“Juntos salvamos vidas” é o mote escolhido para o projeto de intervenção comunitária que mobiliza a cidade de Faro no próximo dia 12 de maio e que está a ser organizado por um grupo de parceiros responsáveis pela promoção da saúde na comunidade farense.
A iniciativa tem lugar na data em que se assinala o Dia Internacional do Enfermeiro e envolve, entre outros colaboradores, quase 100 Enfermeiros e Estudantes de Enfermagem que terão a responsabilidade de capacitar o cidadão comum a responder da melhor forma a situações de paragem cardiorrespiratória nos adultos, o que pode fazer a diferença entre a vida e a morte.
Aliando uma breve introdução teórica à aplicação prática, o evento inicia-se logo pelas 9:00 horas no auditório da Escola Superior de Saúde, onde os participantes terão o primeiro contacto com os princípios básicos da cadeia de sobrevivência e do suporte básico de vida.
Em seguida, num espaço ajardinado contíguo ao Teatro das Figuras, os participantes terão a oportunidade de executarem exercícios e simulações de desobstrução das vias aéreas, posição lateral de segurança e suporte básico de vida, treinando estas manobras e procedimentos nas três estações práticas disponíveis para o efeito.
A iniciativa prevê também a organização de uma exposição de viaturas de emergência, bem como de outros recursos implicados no Sistema Integrado de Emergência Médica, pelo que toda a população pode assistir às atividades dinamizadas e visitar a exposição patente.
A encerrar o programa do dia, a Sede do Moto Clube de Faro acolhe a festa de encerramento do evento, aberta à participação de todos.
As inscrições são gratuitas mas limitadas a 250 participantes, pelo que os interessados deverão realizar a sua inscrição num dos quatro pontos disponíveis: Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, Hospital de Faro (portaria principal), Moto Clube de Faro (sede) ou ainda na Delegação de Faro da Cruz Vermelha Portuguesa.
A iniciativa é promovida pela Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, e conta com o apoio do Hospital de Faro, a Administração Regional de Saúde do Algarve, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Câmara Municipal de Faro, o Instituto Nacional de Emergência Médica, o Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro e o Moto Clube de Faro.
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário