10/04/2012

ENB apresenta Curso de Combate a Flashover


A Escola Nacional de Bombeiros promove de terça a quinta-feira o primeiro curso de combate ao "flashover", fenómeno que é uma das principais causas de morte entre Bombeiros no Combate a Incêndios.

O curso realiza-se no pólo de São João da Madeira da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e será dirigido por dois técnicos belgas e um francês, aos quais caberá preparar 10 bombeiros formadores portugueses, para que estes possam depois ministrar idêntica formação a corporações do país.

Em declarações à agência Lusa, Paulo Rocha, coordenador da ENB, explicou que até agora, "a formação na área do 'flashover' sempre decorreu em Espanha ou países próximos, com todos os custos que isso implicava em termos de deslocações.

"Agora, graças à parceria com a empresa Vianas [especializada em equipamentos de prevenção, combate a incêndios, proteção e segurança], temos disponível um contentor especial em que podemos reproduzir as características do 'flashover' e arrancar com a formação a este nível em Portugal", declarou.

Os primeiros participantes do curso serão aqueles que, no futuro, deverão formar os demais bombeiros que tenham interesse neste domínio do combate a incêndios - de acordo com um plano de formação a definir pelo polo da ENB de São João da Madeira, que, dos três existentes no país, é o que está mais vocacionado para a técnica relativa a fogos urbanos.

Em S. João da Madeira, os participantes do "I Curso Flashover" vão "aprender a reconhecer os aspetos mais importantes do fenómeno à medida que ele está a acontecer - já que não se trata de uma situação que surja de um segundo para o outro - e vão também conhecer as melhores técnicas para que possam controlá-lo sem risco de vida".

Admitindo que o "flashover" tem características "fáceis de visualizar" e que "a maior dificuldade era saber como lidar com elas", Paulo Rocha garante que os formandos conseguirão, em apenas três dias, dominar "todas as técnicas necessárias para lidar com o fenómeno, em termos de combustão, temperatura e ventilação".

Os exercícios necessários para o efeito vão ser simulados no interior de um contentor, com 12 metros de comprimento por três de largura, devidamente preparado pela Vianas para a formação.

Com sede em Gondomar, a empresa foi eleita PME Líder em 2011 e é apontada como uma referência nacional no mercado do fornecimento e assistência de equipamentos na área da prevenção, do combate a incêndios, da proteção individual e coletiva e da segurança passiva e ativa.

FIRESHELTER52

1 comentário:

Anónimo disse...

Atenção que a 4 anos a esta parte o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa tem credenciados a nível internacional formadores em "Flashover CFBT". Já foram formados na Escola do Regimento cerca de 400 bombeiros , Profissionais, Voluntários e Monicipais com o Curso de Controlo de Flashover Nivel I. Quando se diz que é enédito em Portugal este tipo de formação tem que se ter cuidado com essa informação.