Os Corpos de Bombeiros contarão com uma extensão de operacionalidade das equipas DECIF, aquelas que estão vocacionadas para intervenção em contexto de incêndios florestais.
A ANPC estendeu a continuação das equipas até 31 de Outubro, devido, aos factores meteorológicos que afectam todo continente, elevando a probabilidade da ocorrência de incêndios florestais, tal como se regista neste final de Setembro e princípio de Outubro.
As Equipas do DECIF que operam no ataque inicial no concelho de Tavira são compostas por 7 elementos dos Bombeiros Municipais apoiadas por um veículo florestal de combate a incêndios e um Auto-tanque, operam 24 horas por dia e a sua prontidão de saída é ao minuto.
Actuam no Concelho de Tavira, mas numa conjugação de trabalho inicial musculado, com o objectivo do domínio rápido de qualquer foco de incêndio, articulam o seu serviço para todos os incêndios de interface florestal rural ao primeiro alarme nos concelhos de Olhão, Castro-Marim, São Brás, Vila Real e Alcoutim.
Da mesma forma, a resposta é igual por parte destes Corpos de Bombeiros em ataque inicial sempre que surge um foco de incêndio no Concelho de Tavira.
Durante a fase Charley do DECIF, as equipas eram apoiadas por helicópteros e brigadas helitransportadas o que já não se verifica desde 30 de Setembro.
Em contexto de ataque ampliado “reforço”, os Bombeiros no Algarve dispõem de um grupo formado por 4 corporações em prontidão para ajuda em caso de necessidade de meios de ataque.
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário