Muitos já terão ouvido falar da suposta “profecia” Maia do fim do mundo, previsto para 21 de dezembro de 2012 e que seria provocado por uma conjugação de vários fenómenos astronómicos.
Para desfazer qualquer equívoco, fica o esclarecimento:
Nenhuma das supostas “causas” astronómicas para o fim do mundo realmente ocorre no dia 21.
- Nenhum eixo da Terra irá inverter.
- A Terra não estará alinhada com outros planetas, nem com o centro da Via Láctea. Aliás, este último até é impossível de ocorrer, embora haja um quase alinhamento duas vezes por ano, nos dias dos solstícios.
- Não anda nenhum planeta estranho a passear-se pelo Sistema Solar, que venha chocar connosco.
Por isso, se o mundo realmente acabar nesse dia, não será por causas astronómicas.
Agora que este assunto está arrumado, de volta ao início do mês, dia 1, quando poderemos ver, a partir das 6h30 da manhã, um alinhamento dos planetas Mercúrio, Vénus e Saturno.
Estes estarão igualmente espaçados no céu entre os dias 2 e 3, mas depois disso, Saturno vai-se afastar cada vez mais dos outros dois, que por sua vez se vão aproximando do Sol, no céu.
No fim de dezembro já não será possível ver Mercúrio, e mesmo Vénus só será visível pouco antes do Sol nascer.
Já a nossa Lua estará em quarto minguante no dia 6, passando a 4 graus de Saturno no dia 10, a apenas 1,5 graus de Vénus no dia 11, e estará praticamente colada a Mercúrio no dia 12.
O céu virado a Este, por volta das 23h30 do dia 13 de dezembro.
A essa hora o radiante das Geminíadas está bem alto no céu, e praticamente virado a Este. (Imagem: Stellarium)
Felizmente, a Lua estará Nova no dia 13, já que nesse dia, se o tempo o permitir, poderemos ver, por volta das 23h30, o pico da chuva de estrelas das Geminíadas.
Ativa entre 4 e 17 de dezembro, esta chuva, que tem um máximo previsto de 120 meteoros por hora (em céus escuros), deve o seu nome a Gémeos, a constelação onde está situado o radiante (o ponto no céu de onde parecem vir os meteoros).
No dia 20, a Lua estará em quarto crescente.
Às 11h12 do dia 21, ocorre o solstício de Inverno (no hemisfério Norte), chegando assim ao fim o Outono.
Este é o dia em que, ao meio-dia, o Sol passa no ponto mais baixo do ano, a pouco mais de 25 graus acima do horizonte. É por isso o dia mais pequeno do ano, com duração entre 9h13 no Porto e 10h no Funchal.
Neste dia, o Sol só nasce perto das 8 da manhã (um pouco antes em Faro), com portuenses a despedirem-se dele pouco depois da 17h10, lisboetas e farenses cerca de 10 minutos depois, e os funchalenses pelas 18h05.
Nos Açores, o nascimento e o ocaso ocorrem, respetivamente, perto da 8 da manhã e das 17h30, mas na hora legal das ilhas.
A Lua atinge o apogeu (o ponto da sua órbita em que está mais afastado da Terra) no dia de Natal, estando no dia seguinte “colada” a Júpiter no céu. E com o mês (e o ano de 2012) quase a terminar, teremos uma bela Lua Cheia no dia 28.
Boas observações, com votos de um 2013 cheio de estrelas.
Autor: Ricardo Cardoso Reis (CAUP)
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva
FIRESHELTER52
1 comentário:
A MINHA OPINIAO...
2012 sera um ano como outro qualquer,com tragedias e tristezas para uns,mas tambem concerteza com algumas alegrias ainda que(poucas) para outros!
Sao varias as versoes sobre o fim do mundo. Eu ja li,ouvi e vi tantos artigos sobre este tema, que realmente depois de passar o ano 2000 e nada aconteceu,deixei de acreditar e pensar nisso,sei sim,que ele se vai acabando para os que partem mais cedo,para esses sim, vai acabando,mas qual o dia tambem ninguem ainda o sabe.Eu nao tenho duvidas,que a nossa civilizacao esta a beira de um colapso.Nunca tivemos tao mergulhados em tantas crises ao mesmo tempo,tais como:Excesso de populacao,pobreza e desigualdade, crise financeira mundial,crise alimentar,crise energetica, escassez de agua e petroleo, consumismo frenetico, ameacas terroristas,ameacas de guerras nucleares, doencas mortais, escandalos e corrupcao com politicos,mudancas climatericas, aumento de catastrofes, extincao de especies,mais violencia etc.etc..Se vereficarmos tudo isto e refletirmos um pouco, veremos que independentemente das profecias, caminhamos a passos largos para o precipicio.Que para mim, nao sera o fim do mundo,mas sim, o fim de um "tipo de mundo".
Portanto meus amigos,neste meu pouco saber, a minha opiniao e que; Esquecamos o Fim do Mundo,e vamos viver e preservar o presente...
Enviar um comentário