22/06/2010
INEM: enfermeiros não fazem mais turnos de horas extras
Os enfermeiros tornam público, na quarta-feira, que não estão dispostos a fazer mais turnos de horas extraordinárias para assegurar que as ambulâncias do INEM funcionem sem rupturas.
Os horários das delegações regionais do INEM para o mês de Julho, a que a TVI teve acesso, já anunciam a inoperacionalidade das ambulâncias de suporte imediato de vida (SIV), que só funcionam com um enfermeiro na tripulação.
São as ambulâncias mais sofisticadas do INEM, lançadas pelo Governo para compensar o encerramento de urgências. Na região Norte há 15 SIV, duas só funcionam à noite, mas a maioria obriga a dois turnos de 12 horas dos enfermeiros.
Desses turnos, 182 não têm enfermeiro previsto no mês de Julho e o meio ficará parado 20 por cento do tempo.
No Alentejo, há quatro SIV em actividade e vão estar paradas em 91 turnos de 12 horas. No Algarve a situação é semelhante, existem quatro ambulâncias, que vão estar parada, por falta de enfermeiro em 90 dos 240 turnos necessários.
O problema do INEM é a falta de enfermeiros. Deviam ter 168 enfermeiros, mas só têm105. Como faltam 63 para que os meios funcionem, os enfermeiros existentes fazem 90 mil horas extras por ano.
O INEM gastou três milhões de euros em horas extraordinárias no ano passado.
Fonte:iol
FIRESHELTER52
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário