13/07/2010

ANBP alerta para falta de bombeiros em Portugal


Fernando Curto, da ANBP, considera que prestação de socorro pode ser afectada.

Ontem registaram-se vários fogos.

A Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP) alertou ontem para a "falta de efectivos", que pode condicionar a prestação do socorro e o combate a incêndios.

O presidente da ANBP reuniu-se com o presidente do PSD, a quem mostrou preocupação pela "falta de efectivos".

Fernando Curto lembrou que em Portugal "há um bombeiro para cada mil habitantes, o que demonstra a deficiência no socorro e na intervenção das populações".

Durante o dia de ontem houve registo de incêndios nos distritos de Évora, Guarda e Viseu.

A situação mais grave viveu-se em Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, onde um incêndio "consumiu uma área de pasto, sobreiros e pinheiros", adiantou o comandante dos bombeiros.

No local estiveram 42 bombeiros e 12 viaturas que foram apoiadas por um helicóptero pesado. Ao início da noite o fogo estava em fase de rescaldo.

Também na Guarda houve registo de incêndios em Fornos de Algodres e no Sabugal. Em Viseu, houve registo de incêndios nos concelhos de Armamar, Viseu e Castro Daire.

Uma zona onde os bombeiros têm ameaçado suspender o socorro devido às dívidas à corporação que levaram o fornecedor de combustíveis a cortar o crédito.

No entanto, "os bombeiros saíram sem problema depois de a autarquia ter assegurado o fornecimento de combustível", adiantou o comando da Protecção Civil de Viseu.


http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1616951

FIRESHELTER52

Sem comentários: