02/04/2010

Enfermeiros ficam nos CODU até nova avaliação


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) garantiu hoje que os enfermeiros vão continuar a assegurar o serviço 24 horas por dia nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), segundo fonte oficial.

Esta garantia foi dada depois de o Sindicato dos Enfermeiros e a associação que representa os enfermeiros do INEM terem ameaçado deixar de prestar serviço nos CODU caso não fosse assegurada a permanência durante 24 horas.

"Na sequência de orientação recebida do Ministério da Saúde, os profissionais de enfermagem que desempenham funções CODU continuarão em funções até nova avaliação desta actividade", declara o INEM em comunicado.

Fonte do gabinete de comunicação do Instituto disse ainda que "está garantida" a presença de enfermeiros durante 24 horas, ao contrário do que hoje afirmou o sindicato.

"Na sexta feira, o Conselho Diretivo do INEM deu uma ordem de expulsão a todos os enfermeiros dos quatro CODU. Ontem decidiram que continuavam apenas 12 horas por dia e apenas durante o mês de abril, enquanto fazem um estudo sobre a pertinência da quantidade dos enfermeiros nestes centros", afirmou hoje de manhã à Lusa José Carlos Martins, coordenador do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Fonte oficial do INEM disse ainda que todos os turnos estão já preenchidos com os enfermeiros necessários.

O Sindicato e a Associação Portuguesa de Enfermeiros de Emergência Pré-Hospitalar afirmavam de manhã que ninguém iria "estar disponível para garantir o CODU" a partir de hoje.

"Se não houver nenhuma resposta por parte do Ministério, estamos dispostos a, a partir das 20:00 de hoje, não estarmos disponíveis [para trabalhar no CODU]", declarou à Lusa José Gomes, da associação que representa os enfermeiros de emergência.

Hoje, a Ordem dos Enfermeiros congratulou-se com a decisão de manter os profissionais nos CODU, mas disse que uma redução de horário não se justificaria.

A Ordem mostrou-se ainda convicta de que, após a avaliação que o Ministério da Saúde prometeu fazer, "pesarão os argumentos favoráveis à manutenção de enfermeiros nos CODU durante 24 horas".

FIRESHELTER52

Sem comentários: