23/11/2012

MADEIRA - “situação meteorológica de risco extremo”

O Instituto de Meteorologia emitiu um aviso vermelho para a Madeira, devido ao tempo severo previsto para este fim-de-semana. O período mais delicado será entre o início da noite de sábado e o meio-dia de domingo.

A previsão de uma “situação meteorológica de risco extremo” justifica o aviso máximo, entre os quatro utilizados pelo Instituto de Meteorologia.

Nas regiões montanhosas, na costa norte e na costa sul da ilha da Madeira, onde há previsão de chuva forte, o aviso vermelho é válido entre as 18h de sábado e as 12h de domingo. Nas montanhas, o vento deverá soprar excepcionalmente forte de norte, com rajadas na ordem dos 140 quilómetros por hora.

No Porto Santo, o alerta também vale entre as 18h de sábado e as 12h de domingo, devido a períodos de chuva ou aguaceiros fortes. O vento soprará de forte a muito forte de norte/nordeste, com rajadas na ordem dos cem quilómetros por hora.

O Governo Regional apelou esta sexta-feira à população para que cumpra as orientações da Protecção Civil. O secretário dos Assuntos Sociais da Madeira, Francisco Jardim Ramos, que tem a tutela da Protecção Civil, pediu às pessoas que "se mantenham em lugares seguros, não saiam de casa se não for necessário, não circulem por zonas altas ou perigosas e mantenham confiança nas orientações que forem sendo dadas pelas autoridades da meteorologia e da Protecção Civil".

O gabinete do primeiro-ministro contactou o Serviço Regional de Protecção Civil para recolher mais informações sobre a previsão de condições atmosféricas adversas, que poderão condicionar o movimento do aeroporto da Madeira. Pedro Passos Coelho tem programado para domingo uma deslocação ao Funchal, para participar na sessão de encerramento do congresso regional do PSD-Madeira, marcada para as 15h.

http://www.publico.pt

FIRESHELTER52

Sem comentários: