Separadores SAFEPLACE52
▼
31/08/2010
Mais Sal... Mais quedas...
Mesmo após sucessivas limpezas de estradas efectuadas pelos Bombeiros Municipais na passada tarde e noite o problema do derrame de sal manteve-se provocando vários acidentes pela madrugada fora.
O mais grave traduziu-se num despiste de um motociclo no acesso á ponte dos Descobrimentos em Tavira, onde a vitima do mesmo teve de ser socorrida e encaminhada ao Hospital de Faro pelos Bombeiros Municipais, numa viatura INEM.
Enquanto a vítima do despiste do motociclo se recompunha da queda e procurava o telemóvel para pedir ajuda, um carro entrou em derrapagem no mesmo local e pela mesma situação, galgou o passeio.
Chegou mesmo a acontecer na Rotunda da BP em Tavira despistes de motociclos em simultâneo com os trabalhos de limpeza efectuados pelos Bombeiros Municipais.
Os Bombeiros Municipais com recurso a um veículo de combate a incêndio procederam às lavagens dos locais passíveis de acidentes durante a madrugada e manhã.
FIRESHELTER52
30/08/2010
Corrida Mar Azul Ilha de Tavira
Camião de Bombeiros colheu 6 carros
Uma viatura pesada de combate a incêndios florestais da corporação de Cernache ao deslocar-se para um teatro de operações colheu 6 carros civis estacionados.
O acidente ocorreu numa via confinada por veículos civis estacionados de um lado e de outro da estrada.
Ao prosseguir a marcha o condutor sentiu que tocou num carro.
Devido a isto, a viatura de combate ganhou um movimento adverso, apanhou outro veículo, galgou-o e acabou por “aterrar” em cima de outros dois ligeiros” disse Paulo Mariano, comandante dos bombeiros de Cernache.
Salientando o facto de não ter havido feridos, referiu que há "a registar elevados prejuízos" tanto nas viaturas civis como na dos bombeiros, cuja reparação deverá ser prolongada e com elevados custos”, disse o mesmo responsável.
O condutor da viatura dos bombeiros efectuou o teste de alcoolemia, tendo o mesmo resultado negativo, garantiu o próprio à Condestável.
FIRESHELTER52
Tarde Difícil em Tavira
Chegando o final do mês de Agosto, as artérias da Cidade de Tavira são vias de transporte frequentemente utilizadas por grandes camiões.
Grandes camiões que carregam toneladas de sal acabados de extrair das salinas que envolvem os leitos do Rio Gilão e da Ribeira do Almargem.
O sal que é transportado por estes veículos é depositado nas suas caixas por máquinas, fazendo com que o mesmo traga consigo ainda uma elevada percentagem de água.
A água com os movimentos dos camiões é expelida por alguns orifícios para as estradas onde decorrem os transportes, que por sua vez em contacto com o alcatrão quente produz um efeito de sabão.
Durante o dia de hoje foram vários os despistes e quedas que aconteceram nas vias que envolvem estes transportes.
Os Bombeiros Municipais tiveram de deslocar para a cidade vários autos tanques e ainda veículos de combate a incêndios a fim de minimizar a situação executando a lavagem do pavimento.
FIRESHELTER52
Acidente com Viatura INEM
Uma viatura INEM SBV ao serviço da corporação FOCON Faro viu-se esta tarde envolvida num acidente de viação de onde resultou um ferido ligeiro que acabou por ter de ser desencarcerado.
Quanto á tripulação da ambulância de socorro não sofreram ferimentos consideráveis.
O ferido foi transportado ao Hospital de Faro.
FIRESHELTER52
Acidente na A22
Um morto,e dois ferido graves foi o resultado de um acidente ocorrido hoje com um automóvel ligeiro de passageiros na A22 (Via do Infante), no Algarve.
O automóvel seguia no sentido Faro-Espanha e antes do nó de Castro Marim despistou-se, capotou e caiu da A22 para uma estrada que passava em baixo, precisou o oficial do comando de Faro da GNR responsável pelas Relações Públicas.
A vítima mortal é uma mulher, de cerca de 70 anos, os feridos graves são a filha e o neto.
"Tratou-se de um despiste seguido de capotamento, em que o carro circulava na A22, capotou e saiu da via, caindo numa estrada secundária que passava por baixo.
Há três vítimas, uma mulher com cerca de 70 anos, outra com 47/48 e uma criança de nove anos.
As duas primeiras ficaram encarceradas", afirmou a fonte das relações públicas do INEM.
A fonte do Instituto precisou que a mulher mais velha, "a avó, estava inconsciente, entrou em paragem cardio-respiratória e acabou por morrer no local".
"A senhora de 47/48 anos estava politraumatizada, mas consciente, e foi transportada de helicóptero para o Hospital Distrital de Faro (HDF)", acrescentou.
O rapaz de nove anos apenas sofreu ferimentos e a mãe, "apesar de estar encarcerada e politraumatizada, conseguiu falar com ele e acalmá-lo até à chegada dos meios de socorro", disse ainda a fonte do INEM.
FIRESHELTER52
2 Vagas
O município de Tavira abriu o procedimento concursal comum para o preenchimento de 2 vagas na carreira de assistente operacional na área do município.
O trabalho a desenvolver será enquadrado na vigilância e zelo de crianças em transporte colectivo.
Os interessados deverão contactar a secção de recursos humanos do município de Tavira.
O aviso encontra-se disponível em:
Diário da República, 2.ª Série, nº.168, de 2010/08/30
Para informações de contacto:
http://www.cm-tavira.pt/cmt/parameters/cm-tavira/files/File/Balcao%20Virtual/Concursos%20de%20Pessoal/2_Assistentes_Operacionais_Vigilantes.pdf
FIRESHELTER52
29/08/2010
Ainda mais DAE-INEM-CVP e ENB
“...Final de uma entrevista onde foram ouvidos algumas pessoas ligadas a formação de DAE...”
A Cruz Vermelha já forma todos os novos profissionais na desfibrilhação automática externa e existe um manancial de pessoas devidamente preparadas que só estão à espera de autorização para poder fazer este tipo de serviço”, assinalou Vítor Almeida, numa crítica acentuada por Duarte Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros.
“Sem o reconhecimento do INEM, entidades como a Escola Nacional de Bombeiros não podem disseminar a formação neste domínio”, afirmou Duarte Caldeira à Lusa, lamentando ainda que, “embora esteja tudo pronto, haja legislação de suporte e consenso relativamente à utilização destes equipamentos por agentes de socorro como os bombeiros, o processo de certificação para essa utilização está incompreensivelmente atrasado”.
Abílio Gomes contrapõe: “Estão acreditadas quatro entidades formativas” - Intelligent Life Solutions, Med First, Emerg e Blue Ocean Medical - e “nada faz pensar que não vamos ter, a curto prazo, uma situação que permita que a Escola Nacional de Bombeiros comece a dar formação em DAE acreditada pelo INEM”, sendo “desejável que assim aconteça, pois daí depende também a sustentabilidade do sistema integrado de emergência médica”.
FIRESHELTER52
Tavira Offshore Classic
Realiza-se este fim de semana mais uma edição do Torneio de Pesca Grossa do Clube Náutico de Tavira, agora denominado “Tavira Offshore Classic’2010 - Marlin Cup”.
Este torneio, que já vai na sua 12ª edição, conta mais uma vez como torneio de qualificação para o famoso IGFA Offshore World Championship, que decorrerá em Maio de 2011.
Estão inscritas cerca de vinte e cinco embarcações portuguesas e espanholas, prevendo-se que venha a ser mais uma boa jornada para esta modalidade nos dias 27, 28 e 29 de Agosto (Sexta-feira, Sábado e Domingo), a manterem-se as actuais condições meteorológicas.
Este torneio é uma organização do Clube Náutico de Tavira, em parceria com a Aquasares, e contando com os apoios da Câmara Municipal de Tavira, Turismo do Algarve e Hotéis Vila Galé.
FIRESHELTER52
INEM licenciou cinco programas DAE
Um ano após a publicação do diploma sobre a disponibilização de desfibrilhadores automáticos externos em espaços públicos, o INEM licenciou cinco programas, a que correspondem 15 aparelhos, mas algumas entidades consideram o processo excessivamente burocrático.
Excluídos estão os desfibrilhadores automáticos externos (DAE) operados por médicos, pois o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) apenas contabiliza os que estão ao abrigo dos programas que licencia (e que são manobrados por leigos com formação facultada pelo INEM ou por uma entidade formativa que ele tenha acreditado).
Do total de aparelhos, dez estão em Guimarães, dois em Lagoa e os restantes no Porto, Lisboa e Setúbal.
Em Guimarães, no âmbito do programa de desfibrilhação automática externa dos Rotários locais, "estão colocados na central de camionagem, em viaturas da polícia municipal, no pavilhão desportivo do Vitória de Guimarães.
Há também um aparelho no Instituto Superior de Engenharia do Porto e dois na Fatasul, um recinto de feiras e exposições muito movimentado, em Lagoa", revelou o presidente do INEM, Abílio Gomes.
FIRESHELTER52
Incêndio em viaturas
Ocorreu no passado dia 26 um incêndio num descampado contíguo aos armazéns municipais de Tavira.
No local, zona de parqueamento de veículos abandonados na via publica e recolhidos posteriormente pelo município de Tavira, uma máquina de compactação de uma empresa externa ao município, sofreu uma explosão no decorrer do processo.
O incêndio propagou-se aos veículos contíguos, á máquina que operava e também aos rastolho envolvente.
No total forma contabilizados danos na máquina e em mais 19 veículos no local.
Para o local foram enviados 2 Auto Tanques, 1 Veiculo de Combate a Incêndios Urbanos e 2 veículos de comando dos Bombeiros Municipais de Tavira totalizando 9 elementos.
FIRESHELTER52
No local, zona de parqueamento de veículos abandonados na via publica e recolhidos posteriormente pelo município de Tavira, uma máquina de compactação de uma empresa externa ao município, sofreu uma explosão no decorrer do processo.
O incêndio propagou-se aos veículos contíguos, á máquina que operava e também aos rastolho envolvente.
No total forma contabilizados danos na máquina e em mais 19 veículos no local.
Para o local foram enviados 2 Auto Tanques, 1 Veiculo de Combate a Incêndios Urbanos e 2 veículos de comando dos Bombeiros Municipais de Tavira totalizando 9 elementos.
FIRESHELTER52
Governo simplifica contratação de pessoal a termo para toda a função pública
O Governo promete que a contratação de trabalhadores a termo para os serviços públicos será a partir de agora mais simples.
Em vez de os candidatos passarem por uma prova de conhecimentos, avaliação psicológica e, em alguns casos, entrevista, e desde que o dirigente máximo do serviço assim o entenda, bastará fazer a avaliação do currículo e decidir qual o candidato que melhor se adequa ao lugar.
A medida, segundo o Público, está prevista na proposta de alteração da portaria que regulamenta os concursos de acesso à função pública que ontem o Governo enviou aos sindicatos. O objectivo desta mudança é encurtar a duração dos concursos, que, em alguns casos, ainda demoram entre nove meses e um ano.
FIRESHELTER52
José Vitorino exige inquérito a falta de ambulâncias e demora no socorro em Faro
O movimento Com Faro no Coração (CFC) acusa o executivo da Câmara Municipal de Faro de actos de «humilhação» aos bombeiros profissionais municipais e denuncia alegados protestos da população.
«São permanentes as críticas da Associação Nacional de Bombeiros ao mau funcionamento dos Bombeiros de Faro», garante o movimento Com Faro no Coração, que considera ainda «ser o objectivo da Câmara “arrasar” tudo o que “cheira” a Bombeiros Municipais».
«Os actos incluem o que se nos apresenta como humilhações a vários profissionais, com novas funções que desaproveitam a sua preparação e as centenas de horas de formação que tiveram ao longo da carreira. É má gestão e falta de respeito profissional e humano, que tem de ser corrigido», defendeu o movimento.
«Quanto aos serviços prestados à população, são muitos os protestos que nos têm chegado pelo não envio de ambulâncias ou grande demora. É indispensável um inquérito para apurar responsabilidades» exige o movimento liderado pelo ex. Presidente da Câmara de Faro do PSD, José Vitorino.
FIRESHELTER52
26/08/2010
Governadora Civil de Faro defende apetrechamento homogéneo dos Corpos de Bombeiros do Algarve
O Algarve vai dispor de 5 milhões de euros para investimentos na área da protecção civil integrada no eixo prioritário 2-Proteção e Qualificação Ambiental, do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, considerou que só com um apetrechamento homogéneo dos Corpos de Bombeiros, será possível garantir um aumento da eficácia e condições de absoluta segurança de todos os operacionais no terreno.
As candidaturas decorrem de 23 de Agosto a 29 de Outubro, podendo concorrer a estes fundos comunitários os Governos Civis, Municípios, Associações de Municípios e Associações Humanitárias de Bombeiros, cuja taxa máxima de co-financiamento FEDER é de 60%.
FIRESHELTER52
22/08/2010
INEM LICENCIA O PRIMEIRO PROGRAMA DE DESFIBRILHAÇÃO AUTOMÁTICA EXTERNA NO ALGARVE
A FATASUL, entidade organizadora da FATACIL – FEIRA DE ARTESANATO, TURISMO, AGRICULTURA, COMÉRCIO E INDUSTRIA DE LAGOA tornou-se hoje a primeira entidade Algarvia a possuir um Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) devidamente licenciado pelo INEM.
Um ano após a publicação do DL nº 188/2009 que regula a utilização de desfibrilhadores e a desfibrilhação automática por não médicos, os cerca de 200.000 visitantes do certame que decorre no Parque de Exposições e Feiras de Lagoa de 20 a 29 de Agosto estão assim mais protegidos, na eventualidade de um evento cardíaco súbito.
No âmbito da implementação do Programa de DAE da Fatacil, foram instalados dois desfibrilhadores automáticos no recinto e foram treinados pela Med First dez operacionais de DAE, que agora estão aptos a realizar manobras de reanimação e utilizar em segurança os referidos equipamentos.
A Med First, empresa de consultoria e formação na área da emergência é igualmente responsável pela auditoria e controlo médico de inúmeros programas de DAE em Portugal continental, Açores e Madeira.
Estes programas incluem actualmente, Hóteis, Centros Comerciais, Instituições Bancárias, Empresas, Organismos Públicos, Ginásios, Pavilhões desportivos e Piscinas municipais.
FIRESHELTER52
Bombeiros Municipais Viseu sem INEM a partir de Outubro
A autarquia viseense anunciou que denunciou o protocolo que tinha com este instituto de emergência - que data de 1978 - e que "transcorridos os 60 dias", o INEM, com as suas duas ambulâncias, deixará de estar a funcionar nos Bombeiros.
O presidente da Câmara, Fernando Ruas, disse ter recebido uma resposta do INEM aos ofícios que a autarquia já tinha enviado a manifestar esta vontade e que o Instituto recordou que tinha de ser cumprido o prazo para que o protocolo deixasse de fazer efeito.
"Já mandei comunicar que respeitarei os 60 dias e no final desse tempo acabará o serviço", realçou o autarca.
A partir de Outubro, frisou Fernando Ruas, os Bombeiros Municipais vão poder contar com mais efectivos, os que estavam afectos ao serviço do INEM, e "dedicar-se para aquilo que foram admitidos".
A vontade da Câmara de retirar dos Bombeiros Municipais o serviço do INEM já tinha sido manifestada há cerca de dois meses por Fernando Ruas. Na altura, o autarca frisava que era necessário "racionalizar os meios humanos em tempos de crise e, numa situação, em que se reclamam mais elementos".
Disse ainda que já tinham sido enviados vários ofícios ao Instituto Nacional de Emergência Médica, nomeadamente em 2009 e, mais recentemente em 2010, mas que "nunca tinha obtido uma resposta", estranhando também que, na altura, o próprio INEM tenha frisado nunca ter recebido qualquer ofício.
Não se sabe, para já, para onde este serviço poderá ser transferido, mas ao que tudo indica poderá ir para os Voluntários.
in: Diário de Viseu
FIRESHELTER52
20/08/2010
Os Homens são Mesmo Bons....
Seis elementos da Força Especial de Bombeiros ‘Canarinhos’ (FEBC) que foram enviados a 20 de Fevereiro deste ano para a Madeira pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), para ajudar na missão de socorro às vítimas do temporal que assolou a Região Autónoma, vão ser condecorados pelo Ministério da Administração Interna (MAI).
O despacho de concessão da medalha de mérito de protecção e socorro, grau cobre, aos seis bombeiros da FEBC, foi ontem publicado em Diário da República.
O titular do MAI, Rui Pereira, considera que, perante a solicitação do Serviço de Protecção Civil da Madeira, os seis bombeiros da FEBC enviados do continente mostraram "excepcional espírito de solidariedade" na realização de buscas subaquáticas e apoio à população.
Fonte:CM
FIRESHELTER52
Formação CE-USAR
18/08/2010
XXI Corrida Mar Azul
No dia 29 de Agosto, Domingo, a Câmara Municipal de Tavira organiza a XXI Corrida Mar Azul, uma prova de atletismo que percorre as três praias da Ilha de Tavira, com início pelas 10 horas.
As inscrições terminam no dia 26 de Agosto.
Esta prova, totalmente corrida na areia, é destinada a atletas federados e não federados, nos seguintes escalões:
: Infantis Masculinos e Femininos » nascidos em 1997 e 1998
: Iniciados Masculinos e Femininos » nascidos em 1995 e 1996
: Juvenis Masculinos e Femininos » nascidos em 1993 e 1994
: Juniores Masculinos e Femininos » nascidos em 1991 e 1992
: Seniores Masculinos e Femininos » nascidos entre 1990 e anteriores
: Veteranos I Masculinos e Femininos » a partir do seu 40.º aniversário
: Veteranos II Masculinos » a partir do seu 45.º aniversário
: Veteranos III Masculinos » a partir do seu 50.º aniversário
: Veteranos IV Masculinos » a partir do seu 55.º aniversário
: Veteranos V Masculinos » a partir do seu 60.º aniversário
Os atletas infantis e iniciados participam na Mini-Corrida Mar Azul, com partida, pelas 10h15, da praia Terra Estreita, num percurso de 2.000 metros.
Os restantes escalões, que participam na Corrida Mar Azul, irão percorrer uma distância de 5.000 metros, com início, às 10h45, na Praia do Barril.
Ambas as provas têm a sua meta na Praia da Ilha de Tavira.
A inscrição poderá ser feita pelos seguintes meios:
a) Correio: carta endereçada à Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Tavira – Praça da República – 8800-951 Tavira
b) Telefone: 281 320 577
c) E-mail: desporto@cm-tavira.pt
d) Fax: 281 324 930
Para mais informações, deverá ser contactada a Divisão de Desporto da autarquia através do telefone n.º 281 320 577 ou pelo e-mail: desporto@cm-tavira.pt
FIRESHELTER52
Mais um recurso inaproveitável
Desde que foram integrados na Guarda Nacional Republicana os antigos polícias florestais sentem que os seus conhecimentos estão a ser desperdiçados.
Há 300 elementos em Portugal com elevado conhecimento cientifico e técnico sobre fogos florestais que continuam sem ser aproveitados.
Os antigos polícias florestais (PF), que viram as suas funções extintas ao serem integrados nos quadros da GNR.
A farda e as insígnias ainda são as mesmas da extinta PF, mas estes operacionais já não vão a todos os incêndios.
Mestres e guardas-florestais, com décadas de experiência, viram ser-lhes retiradas as funções técnicas quando a PF foi extinta e os seus efectivos integrados na carreira civil da GNR.
No grande fogo de S. Pedro do Sul, onde os bombeiros se debateram com falta de acessos, um antigo polícia florestal conhecia todos os estradões, mas esse pormenor passou despercebido.
Já esta semana, no fogo de Moledo, estes guardas "tiveram funções de reguladores de trânsito e pouco mais", referiu, sob anonimato, um destes elementos.
A PF, que era um órgão de polícia criminal, detinha competências na investigação e determinação de causas dos incêndios florestais.
Hoje estes operacionais foram "engolidos pela GNR" e "não vão a todos os fogos.
Alguns nem sabemos que existem", declara um mestre florestal de Viseu hoje "convertido em orientador de tráfego e caça multas".
Os guardas florestais receberam em 1989 competências na determinação das causas dos fogos e metade do seu efectivo chegou a deter essa capacidade.
Só evolução neste Portugal...
FIRESHELTER52
Para Descontrair :)
17/08/2010
Paradoxalmente teclando
Nestas coisas da meteorologia surgem situações verdadeiramente caricatas.
Enquanto o Norte do Pais se encontra em braços com incêndios florestais dantescos e temperaturas altas, o meu Algarve, de forma amena e singela lá vai mostrando a face de um sol pouco fogoso e envergonhado atrás de uma mão cheia de nuvens acinzentadas e imponentes neste céu.
Assim na Página da ANPC podemos ver que se encontram sobe Alerta Amarelo vários distritos do Norte e centro deste Portugal conturbado, tudo isto associado aos perigos dos incêndios florestais, e às suas condições favoráveis de progressão...
Enquanto o Algarve, nomeadamente a região do Sotavento Algarvio, (Albufeira a Vila Real stº António), se encontra sobe Aviso Amarelo do Instituto de Meteorologia devido á grande probabilidade de ocorrência trovoada, chuva forte, e queda de granizo.
Atenção não confundir o Alerta da ANPC com o aviso do IM, são coisas diferentes.
Mais caricato e engraçado é que neste momento o Algarve encontra-se sobe Alerta especial nível azul da ANPC devido aos perigos inerentes na temática dos incêndios florestais, ao mesmo tempo que se encontra sobe Aviso Amarelo do IM devido a Chuvas e trovoadas...
Vamos lá entender isto...
FIRESHELTER52
Enquanto o Norte do Pais se encontra em braços com incêndios florestais dantescos e temperaturas altas, o meu Algarve, de forma amena e singela lá vai mostrando a face de um sol pouco fogoso e envergonhado atrás de uma mão cheia de nuvens acinzentadas e imponentes neste céu.
Assim na Página da ANPC podemos ver que se encontram sobe Alerta Amarelo vários distritos do Norte e centro deste Portugal conturbado, tudo isto associado aos perigos dos incêndios florestais, e às suas condições favoráveis de progressão...
Enquanto o Algarve, nomeadamente a região do Sotavento Algarvio, (Albufeira a Vila Real stº António), se encontra sobe Aviso Amarelo do Instituto de Meteorologia devido á grande probabilidade de ocorrência trovoada, chuva forte, e queda de granizo.
Atenção não confundir o Alerta da ANPC com o aviso do IM, são coisas diferentes.
Mais caricato e engraçado é que neste momento o Algarve encontra-se sobe Alerta especial nível azul da ANPC devido aos perigos inerentes na temática dos incêndios florestais, ao mesmo tempo que se encontra sobe Aviso Amarelo do IM devido a Chuvas e trovoadas...
Vamos lá entender isto...
FIRESHELTER52
16/08/2010
Remodelação Forçada
Como já deve ter reparado, desde o princípio da tarde de segunda-feira, o SAFEPLACE52encontra-se com outra apresentação.
Nada que tenha sido planeado, pois um problema informático na formatação da pagina do blog assim me obrigou.
Assim nos próximos dias o SAFEPLACE52 irá tentar compor a sua página seguindo o preceito habitual.
Postagens centrais com fotografia do tema, e na barra lateral informação diversa e fotografias alusivas ao tema do socorro.
Continuarei a publicar tudo o que se justifique e seja do interesse comum, mesmo em curso com a remodelação.
Vamos ver no que isto dá...
Um Abraço
FIRESHELTER52
Nada que tenha sido planeado, pois um problema informático na formatação da pagina do blog assim me obrigou.
Assim nos próximos dias o SAFEPLACE52 irá tentar compor a sua página seguindo o preceito habitual.
Postagens centrais com fotografia do tema, e na barra lateral informação diversa e fotografias alusivas ao tema do socorro.
Continuarei a publicar tudo o que se justifique e seja do interesse comum, mesmo em curso com a remodelação.
Vamos ver no que isto dá...
Um Abraço
FIRESHELTER52
...E a indemnização?
José Pedro tinha 32 anos quando morreu, há um ano, ao serviço de Voluntários de Esposende. Regressava a casa depois de combater um fogo.
Um ano depois, a família ainda aguarda uma indemnização da seguradora e nem o patrão liquidou a dívida que tinha com o jovem.
"Deviam-lhe uns salários, nem sei quanto, mas dizem que a empresa está muito mal e que nos vão pagar mal possam.
Mas devem estar é à espera que a gente morra", desabafa Generosa, mãe de José Pedro, que, entre os dez filhos, era a sua grande companhia.
"Era o sustento da casa. E a minha companhia de todos os dias, a começar logo de manhã quando me ajudava a calçar as meias", conta, emocionada.
José Pedro, natural da pequena aldeia de Belinho, era bombeiro na corporação de Voluntários de Esposende quando, a 27 de Setembro de 2009, um despiste na A7, enquanto regressava com mais dois colegas, lhe retirou a vida.
O despiste do autotanque, seguido de capotamento e queda na Estrada Nacional 101, que liga Fafe a Felgueiras, resultou na morte de três elementos desta corporação e originou ferimentos ligeiros em outros dois.
"Tivemos apoio aí de uns cinco psicólogos que a câmara nos mandou.
Ajudaram, no início, mas é uma dor muito grande. Depois, esses apoios vão embora, já se sabe", conta ainda a mãe. Generosa, 66 anos, e o marido acabaram por recusar um apoio financeiro que a corporação de bombeiros queria atribuir.
"A vida dele era aquilo. Adorava os bombeiros e nós não quisemos ficar com esse dinheiro."
Por outro lado, o prémio do seguro da viatura contínua por atribuir. "Pusemos um advogado a tratar disso para que as coisas sejam tratadas de forma certinha.
Mas ao fim deste ano não recebemos nada, não sei se é normal", conta.
Os bombeiros falecidos neste acidente serão homenageados este mês pela Câmara de Esposende, a titulo póstumo.
Fonte: DN
FIRESHELTER52
15/08/2010
Novela; “Falar mal dos Bombeiros _Qualquer um... A Qualquer Hora...”
Bem dada! Gostei...
Fernando Curto Reagiu á entrevista de Octávio machado no Correio da Manhã.
Educadamente e de forma “Suave”, em entrevista no mesmo jornal diz;
Fernando Curto – Já falei com o meu gabinete jurídico para proceder judicialmente.
Parece impossível que um treinador de futebol possa pôr em causa a experiência de um bombeiro profissional, com mais de 30 anos de actividade.
Por isto, o senhor Machado devia ser mais educado e cauteloso nas afirmações que faz.
Era bom que ele dissesse quem são os lóbis e onde estão.
Se sabe, que os identifique aos bombeiros e às autoridades e assim prestaria um bom serviço aos bombeiros e ao País.
CM: Reitera que há falta de inspecções às viaturas, que a formação está desactualizada e que há falta de equipamentos?
– As afirmações que faço são baseadas em factos que me chegam de todos os bombeiros, comandantes voluntários e profissionais, que estão a combater os incêndios.
CM: O que propõe para resolver estes problemas?
– Deve ser criada uma inspecção, sem a presença de elementos ligados aos bombeiros nem à Protecção Civil, no âmbito do Ministério da Administração Interna, para fazer um levantamento exaustivo e uma fiscalização isenta.
Fonte: Correio da Manhã
FIRESHELTER52
Fernando Curto Reagiu á entrevista de Octávio machado no Correio da Manhã.
Educadamente e de forma “Suave”, em entrevista no mesmo jornal diz;
Fernando Curto – Já falei com o meu gabinete jurídico para proceder judicialmente.
Parece impossível que um treinador de futebol possa pôr em causa a experiência de um bombeiro profissional, com mais de 30 anos de actividade.
Por isto, o senhor Machado devia ser mais educado e cauteloso nas afirmações que faz.
Era bom que ele dissesse quem são os lóbis e onde estão.
Se sabe, que os identifique aos bombeiros e às autoridades e assim prestaria um bom serviço aos bombeiros e ao País.
CM: Reitera que há falta de inspecções às viaturas, que a formação está desactualizada e que há falta de equipamentos?
– As afirmações que faço são baseadas em factos que me chegam de todos os bombeiros, comandantes voluntários e profissionais, que estão a combater os incêndios.
CM: O que propõe para resolver estes problemas?
– Deve ser criada uma inspecção, sem a presença de elementos ligados aos bombeiros nem à Protecção Civil, no âmbito do Ministério da Administração Interna, para fazer um levantamento exaustivo e uma fiscalização isenta.
Fonte: Correio da Manhã
FIRESHELTER52
Prontos... Já está!
Afinal foi fácil.
Comunicação Social, população e políticos locais, afirmam que desde que o incêndio do Gerês se encontra sobe comando e operacionalidade da Força Especial de Bombeiros e GIPS´s, é notória uma evolução positiva no combate e uma muito melhor gestão operacional.
Acabei de ver agora as declarações na RTPN em directo...
Já viram? Só ouve um reacendimento...
Espectáculo...
...Uma dúzia de canarinhos para o meu quintal se faz favor!
Por isso digo e repito, ando aqui a sujar a farda em prol de quê?
Voluntário nos bombeiros? Nem que me pagassem...
Mais uma bela facada!
Agora quando houver barraca da grossa, lá vem os Edis (Presidentes de Câmara) para a C.Social pedir o comando a cargo destas Forças Especiais.
...”Muito melhor preparadas e organizadas, sem duvida que os outros bombeiros”...
FIRESHELTER52
Tavira, Tavira, Tavira, Tavira, Tavira....
Blanco vence Volta a Portugal
O ciclista espanhol David Blanco venceu hoje pela quarta vez a Volta a Portugal em bicicleta, igualando o recorde de Marco Chagas.
Blanco, de 35 anos, somou o triunfo da 72.ª edição aos alcançados em 2006, 2008 e 2009.
O vencedor da etapa de hoje, entre Sintra e Lisboa, foi o francês Julien Simon, que bateu ao sprint Cândido Barbosa e Sérgio Ribeiro.
Porem, o francês viria a ser desclassificado pelo Colégio de Comissários, que atribuiu a vitóra a Cândido Barbosa.
Percurso de Blanco;
- Em 2000, o corredor galego tinha 25 anos aquando da primeira época como profissional no Paredes-Rota dos Móveis.
- Depois de dois anos no ASC-Vila do Conde, Blanco muda-se para o Porta da Ravessa-Tavira, onde vence duas etapas da Volta.
- Em 2004, participa no Tour e em 2006 vence a primeira Volta a Portugal, sempre ao serviço da Comunidad Valenciana.
- Repete triunfos na maior prova de ciclismo portuguesa em 2008 e 2009 a correr pela equipa de Tavira, igualando Joaquim Agostinho.
FIRESHELTER52
Tavirenses em Lisboa para apoiar Blanco no final da Volta a Portugal
Uma caravana de uma centena de fãs tavirenses vai esta manhã a caminho de Lisboa, para assistir, na capital, àquilo que se espera que seja o quatro triunfo de David Blanco (mais um ao serviço do Palmeiras-Tavira) na Volta a Portugal em bicicleta.
Para isso, a Câmara Municipal disponibilizou transporte para um grupo de adeptos – mediante inscrições prévias - que pretendem apoiar a equipa Palmeiras Resort/Prio/Tavira na chegada da última etapa da 72.ª Volta a Portugal em Bicicleta, em Lisboa.
A partida foi às 8h30 da Sede do Clube de Ciclismo de Tavira, na Atalaia, e o regresso acontece após o final da prova.
Na comitiva de cerca de uma centena de pessoas, inclui-se o presidente da Câmara Jorge Botelho.
À noite, na Praça da República, frente aos Paços do Concelho, na Baixa de Tavira, haverá festa para a receção à equipa de ciclismo.
Os festejos começam às 22hoo, ainda antes da chegada prevista dos ciclistas, com um concerto dos Marenostrum com o músico sueco ZilverZurf.
No Twitter, José Graça, chefe de gabinete do presidente da Câmara de Tavira e ele próprio um adepto incondicional do Clube de Ciclismo local, salienta que «a possibilidade de repetir o sonho de Brito da Mana impele hoje centenas de Tavirenses a caminho de Lisboa para apoiar David Blanco».
«Ao longo das últimas duas semanas, muitos já estiveram na Senhora da Graça, em Lamego ou na Serra da Estrela para apoiar os ciclistas de Tavira», acrescenta José Graça.
FIRESHELTER52
Acidente em Bensafrim Algarve
Um morto e um ferido ligeiro é o resultado do acidente que se deu este domingo, cerca das 06h45, quando um automóvel descapotável de marca MG se despistou, perto de Bensafrim, na direção de Aljezur.
Após o despiste e capotamento, o carro incendiou-se e ardeu por completo.
O condutor conseguiu sair da viatura a tempo e foi hospitalizado com ferimentos ligeiros.
A vítima mortal, segundo testemunhos recolhidos no local do acidente, era um passageiro a quem o condutor do MG tinha dado boleia, para o levar a casa.
Os dois ocupantes da viatura acidentada na estrada EN120, entre Lagos e Aljezur, tinham cerca de 30 anos e residem na zona.
Barlavento.online
FIRESHELTER52
14/08/2010
Sapadores de Lisboa solicitados para fogos florestais
Por solicitação do Sr. Secretário de Estado da Protecção Civil, partiu esta madrugada um grupo de bombeiros sapadores de Lisboa para o norte do país.
Por solicitação do Sr. Secretário de Estado da Protecção Civil, Dr. Vasco Franco e anuência do Sr. Vereador do Pelouro do Desporto, Educação e Juventude, Protecção Civil e Regimento de Sapadores Bombeiros, Dr. Manuel Brito, seguiu em 12 de Agosto de 2010, às 01h50, com destino a Viana do Castelo, o Grupo de Reforço do RSB integrando os seguintes meios:
- VOPE UCR 55 (Veiculo para Operações Específicas)
- VLCI 41 (Veiculo Ligeiro de Combate a Incêndios)
- VUCI 41 (Veiculo Urbano de Combate a Incêndios)
- VUCI 52 (Veiculo Urbano de Combate a Incêndios)
- VTTU 11 (Veiculo Tanque Táctico Urbano)
- VLTP 41 (Veiculo Ligeiro de Transporte de Pessoal)
Este Grupo de Reforço comporta 32 profissionais do RSB.
Hora prevista de chegada a Viana do Castelo: 08h00.
http://www.rsblisboa.com.pt/default.aspx?canal=49&artigo=259
Oscar_Bravo:HM
FIRESHELTER52
Ganharam o meu voto... Estou lá!!
O CDS-PP quer pôr os beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) a limpar as matas e florestas públicas.
"Temos cerca de 400 mil pessoas no rendimento mínimo.
O que o CDS-PP quer é que as pessoas que têm capacidade activa para o trabalho o façam limpando matas, limpando florestas públicas, exactamente para garantir que não volta a acontecer o que tem vindo a acontecer nos últimos anos.
Para o CDS-PP, os beneficiários do rendimento social de inserção "devem desempenhar uma função essencial" como "contraprestação" da pensão não contributiva que recebem do Estado.
Para além do projecto de resolução, o CDS-PP irá entregar no Parlamento "um conjunto de iniciativas" propondo mecanismos para assegurar "julgamentos sumários [em 48 horas] a quem é detido" por fogo posto.
Por outro lado, o CDS-PP proporá que "deve ser facilitada a detenção fora de flagrante delito" sempre que "existam indícios fortes" da prática de crime de fogo posto, argumentando que, naquele tipo de crimes, "a possibilidade de reincidência é altíssima".
FONTE:CM
FIRESHELTER52
Josefa, Bombeira Voluntária
Josefa, 21 anos, a viver com a mãe.
Estudante de Engenharia Biomédica, trabalhadora de supermercado em part-time e bombeira voluntária.
Acumulava trabalhos e não cargos,e essa pode ser uma primeira explicação para a não conhecermos.
Afinal, um jovem daqueles que frequentamos nas revistas de consultório, arranja forma de chamar os holofotes.
Se é futebolista, pinta o cabelo de cores impossíveis; se é cantora, mostra o futebolista com quem namora; e se quer ser mesmo importante, é mandatário de juventude.
Não entra é na cabeça de uma jovem dispersar-se em ninharias acumuladas: um curso no Porto, caixeirinha em Santa Maria da Feira e bombeira de Verão.
Daí não a conhecermos, a Josefa.
Chegava-lhe, talvez, que um colega mais experiente dissesse dela:
"Ela era das poucas pessoas com que um gajo sabia que podia contar nas piores alturas." Enfim, 15 minutos de fama só se ocorresse um azar...
Aconteceu: anteontem, Josefa morreu em Monte Mêda, Gondomar, cercada das chamas dos outros que foi apagar de graça.
A morte de uma jovem é sempre uma coisa tão enorme para os seus que, evidentemente, nem trato aqui.
Interessa-me, na Josefa, relevar o que ela nos disse: que há miúdos de 21 anos que são estudantes e trabalhadores e bombeiros, sem nós sabermos.
Como é possível, nos dias comuns e não de tragédia, não ouvirmos falar das Josefas que são o sal da nossa terra?
Por FERREIRA FERNANDES, Diário de Notícias
FIRESHELTER52
È disto que a malta precisa... Conversinha da treta!... Guerrinhas e quintais!
Já nem me pergunto que virá a seguir questionar ou colocar em causa a generalização e posturas dos bombeiros em Portugal...
Sim, porque isto já não é quem vem a seguir, mas sim quem quer, vir, e comentar e falar e tecer opiniões sobre os bombeiros!
Agora o Senhor Octávio Machado, Presidente dos Bombeiros de Palmela reage assim na entrevista do CM, sobre Fernando Curto...
Correio da Manhã;
Como reage às críticas do presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, sobre as condições em que os bombeiros trabalham?•
Octávio Machado;
Esse senhor tem é de se calar, só diz asneiras.
Está há cinco anos a tentar denegrir a imagem dos bombeiros, associações e dirigentes.
Tal como os bombeiros, sinto-me triste e indignado por essas declarações.
Ele não é digno de ter o lugar que ocupa.
Estes bombeiros merecem que esteja do lado deles!
Correio da Manhã;
Fernando Curto diz que há falta constante de inspecção às viaturas e formação desactualizada dos bombeiros.
Isso acontece?
Octávio Machado;
Obviamente que não!
As viaturas são inspeccionadas todos os anos e os bombeiros, profissionais e voluntários, têm formação.
O problema não está na formação dos bombeiros, mas sim na má prevenção no combate aos incêndios.
Isso deve acontecer logo no Inverno, E nada é feito!
Tal como o ser humano, não há bombeiros perfeitos e as situações mais tristes acontecem.
Correio da Manhã;
E porque é que isso ocorre?
Octávio Machado;
Lembra-se do lóbi? Há muitos negócios escondidos.
http://www.bombeiros.pt/noticias/noticias.php?id=13045
FIRESHELTER52
Sim, porque isto já não é quem vem a seguir, mas sim quem quer, vir, e comentar e falar e tecer opiniões sobre os bombeiros!
Agora o Senhor Octávio Machado, Presidente dos Bombeiros de Palmela reage assim na entrevista do CM, sobre Fernando Curto...
Correio da Manhã;
Como reage às críticas do presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, sobre as condições em que os bombeiros trabalham?•
Octávio Machado;
Esse senhor tem é de se calar, só diz asneiras.
Está há cinco anos a tentar denegrir a imagem dos bombeiros, associações e dirigentes.
Tal como os bombeiros, sinto-me triste e indignado por essas declarações.
Ele não é digno de ter o lugar que ocupa.
Estes bombeiros merecem que esteja do lado deles!
Correio da Manhã;
Fernando Curto diz que há falta constante de inspecção às viaturas e formação desactualizada dos bombeiros.
Isso acontece?
Octávio Machado;
Obviamente que não!
As viaturas são inspeccionadas todos os anos e os bombeiros, profissionais e voluntários, têm formação.
O problema não está na formação dos bombeiros, mas sim na má prevenção no combate aos incêndios.
Isso deve acontecer logo no Inverno, E nada é feito!
Tal como o ser humano, não há bombeiros perfeitos e as situações mais tristes acontecem.
Correio da Manhã;
E porque é que isso ocorre?
Octávio Machado;
Lembra-se do lóbi? Há muitos negócios escondidos.
http://www.bombeiros.pt/noticias/noticias.php?id=13045
FIRESHELTER52
13/08/2010
ANBP pede ajuda a todos os bombeiros do país
A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) apelou à mobilização dos bombeiros profissionais de todo o país
A ANBP pediu a todos os bombeiros que prescindam das folgas ou "interrompam as férias" para combaterem os incêndios florestais.
No âmbito de um "primeiro balanço" no que se refere aos fogos em curso, e depois de "testemunhos no terreno de elementos de comando e bombeiros", a ANBP conclui que a "falta de organização de comando e coordenação no terreno é um dos principais problemas".
"Há ausência de planeamento e logística -- que advém da falta de comando e coordenação intermédios e com poder de decisão", que se reflecte "na mobilização dos meios materiais e humanos no teatro de operações", refere, em comunicado.
A associação realça que "o facto de se verificarem muitos reacendimentos" é "grave e prova que algo não está bem no terreno".
Segundo o comunicado, "há também uma grande dificuldade de articulação a nível municipal" pelo facto de haver câmaras municipais que não nomearam os comandantes municipais distritais (COM), "que deveriam organizar, coordenar e fazer a ligação com o comando distrital".
A associação lembra que a aprovação da lei dos COM já está em vigor há dois anos e critica o seu incumprimento.
"Não se compreende nem se entende que um incêndio esteja activo há mais de cinco dias e que haja bombeiros a trabalhar 24/48 horas seguidas".
Os profissionais rejeitam "ser penalizados pela não ordenação do território, a não limpeza e ordenamento" da floresta e acusam o Ministério da Agricultura de não ter feito "o trabalho de casa desde 2005", embora reconhecendo que existe uma "situação irregular e anormal das condições climatéricas" e uma "enorme quantidade de fogos de origem criminosa".
http://mobile.economico.pt/noticias/anbp-pede-ajuda-a-todos-os-bombeiros-do-pais_96897.html
Incêndio em Alcoutim
Decorre desde as 21:10 de Quinta-feira um incêndio em meio rural no concelho de Alcoutim.
Na localidade de Marmeleiro em Alcoutim, o incêndio que se encontra na fase activa chegou a possuir duas frentes de fogo.
No local está agora o Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, estando o Comando das Operações de Socorro a cargo do Comandante do Corpo de Bombeiros Local.
No combate estão envolvidos 44 bombeiros de diversas corporações de Bombeiros do Algarve apoiados por 12 viaturas.
A notícia será actualizada durante as próximas horas.
FIRESHELTER52
Protecção Civil e Associação de Municípios às avessas
Figura dos comandantes municipais de protecção civil e planos municipais de emergência são os principais pontos de discórdia.
A Associação dos Técnicos de Protecção Civil e a Associação Nacional de Municípios não se entendem.
Em resposta às reiteradas críticas dos autarcas quanto à falta de coordenação de meios, os Técnicos de Protecção Civil apontam o dedo à Associação Nacional de Municípios e esta reage com outras acusações.
"Protecção Civil está coxa" por causa das Câmaras.
“A estrutura nacional de Protecção Civil está coxa, porque os senhores presidentes de Câmara, de forma que nos parece organizada, recusam-se a cumprir o que está escrito na lei e não nomeiam os comandantes operacionais”, acusa Ricardo Ribeiro, presidente da Associação dos Técnicos de Protecção Civil.
“Vai ser um problema cada vez que houver necessidade de fazer coordenação de meios no terreno”, considera, dirigindo a acusação à Associação Nacional de Municípios (ANMP): “Das 308 Câmaras existentes no país, só cerca de 20% é que nomearam comandantes operacionais”.
Na resposta, Jaime Soares, responsável da Protecção Civil na ANMP, admite que nem todos os municípios dispõem de comandantes municipais, mas classifica o cargo de inútil.
"Comandantes municipais são elemento adicional de confusão"
“Os comandantes operacionais municipais são um elemento adicional de confusão no sistema, não vêm trazer nada de novo, nada que interesse ao combate, à programação”, afirma.
“Por isso é que toda a gente, nomeadamente a Associação Nacional de Municípios, foi contra a criação do comandante operacional municipal, mas quem pode mandar manda, mesmo que mande mal e os municípios terão que obedecer e muitos já ocuparam os lugares”, acrescenta.
Mas há outra acusação que os Técnicos de Protecção Civil fazem à ANMP.
Nas suas declarações à Renascença, Ricardo Ribeiro dá o exemplo do grande incêndio de São Pedro do Sul para demonstrar que os planos municipais de protecção estão desactualizados na quase totalidade dos municípios.
Só 20 Câmaras têm planos municipais de emergência aprovados
“Em Portugal, só cerca de 20 Câmaras é que têm os seus planos municipais de emergência actualizados e aprovados”.
Recordando “o que aconteceu em São Pedro do Sul, até hoje não temos notícia de que o seu presidente tenha, em algum momento, activado o seu plano municipal de emergência, provavelmente porque ele está desactualizado”.
A Associação Nacional de Municípios reconhece que em inúmeras autarquias não está actualizado o plano municipal de combate a incêndios, mas sublinha não existe um vazio.
Planos municipais não são feitos em "pronto-a-vestir"
“Esse senhor é useiro e vezeiro em mandar para o ar muitas asneiras sem saber o que está a dizer, nomeadamente aos planos municipais de protecção civil, que não podem ser feitos pronto-a-vestir ou encomendados à empresa dele”, critica Jaime Soares.
Oscar_Bravo:MS
FIRESHELTER52
11/08/2010
Centro Operacional 112.pt Sul
Um serviço especializado de atendimento e uma resposta em quatro segundos são duas das vantagens do Centro Operacional 112.pt Sul, que custou mais de sete milhões de euros e cuja segunda fase de implementação está concluída em sete distritos.
A conclusão da segunda fase do Centro Operacional 112.pt Sul, hoje assinalada em Oeiras, terminou com a inclusão dos distritos de Castelo Branco, Leiria e Beja que se juntaram a outros quatro: Santarém, Portalegre, Évora e Faro.
O centro permite um atendimento especializado e a identificação das chamadas falsas ou que não são de emergência e que representam quase 80 por cento das recebidas através do número 112.
A nova tecnologia permite que sejam recebidas em simultâneo 120 chamadas.
Numa situação de emergência, quem ligar o 112 é, nestes sete distritos, atendido por um operador especializado que, com a ajuda do sistema informático, procede à localização, tipificação e recolha dos dados necessários para as tomadas de decisão.
A secretária de estado da Administração Interna, Dalila Araújo, presente na cerimónia, destacou "a racionalização de meios, as funcionalidades das novas tecnologias, o melhor e mais rápido atendimento ao cidadão e o alargamento a mais três distritos".
Para o ano está prevista a criação do Centro Operacional 112.pt Norte com inclusão de Lisboa e Setúbal.
Em jeito de balanço de um ano de funcionamento do Centro Operacional 112.pt Sul, Dalila do Carmo sublinhou o reduzido tempo de resposta por parte dos operadores, uma média de quatro segundos, a georreferenciação das chamadas e a identificação dos contactos fraudulentos.
"É de sublinhar o curto tempo de resposta de qualquer chamada, a partilha de informação e a intervenção imediata de todas as entidades que prestam socorro ao cidadão e ainda a redução de 72 para apenas 30 operadores", disse.
Segundo o coordenador do centro, o subintendente Carlos Martins, "desde o início do seu funcionamento, em julho de 2009, até esta semana, foram atendidas 871 317 chamadas, das quais 95 por cento em menos de seis segundos". Porém, apenas 160 mil foram verdadeiramente de emergência.
O centro operacional tem também um mapa de todas as ocorrências ativas, o estado das entidades que a elas respondem e a visualização em tempo real da localização das chamadas.
A informação recolhida é disponibilizada automaticamente e em tempo real ao agente a quem compete intervir na situação comunicada, devendo a resposta ser dada no máximo de dois minutos dando conta dos meios despachados para atender à ocorrência.
Caso esse tempo seja ultrapassado, e atendendo à especificidade e gravidade da situação, um segundo contacto será feito pelos oficiais de ligação dos diversos agentes que se encontram no call center onde a chamada é recebida.
Segundo as estatísticas, apenas 23 por cento das chamadas atendidas necessitam de intervenção de entidades específicas de socorro e resposta à emergência. Ou seja, 77 por cento das chamadas são triados pelo operador, permitindo que os agentes se concentrem nas situações de emergência que exigem a sua intervenção.
Na totalidade, a linha de emergência 112 recebe 9,9 milhões de chamadas por ano que depois são encaminhadas para a GNR, PSP, Autoridade Nacional de Proteção civil e Instituto Nacional de Emergência Médica.
FIRESHELTER52
Câmara Persegue Bombeiros de Faro
O número de bombeiros na cidade de Faro está a diminuir.
Diariamente, são apenas sete os bombeiros municipais de serviço, que asseguram o serviço de incêndio urbano e emergência médica.
Cria-se assim um turno da Força Operacional Conjunta, só com Profissionais, visto que os voluntários estão no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais.
Os exemplos do mau funcionamento operacional são vários:
• O funcionamento da FOCON foi “testado” na Concentração Motard de Faro, que decorreu de 15 a 18 de Julho.
Até agora, o dispositivo de segurança tinha sido assegurado pelos Bombeiros Municipais, sem necessidade de recorrer a outras corporações.
Este ano, com a FOCON (que, oficialmente, conta com 120 bombeiros), foi solicitado apoio por alegada falta de efectivos, o que obrigou bombeiros – que integram o DECIF – a cumprir turnos de 48 a 60 horas, ininterruptamente.
No entanto, caso houvesse um incêndio, teriam que se deslocar – independentemente de o dispositivo na Concentração ficar desprovido de bombeiros.
• O Algarve Press denunciou a transferência de cinco bombeiros profissionais dos antigos Municipais de Faro, para a Biblioteca e Museu Municipal.
O Comandante da FOCON, Aníbal Silveira, alega que os bombeiros em questão já não estariam aptos para desempenhar as suas funções, e que “aproveitando os seus conhecimentos, foram transferidos para edifícios públicos para executarem todas as normas de prevenção”.
O Plano Operacional Distrital de Defesa da Floresta não corresponde à realidade:
- As viaturas que estão registadas no Plano Operacional Distrital de Defesa da Floresta são, na maior parte, propriedade da autarquia, ou seja, dos Bombeiros Municipais.
No entanto, surgem como sendo propriedade dos Bombeiros Voluntários.
- A maioria dos tripulantes dos mesmos veículos são bombeiros municipais;
Os bombeiros municipais de Faro vêem-se forçados a incorrer em ilegalidades,sendo obrigados a efectuar serviços posteriormente remunerados através da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Faro – 30 euros por 12 horas de trabalho, sem declaração ao Estado.
Por outro lado, também não podem auferir e exercer na mesma área, relacionada com bombeiros.
A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais lamentam a perseguição que está a ser feita aos Bombeiros Municipais, e que se torna clara na já referida transferência de bombeiros para desempenho de funções que nada têm a ver com o conteúdo funcional e a carreira de bombeiro – especialmente, existindo falta de bombeiros.
Simultaneamente, estão englobados bombeiros voluntários na FOCON, aos quais não conhecemos nem formação, nem avaliações - nomeadamente físicas - ou exames médicos.
Esta situação é claramente uma perseguição: só surgiu depois da Manifestação de Bombeiros Profissionais em Faro – sobre a criação da FOCON.
Até então, estava tudo dentro da normalidade e houve até alguns profissionais que foram avaliados e promovidos há um pouco mais de um ano - como passam, então, de excelentes elementos para dispensáveis, e sem condições para prestar funções na corporação, sendo transferidos para o Museu?
A ANBP e o SNBP vão continuar a denunciar as ilegalidades que estão a surgir, e consideram vergonhosas as atitudes tiques que já não se viam há muitos anos num estado de direito e democrático, como o português.
Este tipo de atitudes prejudica os bombeiros e a população de Faro.
Comunicado da Associação Nacional Bombeiros Profissionais e do Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais
FIRESHELTER52
Liga quer rever valores de seguros dos bombeiros
A Liga dos Bombeiros Portugueses tem mantido contactos com a Associação Nacional de Municípios Portugueses para "melhorar os valores legalmente definidos como mínimos" nos seguros a atribuir aos bombeiros em caso de acidente.
A portaria de 2009 regulamenta os seguros, nomeadamente em termos de condições mínimas, quantias e riscos para os bombeiros profissionais e voluntários.
Por morte ou invalidez permanente foi fixado o valor de 225 vezes a Remuneração Mínima Mensal Garantida (RMMG - salário mínimo) mais elevada, enquanto que por incapacidade temporária absoluta e total estabeleceu-se o montante de 0,11 vezes do salário mínimo nacional mais elevado, por dia.
Para despesas de tratamento ficou previsto o valor de 20 vezes a RMMG garantida mais elevada, devendo os municípios suportar até mais 10 vezes nas situações em que seja necessário.
Nos casos em que a incapacidade temporária absoluta e total afecte um estudante ou um desempregado, o subsídio diário é calculado em função da RMMG.
A RMMG para este ano, estabelecida pelo decreto-lei de Decreto-Lei n.º 5/2010, de 15 de Janeiro, é de 475 euros.
Assim, o valor por morte ou invalidez permanente será de 106.875 euros, enquanto por incapacidade temporária absoluta e total chegou-se ao valor de 52,25 por dia.
As despesas de tratamento, tendo em conta o salário mínimo nacional, são de 9.500 euros.
O presidente da Liga dos Bombeiros, Duarte Caldeira, sublinhou que para efeitos de seguro, o que conta é a "saída do quartel, qualquer que seja a ocorrência estando o bombeiro coberto por todos os riscos inerentes à sua função".
"Entre a saída e o regresso têm a cobertura do seguro completamente accionada", resumiu.
FIRESHELTER52
Pousada de Tavira lança programas de Verão
O programa “Um dia na praia da ilha de Tavira”, que é descrito como “uma estadia tranquila e relaxante” proporciona uma visita “à oitava melhor praia do mundo”, com travessia de boat táxi,reserva de sombra e espreguiçadeiras, cocktail de boas-vindas com sumos naturais ou opção alcoólica, zona infantil com insuflável na praia, festas temáticas e animação de praia, por 15 euros por pessoa.
A oferta para crianças até aos cinco anos é gratuita, e com 50% para crianças entre os seis e os 12 anos.
O programa é válido até Outubro.
O programa “Family Water Sports”, “para as famílias radicais”, inclui também visita à “oitava melhor praia do mundo”, com travessia de boat táxi (barco com horários exclusivos para clientes da Pousada com pequeno passeio pela ria Formosa), reserva de sombra e espreguiçadeiras, duas opções de diversão (Banana/donut/gaivota/kayak), 15 minutos de massagem, insuflável na praia; festas temáticas e animação de praia (hip hop, salsa, jazz, sunset party’s).
O preço por pessoa é de 35 euros, crianças até cinco anos não pagam, e entre os seis e os 12 anos têm um desconto de 50%.
O programa é também válido até Outubro.
O programa “Pôr-do-sol romântico”, “para desfrutar a dois”, foi “criado a pensar naqueles que não dispensam de um momento românticos a dois” e inclui “pick-up no cais de Tavira; passeio de barco na Ria rumo a praia deserta para atracagem; possibilidade de banhos no mar, snorkling e avistar golfinhos; e ambiente romântico com música ao pôr-do-sol com champanhe Mumm, morangos e frutas da época”.
O preço para duas pessoas é de 170 euros, para uma duração de uma hora e meia e é válido para os meses de Setembro e Outubro.
FIRESHELTER52
Carro de bombeiros despista-se na A8
Dois bombeiros estão feridos com gravidade depois da viatura onde seguiam ter sofrido um despiste na A8,perto de Torres Vedras, no sentido Sul-Norte.
Os dois bombeiros pertencem ao quartel de Vialonga e dirigiam-se para um outro quartel.
O acidente ocorreu às 20:15 e neste momento não é ainda possível perceber a extensão dos ferimentos, no entanto, um helicóptero do INEM está no local para a evacuação dos feridos, considerados graves.
A GNR cortou a auto-estrada em ambos os sentidos para que fosse possível a evacuação das vítimas.
Os indícios no local apontam para um rebentamento de pneu, seguido de capotamento.
FIRESHELTER52
10/08/2010
Bombeira Morre Carbonizada
Uma bombeira morreu esta terça-feira num incêndio em Gondomar.
A mulher, voluntária de Lourosa, morreu carbonizada num incêndio em Monte Meda, freguesia de Lomba, tendo as chamas provocado ainda um ferido grave e a evacuação de outros quatro.
Fonte do INEM diz ter recebido às 15h42 a indicação de que haveria bombeiros rodeados pelas chamas num incêndio na freguesia da Lomba, Gondomar, tendo enviado para o local o Helicóptero 2, do Porto, a VMER de Gaia e uma equipa de psicólogos.
Para além desta vítima mortal, as chamas provocaram ainda queimaduras graves num outro bombeiro, tendo obrigado ainda à evacuação de mais quatro elementos, segundo o comandante dos Voluntários de Lourosa, José Oliveira.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, explicou que "esta é uma circunstância que decorre de se estar numa acção directa de combate em que há uma rotação súbita de vento".
Esta é a segunda vítima mortal resultante do combate às chamas registada apenas nesta semana, tendo segunda feira morrido um bombeiro da corporação de Alcobaça na sequência do despiste de um veículo tanque onde seguia, durante um incêndio em São Pedro do Sul.
Incêndios só com marcação de hora em Leiria
A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais acusam o comandante dos Bombeiros Municipais de Leiria de estar mais preocupado com a poupança de dinheiro do que com o socorro às populações.
"O comandante preocupa-se com a saída dos homens para as ocorrências perto da rendição dos turnos para não pagar horas extraordinárias", disse à agência Lusa o presidente do sindicato, Sérgio Carvalho, que é também vice presidente da ANBP, considerando que, no concelho de Leiria, os incêndios só podem ocorrer "com hora marcada".
As duas estruturas profissionais subscreveram um comunicado no qual anunciam que a 03 de Agosto, na sequência de um fogo, "o comandante questiona a saída dos elementos antes das 20 horas", pois "aparentemente não deveriam ter saído porque a Câmara Municipal não quer pagar horas extraordinárias".
Dois dias depois, para outro incêndio, "sai para o terreno um veículo, desta vez com apenas três elementos dos municipais", quando "deveriam sair cinco".
"Por ordem do comandante, não podem sair mais porque a cidade fica desguarnecida", acrescenta o comunicado em que a associação e sindicato "lamentam que a saída ao minuto para um incêndio seja condicionada pelo não pagamento das horas extraordinárias".
"Além da desobediência às normas estipuladas para o socorro, está assim posta em causa a segurança quer dos bombeiros, quer da população", referem as duas entidades, considerando que "a alteração de turnos/redução de efetivos", determinada pelo comandante, conduziu a "episódios" como estes
Contactado o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro remeteu esclarecimentos para o comandante dos bombeiros, informando que reitera a confiança neste responsável.
Já o comandante da corporação de Leiria, Artur Figueiredo, afirmou que as acusações são "completamente falsas", sustentando que "não foi colocado qualquer constrangimento pelo senhor presidente da câmara perante a necessidade de mobilizar mais pessoas para as ocorrências ou prolongar o serviço que está em curso".
A propósito do incêndio de dia 03, Artur Figueiredo assegurou que a única chamada de atenção que fez foi "ao chefe de serviço por não ter informado da situação oportunamente, para a coordenação ser feita de forma efectiva com todos os corpos de bombeiros".
O responsável adiantou que quatro dias depois, um outro fogo "obrigou ao prolongamento de serviço e não foi suscitada qualquer questão relativa ao pagamento de horas extraordinárias".
"Quanto ao segundo caso, foi o número de homens necessário face à situação e ao facto de estarem a ser despachados mais meios de outros corporações para a mesma ocorrência", acrescentou.
Fonte: DN
FIRESHELTER52
09/08/2010
Acidente em Olhão
Um motociclista de 23 anos morreu ontem à tarde ao despistar-se numa estrada perto de Quatrim do Norte, Olhão.
A vítima terá perdido o controlo da moto, numa recta.
Ao acidente responderam os bombeiros municipais de Olhão, GNR e INEM, que, no entanto, nada puderam fazer pela vítima.
O óbito foi declarado pelos médicos no local.
Fonte:CM
FIRESHELTER52
ANPC em declarações sobre morte de Bombeiro
Um bombeiro da corporação de Alcobaça morreu hoje à tarde depois do veículo tanque de combate a incêndios em que seguia se ter despistado.
Um colega, que seguia na mesma viatura, sofreu uma fractura.
Em comunicado, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) indica que o acidente ocorreu pelas 15h30 em Candal, São Pedro do Sul, tendo morrido o condutor do veículo, enquanto o chefe da viatura sofreu uma fractura num membro superior.
«Depois de terem sido evacuados todos os feridos, o veículo tanque foi atingido pelas chamas, tendo ardido na totalidade», explica a Proteção Civil, indicando que no local esteve um helicóptero do INEM, uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e uma ambulância de socorro.
O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria já tinha adiantado à agência Lusa a morte de um bombeiro e ferimentos graves noutro, desconhecendo na altura mais pormenores sobre o incidente. De acordo com o segundo comandante operacional nacional, José Codeço, o veículo tanque capotou junto ao foco de incêndio que permanece em São Pedro do Sul.
Segundo este responsável «o ferido está a ser avaliado [no local] pelos médicos do INEM» para se saber a gravidade da situação e se haverá, ou não, necessidade de ser transportado de helicóptero.
«Por razões óbvias, tivemos que suspender o combate ao incêndio para acorrer a essa ocorrência», referiu José Codeço.
Neste âmbito, o foco de incêndio que existia de manhã mantém-se, mas «mais desfavorável». «Houve aqui uma situação desfavorável. Em virtude deste acontecimento e por razões óbvias tivemos que descurar um pouco a parte do combate aos incêndios», justificou.
O responsável garantiu que não existem povoações em risco.
Jornal online: SOL
FIRESHELTER52
O «secretismo» na transferência de bombeiros profissionais em Faro
in; http://gaudencionabos.blogspot.com/2010/08/o-secretismo-na-transferencia-de.html
Cinco bombeiros profissionais dos antigos Municipais de Faro, agora integrados na “FOCON” foram transferidos para a Biblioteca e Museu Municipal, apesar desta ser a época de fogos florestais.
Contactado pelo semanário Algarve Press o Comandante da FOCON, Aníbal Silveira (ex. Comandante dos Bombeiros Voluntários de Faro), não quis comentar esta decisão do comando, remetendo as explicações para o Presidente da Câmara de Faro que justificou a transferência dos cinco bombeiros profissionais com falta de condições físicas dos mesmos “ verificou-se que não tinham condições físicas para algumas funções exigidas a um bombeiro, por isso, aproveitando os seus conhecimentos foram transferidos para edifícios públicos para executarem todas as normas de prevenção, nomeadamente, na verificação do estado e localização de extintores”.
O autarca de Faro desvalorizou ainda o facto de em época de incêndios o Comandante da “FOCON” estar de férias.
As coisas nos bombeiros vão de vento em popa.
O Comandante, único responsável operacional da FOCON, recusa-se a explicar as razões que estiveram na base da transferência de 5 bombeiros profissionais, deixando perceber que a decisão não foi sua e que não foi tomada por motivos operacionais, mas o Presidente da Câmara explica que o afastamento se deve a “motivos físicos”, desconhecendo-se se foi o próprio que realizou os exames de aptidão.
É claro que, tudo isto, cheira e sabe a castigo e a retaliação e evidência bem como as coisas são, actualmente, resolvidas pela força e pelo mando no Município de Faro.
Um dia a "casa" vai pegar fogo, pois qualquer bombeiro aspirante sabe que não se deitam achas para a fogueira, mas a Câmara de Faro parece sofrer de piromania.
Copia de texto do blog:http://gaudencionabos.blogspot.com
Helicóptero do INEM transporta vítima grave em Tavira
Foi evacuado de helicóptero a vitima quem caiu do 3º andar de um prédio em Tavira.
Socorrida no local pela SIV-INEM sediada em Tavira, foi posteriormente encaminhado na ambulância até á pista do Ginásio Clube de Tavira, onde o meio aéreo o transportou com um prognóstico muito reservado ao Hospital de Faro.
O meio aéreo do INEM saiu do local por volta das 19:10.
Estiveram envolvidos nas operações de socorro o INEM, a PSP, e Bombeiros Municipais.
FIRESHELTER52
Bombeiro Morre em Acidente
09/Agosto/2010
Um Auto Tanque dos Bombeiros de Alcobaça no teatro de operações do Incêndio de São Pedro do Sul despistou-se acabando por fazer vários feridos e um morto.
Despistou-se, capotou, e encarcerou os bombeiros entre duas frentes de fogo.
Três feridos graves e um morto foi o resultado deste fatídico sinistro.
Um Voto de pesar ao colega...
“Podemos não Voltar mas vamos”... Terá mesmo de ser assim?
FIRESHELTER52
08/08/2010
Helicópteros utilizados no Combate aos Incêndios em risco de parar...
Vão ficar sem 10 pilotos do Exército!
Os dez pilotos do Exército ao serviço da empresa estatal de meios aéreos EMA, que opera os helicópteros que combatem os incêndios florestais, já saíram das escalas de voo e vão voltar aquele ramo militar.
O Exército confirmou a «saída dos pilotos por motivos operacionais».
Numa resposta escrita, diz que os pilotos vão regressar às Forças Armadas por causa do início dos «programas de treino para os novos helicópteros NH-90».
...E assim em plena época de incêndios só boas noticias!
FIRESHELTER52
27 bombeiros feridos em Agosto
Cinco acidentes de viação, desde o inicio do mês de Agosto, em deslocações de viaturas de bombeiros para diversos incêndios provocaram 27feridos e um morto.
Outros quatro bombeiro também ficou feridos no combate às chamas em S. Pedro do Sul.
Na madrugada de ontem,o despiste de um carro provocou ferimentos em cinco bombeiros de Penela que seguiam para um incêndio no Cadaval.
A meio da tarde os operacionais "tiveram alta e estão a recuperar", disse o comandante da corporação.
A viatura "chocou com uma carrinha ligeira que não se terá apercebido da sinalização da marcha dos bombeiros", adiantou Raul Vasconcelos.
Na véspera seis bombeiros do agrupamento da Afocelca, despistaram-se quando seguiam para um incêndio florestal, em Castelo de Paiva.
Ainda na sexta-feira um autotanque dos bombeiros de Castelo Branco saiu da estrada, fazendo dois feridos.
No inicio da semana um veículo dos bombeiros de Cabo Ruivo despistou-se na A 1 e provocou um morto e 5cinco feridos.
O carro ficou destruído.
Um dia antes cinco bombeiros de Marco de Canaveses sofreram ferimentos ligeiros quando a viatura onde seguiam se despistou.
O carro ficou seriamente danificado.
DN
FIRESHELTER52
07/08/2010
Helicóptero do INEM activado para São Brás de Alportel
Um encontro de motociclistas em São Brás de Alportel acabou com a evacuação de uma vitima para o Hospital de Faro no helicóptero do INEM.
Tudo se deveu ao que indica a ANPC pelo CDOS de Faro a um mergulho numa piscina na zona da Fonte Férrea em São Brás de Alportel.
Com uma situação clínica reservada, o evento envolveu nas operações de socorro os Bombeiros de São Brás de Alportel, GNR e INEM.
FIRESHELTER52