Bahamas.


O epicentro do sismo registou-se às 16:53 locais (21:53 em Lisboa), a 15 quilómetros a oeste de Port-au-Prince e a cerca de dez quilómetros de profundidade, tendo já sido sentidas mais de duas dezenas de réplicas de menor intensidade, com magnitude entre quatro e seis na escala de Richter, de acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos.


A Cruz Vermelha Internacional calcula em três milhões o número de pessoas afectadas pelo sismo.


Fonte: Diário Digital\\ bombeirosparasempre.blogspot.com

Fireshelter52

Sem comentários: