25/01/2012

Alunos da Primária visitam Bombeiros Municipais

Uma turna do 2º ano da Escola da Porta Nova em Tavira, dentro do programa escolar que visava a visita a várias instituições do concelho visitou hoje de manhã o quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira.

Entre conversas e visita, foi sendo divulgado às crianças a missão dos Bombeiros na comunidade, as diversas vertentes do socorro exercidas pelos bombeiros e ainda os meios que apoiam o serviço, tal como ambulâncias, veículos de combate a incêndios, auto escadas, barcos entre outros.

Os alunos tiveram oportunidade de interagir com alguns equipamentos, como por exemplo Aparelhos Respiratórios usados pelos bombeiros em incêndios urbanos, linhas de mangueiras e agulhetas, visitaram por dentro as ambulâncias de emergência e trabalharam inclusive com um sistema de produção de Espuma de Ar Comprimido, “CAF”.

Visitaram as instalações e poderam ver de perto os diversos equipamentos de proteção individual usado pelos bombeiros nas diversas atividades.

No final da acão foi tirada uma fotografia de grupo para mais tarde recordar esta pequena “grande” aventura, e entregue uma agenda ilustrada com o tema defesa da floresta a cada aluno.




FIRESHELTER52

1 comentário:

emilio disse...

VISITAS DE ESTUDO!
Tal como esta escola,(a da Porta Nova),muitas outras deveriam seguir o seu exemplo,porque a visita de estudo seja ela onde fôr é sempre motivadora e, constitui ao aluno, uma saída do seu espaço escolar.A visita de estudo é, mais que um passeio,serve de aprendizagem e, transmite-lhes conhecimentos.È o interligar da teoria á prática,onde o aluno aprofunda o conhecimento,aprende imensas coisas e, é também uma maneira de interagir com todos os promenores.
Para muitos alunos,estas visitas muitas das vêzes, são consideradas só de passeio,porque afinal para eles, não é mais que um dia sem aulas e, fora da escola, para outros,já não será bem assim.Depende, se é ou não ao seu gosto,para aqueles que no final não gostaram resta-lhes apenas dizer foi "uma seca".
Infelizmente,nota-se cada vêz mais, um acréscimo de desmotivação quer por parte dos alunos, ou até mesmo por parte dos professores,o que é bastante mau.Esperemos que não seja a "crise" o motivo desta desmotivação, porque estão todos envolvidos;alunos, professores e encarregados de educação!