Chamado VM – Vigilância de Mortalidade, o sistema disponibiliza dados em tempo real, com base no novo registo de certificados de óbito – Sistema de Informação dos Certificados de Óbito (SICO). O portal permite ver, por dia, o número de mortes e algumas das respetivas causas, separando o que são causas “naturais” das “externas”, nas quais estão incluídos os acidentes de trânsito ou de trabalho, homicídios e suicídios.
O portal disponibiliza os dados por dia, semana ou mês, mas sem acumular os totais ao longo dos meses. Somando os totais desde janeiro de 2014.
O sistema permite às autoridades “iniciar uma intervenção rápida” caso venha a ser necessário, como em situações como ondas de calor ou outros fenómenos climáticos extremos, na vigilância da gripe ou caso surjam mortes por doenças incomuns.
“Permite-nos em tempo real ver o impacto das épocas gripais na mortalidade, por exemplo. E permite-nos perceber se está a morrer-se mais ou menos em Portugal”, indicou a especialista em saúde pública.
link: https://servicos.min-saude.pt/sico/faces/estatisticas.jsp
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário