Uma proposta nesse sentido foi já feita pelos bombeiros do Algarve, mas a intenção poderá vir a estender-se a outras zonas do País.
Isso mesmo foi ontem admitido pelo vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Rodeia Machado, que na véspera participou, em Faro, num fórum sobre o futuro dos ‘soldados da paz’ algarvios, onde frisou que o INEM "paga apenas entre 30 a 40% das despesas que os bombeiros têm
com a emergência".
"Trata-se de uma proposta da Federação dos Bombeiros do Algarve, sobre a qual a Liga já se debruçou, mas ainda não tomou qualquer decisão", salientou Rodeia Machado.
O responsável considerou, contudo, ser a situação "muito preocupante", pelo que o Conselho Executivo da Liga irá "propor, com urgência, alterações com vista à sua resolução, nomeadamente a atualização de preços".
Caso tal não aconteça, não é de excluir que a posição algarvia possa vira a ter eco mais a norte. "Trata-se de um problema que ameaça tornar-se insustentável a nível nacional", admitiu o vice-presidente da Liga, que esclareceu serem 229 as ambulâncias entregues pelo INEM aos corpos de bombeiros nacionais.
"Essas ambulâncias custam ao INEM oito milhões de euros, mas a verba não é suficiente para as associações de bombeiros conseguirem pagar às equipas, que trabalham 24 sobre 24 horas".
Rodeia Machado revelou ainda que, no Algarve, "devido à situação económica, muito complicada, se não houver alterações significativas terá de haver despedimento de pessoal em várias associações".
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/bombeiros-ameacam-entregar-ambulancias
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário