03/11/2010

Curso de Condução defensiva para PSP e GNR do Algarve


Pela primeira vez no Algarve, meia centena de agentes de segurança do Algarve vão ter acesso a aulas de condução.

Não para tirarem a carta de novo, mas sim para aprender a dominar os carros em situações-limite.

“Nós vamos pô-los à prova em situações extremas, para que quando as enfrentem na realidade isso já não seja um factor de stress”, explica Paulo Pinheiro, director do Autódromo do Algarve.

“O objectivo é que os agentes ganhem mais domínio e controlo sobre as viaturas, de modo a melhorar a segurança deles e dos outros que circulam na estrada”.

A iniciativa, só tornada possível com o financiamento em cerca de 5 mil euros pelo Gabinete Coordenador de Segurança de Faro (dependente do Governo Civil de Faro), é pioneira e pretende dar formação aos agentes, que serão escolhidos pelos Comandos das respectivas forças de segurança até ao final do ano.

“Nós devemos proporcionar cada vez mais melhores condições de trabalho, operacionalidade e segurança e este treino é útil e reconhecido pelos Comandos como muito importante”, afirma Isilda Gomes, Governadora Civil de Faro. “Não significa que eles conduzissem mal, mas a formação contínua é uma obrigação de qualquer profissional e as forças de segurança não são excepção”, acrescenta.

O curso, cujo valor normal rondaria os 500 euros por agente, surge ao abrigo de um protocolo entre o Governo Civil de Faro e o Autódromo Internacional do Algarve que abrange outras áreas da prevenção rodoviária.

No caso da formação dos agentes, está também incluído um módulo especialmente adaptado às forças da autoridade, que prevê modos de perseguição e de intercepção de outros veículos.

Na sequência do protocolo estabelecido entre as duas entidades, a porta fica no entanto aberta a todos os profissionais das forças de segurança que queiram fazer o curso, nem que seja por conta própria.

“O Autódromo disponibilizou-se a fazer um desconto de cerca de 50 por cento a todos aqueles que queiram aproveitar para fazer o curso, por conta deles.


FIRESHELTER52

Sem comentários: