23/07/2010

Ministério da Saúde aprovou plano de recursos do INEM


O Plano Estratégico dos Recursos Humanos de Emergência Pré-Hospitalar do Instituto Nacional de Emergência Médica foi aprovado superiormente, com poucas alterações face ao documento que esteve em discussão pública.

Mau grado a desaprovação da Ordem dos Enfermeiros (OE), o INEM cria a carreira de técnico de emergência pré-hospitalar – paramédico – e retira definitivamente os enfermeiros dos centros de orientação de doentes urgentes (CODU).

Embora tenha introduzido “alterações” nas funções do pessoal de enfermagem para ir ao encontro das posições da OE, o INEM mantém que não se justifica a presença de enfermeiros nos CODU por já lá haver um médico e por não existirem nos outros países.

Os enfermeiros apoiam a maior formação dos técnicos, mas rejeitam a nova carreira, porque atribui aos paramédicos competências que são específicas da enfermagem. O INEM responde que os técnicos já existem e que se trata de reforçar a formação. E mantém o enfermeiro nas ambulâncias de suporte imediato de vida (criadas para recompensar a reestruturação das urgências), ao contrário do que temiam os profissionais.


http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1624657

FIRESHELTER52

Sem comentários: