03/09/2012

Condições mantém-se favoráveis à propagação de incêndios

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê a manutenção das condições de tempo quente e seco e algum vento para o início desta semana, uma situação "favorável à propagação de incêndios".

A situação meteorológica não vai ter grandes alterações esta segunda-feira e terça-feira.

As temperaturas continuam altas, o vento vai continuar a soprar fraco ou moderado do quadrante Leste, com rajadas nas terras altas.

É uma situação semelhante à que se viveu ontem [domingo] e é o que se prevê para o início desta semana", disse à agência Lusa a meteorologista do IM Paula Leitão.

"Normalmente estas condições, de tempo quente e seco, e com um bocadinho de vento, são favoráveis à propagação de incêndios", acrescentou.

O IM tem esta segunda-feira um alerta amarelo para os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal e para o arquipélago da Madeira, devido ao calor.

O alerta amarelo representa, segundo as definições do IM, uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Leiria espera esta segunda-feira uma temperatura máxima de 34 graus, a mesma que Lisboa. Setúbal espera 35 graus.

Santarém, distrito ao qual pertence a região de Ourém, fustigada desde domingo por um violento incêndio, ainda a lavrar, espera para esta segunda-feira uma temperatura máxima de 34 graus e vento fraco.

Correio da Manhã

FIRESHELTER52

Sem comentários: