Dizia o Autor, que na altura era Instrutor de 1ª classe do Quadro Técnico da Escola de Socorrismo da Cruz Vermelha Portuguesa. “Ao organizar este trabalho, tive unicamente a intenção, de facilitar uma melhor aprendizagem das técnicas de primeiros socorros, àqueles que cheios de boa vontade e abnegação, constituem as tripulações das ambulâncias de intervenção. Porque não tenho pretensões “doutorais” e reconheço bem as minhas limitações, aceito consequentemente, toas as criticas, desde que construtivas” Manuel Joaquim Rodrigues Maçaneiro
Já por sua vez, na altura o Inspector Regional de Bombeiros do Algarve Dr. Lima Cascada, quis também deixar o seu parecer sobre o manual, o qual O enaltece devido ao seu conteúdo, a maneira fácil de consulta, e compreensão sobre o socorrismo e técnicas necessárias ao acto de salvar vidas, em especial a todos os que desenvolviam a actividade de socorro nos Bombeiros.
O livro é ainda assinado por vários médicos como Dr. João Vairinhos , o Dr. Seruca Emídio e ainda Dr. Aníbal Branco.
Ao longo de uma carreira de Bombeiro Sapador já com mais de 20 anos de Tripulante de Ambulância de Socorro ao ler este manual, ainda concordo com algumas das coisas que por aqui se descreveram, sendo que muitas delas deram origem ao que são hoje os elaborados manuais de Tripulantes de Ambulância de Socorro e algumas das suas técnicas, não nos podemos esquecer que as técnicas descritas eram as adequadas para o um pseudo-SIEM do final dos anos 80.
João Horta - FIRESHELTER52
2 comentários:
Bem haja Sr. Manuel Maçaneiro.....
Por acaso tinha um manual desses, ofereci ao museu do meu corpo de bombeiros, bons tempos que os primeiros socorros davam os primeiros passos.
Enviar um comentário