03/07/2010

Municipais... Será raça em extinção?


Aumento de turnos deixa Municipais sem homens.

A Câmara Municipal de Viseu aumentou de quatro para cinco os turnos nos Bombeiros Municipais, mantendo o mesmo número de efectivos.

Em vigor desde o dia 1 de Julho, a medida é justificada “com a necessidade de assegurar as 35 horas de trabalho semanais dos bombeiros, sem recorrer ao pagamento de horas extraordinárias”, explicou o vereador Hermínio Magalhães.

O aumento do número de turnos, sem o correspondente aumento de efectivos, deixa os Municipais com menor capacidade de intervenção nas operações de socorro.

Os Bombeiros Municipais de Viseu têm 40 efectivos que asseguravam quatro turnos.

A partir de 1 de Julho, as equipas foram rateadas para formar um novo turno.

Com a implementação do sistema de cinco turnos serão apenas sete bombeiros de serviço para assegurar as ambulâncias do INEM, central telefónica, incêndios urbanos e florestais e outros sinistros de exigem a sua presença.
condena Miguel Gramacho

O STAL enviou um pedido de reunião à autarquia com carácter de urgência.

Hermínio Magalhães informou que a decisão de aumentar os turnos foi feita sob proposta de Jorge Antunes, comandante dos Municipais.

O vereador admitiu que a intenção é evitar o pagamento de horas extra, e anuncia, para muito breve, o reforço de efectivos dos Municipais com sete novos elementos.

Jorge Antunes o Comandante recusou-se a comentar o assunto.

Fonte:Bombeiros.pt

FIRESHELTER52

Sem comentários: