Separadores SAFEPLACE52

30/11/2014

Cerimónia Pública do Balanço do DECIF14 Algarve

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), através do seu Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro promove, no próximo dia 1 de dezembro, pelas 11:00 horas, a cerimónia pública do balanço da Defesa da Floresta Contra Incêndios 2014 na Região do Algarve.

Intervirá, em nome de cada um dos pilares do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, o representante do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), no que respeita à Prevenção Estrutural e Sensibilização, o representante da Guarda Nacional Republicana (GNR), no que respeita à Prevenção Operacional, Vigilância, Deteção e Fiscalização e o representante da ANPC, no que respeita ao combate, o qual fará um Balanço do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF) instalado na Região do Algarve.

Após a apresentação do balanço do DECIF será feito o ponto de situação relativo ao Plano de Reequipamento Estratégico da Proteção Civil do Algarve no âmbito da candidatura ao Programa Operacional (PO) Algarve 21, cujo promotor foi a Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL, enquadrando os 16 Municípios da Região.

A sessão terá lugar no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, sita na Praça da Liberdade (Pontinha), em Faro, e contará com a presença dos diversos Agentes de Proteção Civil e Entidades Cooperantes.

Paralelamente, na Praça da Liberdade (Pontinha), terá lugar uma exposição estática de veículos e equipamentos adquiridos, no âmbito do PO Algarve 21, para os Corpos de Bombeiros e Base de Apoio Logística do Algarve.

Por: ANPC

FIRESHELTER52

28/11/2014

Acidente com Camião perto da Ponte de São Domingos Assêca

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam a um incidente com um ligeiro de mercadorias no cruzamento da EN514 com a 514-A (junto à ponte de São Domingos).

Foram auxiliados por uma máquina da junta de freguesia (Santa Maria- Santiago)


FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais responderam a Dezenas de Emergências

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a última madrugada de sexta-feira a dezenas de emergências causadas pelos fenómenos meteorológicos que atingiram a região.

Um pouco antes da meia noite a zona mais a sul do Concelho foi fustigada por ventos e chuva que provocaram muitos estragos e pedidos de ajuda aos Bombeiros Municipais.

Entre outros contabilizam-se dezenas de quedas de árvores em Tavira, Conceição e a muito fustigada Santa luzia, onde no bairro quase todas as árvores tiveram de sofrer intervenções de corte e estabilização.

De realçar que das dezenas de alertas para quedas de árvores duas atingiram viaturas estacionadas na via pública.

Quedas de pedras de barreiras para as estradas e o encerramento da ponte de São Domingos na Assêca foram outras tantas intervenções que duraram pela manhã sem dar descanso as equipas de socorro.
FIRESHELTER52

27/11/2014

... E para esta madrugada... Chuva Ondas e Vento forte!!!

Fica aqui mais um indicador meteo para o tempo que se vai fazer sentir na próxima noite e madrugada na zona de Tavira.

Com uma manhã de sol, linda sem vento, primaveril podendo mesmo dizer assim espera-se uma noite com ventos fortes rondando os 50 km/hora e muita chuva.

Fica ai a imagem do simulador do WindGURU para a zona... dê logo uma espreitadela para o próximo Sábado... coisa feia a passar por estas bandas...

(clique na imagem para aumentar)



FIRESHELTER52

Detido por tráfico de droga em Santa Luzia

Militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Tavira detiveram na tarde de segunda-feira, em Santa Luzia (Tavira), um homem com 46 anos por tráfico de estupefacientes.

“Os militares do NIC abordaram o suspeito na via pública em virtude do mesmo apresentar comportamento suspeito, tendo-se constatado que se encontrava na posse de 43 doses individuais de heroína”, explicou fonte da GNR.

.jornaldoalgarve.pt

FIRESHELTER52

26/11/2014

Previsão de Tempestade - Tempo para Tavira

Aviso nível 1 foi emitido para Marrocos, SW Espanha e Sul Portugal principalmente para a precipitação excessiva acompanhada de trovoada forte.

Fonte - European Storm Forecast




Mapa de previsão para Tavira de Quarta a Sexta



(clique nas imagens para aumentar)

FIRESHELTER52

Canção para ensinar crianças a executar reanimação - "RCP desde mi cole"

Brutal ou simplesmente fantástico este post...

Um vídeo que circula nas redes sociais onde a enfermeira espanhola Maria Luz Alvarez Zapata, escreveu uma canção para que crianças entre o 3 e os 7 anos aprendessem a realizar manobras de Suporte Básico de Vida, onde inclui a posição lateral de segurança e a reanimação cárdio respiratória.

Esta enfremeira, criou o projeto "Feng" para ensinar suporte básico de vida na escola da sua filha.
As crianças aprende depressa e a brincar.

Adorei..... merece ser partilhado por todo mundo



FIRESHELTER52

Os 5 maiores problemas que afectam o sono e a saude

Ficar a revirar na cama e a lutar para dormir é um sentimento familiar para muitos. 

1. Barulho e desconforto
Podemos sentir-nos sonolentos quando começamos a adormecer, mas o nosso cérebro ainda está activo. Por isso, ruídos ou desconforto podem perturbar. À medida que entramos num sono leve, uma área do cérebro chamada hipotálamo começa a bloquear o fluxo de informações dos nossos sentidos para o resto do cérebro. Mas ainda deixa passar ruídos, que são capazes de nos despertar. Após cerca de meia hora de sono leve, a maioria entra num tipo de sono profundo chamado de sono de ondas lentas. O nosso cérebro fica menos sensível e torna-se muito mais difícil ser acordado. Mas algumas coisas irão sempre acontecer - como os nossos nomes a serem chamados em voz alta. Perder partes do nosso ciclo de sono habitual reduz a qualidade e a quantidade de sono.

2. Rotinas irregulares
Todos nós temos um relógio biológico interno que nos diz quando estamos cansados. Este ajuda a sincronizar milhares de células no nosso corpo a um ciclo de 24 horas chamado de ritmo circadiano. O principal sincronizador para o nosso relógio biológico é a luz. Os nossos olhos reagem à luz e ao escuro mesmo quando as nossas pálpebras estão fechadas. A luz do dia faz com que o cérebro reduza a produção da hormona do sono melatonina. Isso faz com que as pessoas se sintam mais alertas. Se dormimos menos durante a noite - por ir para a cama tarde ou acordar cedo -, é improvável que tenhamos o tempo de sono profundo que precisamos. Fechar as cortinas para bloquear totalmente a entrada de luz do sol ajuda a melhorar a qualidade do sono.

3. Temperatura errada
A nossa temperatura corporal normalmente cai meio grau quando estamos a dormir. Assim, quando o sono se aproxima, o nosso relógio biológico faz os vasos sanguíneos nas nossas mãos, rosto e pés dilatarem-se para perder calor. Mas, quando está muito frio, ficamos inquietos e temos dificuldade para dormir. Ou, se os nossos quartos ou edredons são muito quentes, os nossos corpos não conseguem perder calor, o que também pode causar inquietação.

4. Comida e bebida
Podemos ter problemas em dormir depois de consumir alimentos e bebidas que agem como estimulantes. Bebidas ricas em cafeína podem tornar mais difícil adormecer e interferir no nosso sono profundo. Café - A cafeína pode ficar no nosso sistema por muitas horas. Por isso, a nossa qualidade de sono pode ser afectada pelas bebidas com cafeína que consumimos ao longo do dia. Álcool - Durante uma noite, geralmente temos de seis a sete ciclos de REM (movimento rápido dos olhos) do sono, durante o qual os nossos cérebros processam a informação que absorvemos durante o dia. Isto faz com que nos sintamos revigorados. Mas uma noite de copos significa, normalmente, que teremos apenas um ou dois ciclos e acordaremos cansados. Comida - Alimentos que contêm uma substância química chamada tiramina - como bacon, queijo, nozes e vinho tinto - podem manter-nos acordados durante a noite. Isto acontece porque a tiramina provoca a libertação de noradrenalina, um estimulante cerebral. Hidratos de carbono - Refeições ricas em hidratos de carbono iniciam uma cadeia de reacções que faz com que sintamos sono. Quando são digeridos, os hidratos de carbono libertam insulina, que ajudam o triptofano a entrar no cérebro. Ali, este transforma-se em seratonina, que provoca sono. Proteínas - Comer proteínas tem o efeito oposto. Estas transformam-se em aminoácidos, que reduzem a quantidade de triptofano no cérebro. Dessa forma, menos seratonina é produzida, o que nos faz ficar mais alertas.

5. Mente ocupada
O stresse é um inimigo do sono. Na cama, a nossa mente fica livre para passear - e ansiedade a respeito do sono só piora a situação. É difícil manter a noção do tempo quando se está deitado no escuro a tentar dormir. As pessoas muitas vezes adormecem e acordam novamente, mas acham que ficaram o tempo todo acordadas. Isto leva ao sono fragmentado, com muito menos tempo despendido nos importantes estágios de sono profundo. Especialistas em sono recomendam que as pessoas com este problema se levantem e façam uma actividade que distraia a mente de preocupações - como um quebra-cabeças - antes de tentar adormecer novamente.

Veja quatro coisas que podem acontecer se não descansar o suficiente.

1. Resfriados ou gripes
Pouco sono pode prejudicar o seu sistema imunológico, tornando-se mais difícil combater doenças como a gripe. Também pode aumentar o tempo de recuperação de uma doença.

2. Ganho de peso
Acredita-se que a falta de sono estimula o ganho de peso. Cientistas afirmam que dormir mal aumenta o apetite ao elevar os níveis de hormonas relacionadas com a fome.

3. Depressão
Muitas vezes, ficamos irritados após uma noite de sono má. A privação de sono por um tempo prolongado pode levar a desordens de longo prazo, como depressão e ansiedade

4. Redução da fertilidade

Acredita-se que a falta de sono pode tornar mais difícil conceber um bebé, ao reduzir a libertação de hormonas de reprodução.

FIRESHELTER52

25/11/2014

Mass Training SBV na Escola Secundária de Tavira

Decorreu no passado dia 21 na Escola Secundária de Tavira um MASS TRAINING de Suporte Básico de Vida desenvolvido pelo INEM com a colaboração dos Bombeiros Municipais de Tavira e Policia de Segurança Pública.

A ação durou todo o dia e chegou até perto de 270 alunos do 11º e 12º ano da Escola Secundária.

Primariamente desenvolvida uma palestra sobre o Sistema Integrado de Emergência Médica - SIEM acompanhada de seguida pela interação em contexto de quadros de Suporte Básico de Vida, Desobstrução de Via Aérea, Posição Lateral de Segurança e ainda a interação com um veiculo de emergência.

Desta forma os alunos e os professores que os acompanhavam tiveram a hipótese de observar as demonstrações dos técnicos e de seguida sendo divididos por várias bancas, puderam praticar em contexto formativo cada uma das ações descritas no parágrafo anterior.

A ação decorreu com o sucesso esperado junto da comunidade escolar.




FIRESHELTER52

Telemóveis fornecem mapas da densidade populacional portuguesa

Bastaram registos anónimos de milhões de chamadas móveis para se conseguir cartografar as deslocações dos portugueses no dia-a-dia, ao fim-de-semana ou nas férias. A técnica poderá ser utilizada, por exemplo, em caso de urgência humanitária ou de catástrofe natural, em regiões do mundo onde não existem dados demográficos fiáveis ou actualizados.

Para realizar o estudo, os cientistas utilizaram milhões de registos de chamadas móveis fornecidos por operadores de telecomunicações móveis de Portugal e França. “Em Portugal, tivemos acesso aos dados de dois milhões de utilizadores (cerca de 20% da população) e em Franca aos de 17 milhões de utilizadores (perto de 30% da população)”, disse ao PÚBLICO Catherine Linard, co-autora da Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica). Porquê Portugal? “Escolhemos Portugal simplesmente porque tínhamos acesso a uma base de dados de chamadas e os dados do censo português são suficientemente precisos”, explica a cientista.

Os dados de recenseamento são necessários para calibrar os parâmetros do método que permite mapear a população a partir das chamadas móveis. E serão sempre necessários, salienta ainda, uma vez que os comportamentos ligados à utilização do telemóvel podem evoluir. “Precisamos deles nem que seja para conhecer o número total de habitantes” de um país.

O método dos telemóveis tem contudo uma clara vantagem em relação ao das imagens de satélite: é mais robusto quando não há dados de recenseamento, diz Catherine Linard. Claro que é sempre melhor dispor desses dados, mas mesmo quando eles não existem, consegue-se obter uma boa estimativa da população directamente a partir dos registos de chamadas e da taxa de penetração dos telemóveis. Algo que não é possível com o método da detecção remota, onde o cálculo das densidades populacionais só pode ser feito com base nos censos.

http://www.publico.pt/

FIRESHELTER52

24/11/2014

O síndroma da opinião precoce

UMA DAS DOENÇAS mais comuns em Portugal é o Síndroma da Opinião Precoce. 

Infelizmente, é muito difícil discutir e tratar esta doença. A maioria dos doentes não a reconhece como um problema, acabando por emitir opiniões várias vezes ao dia, muitas vezes sem qualquer provocação, em sucessão, provocando grande sofrimento a familiares e amigos.

Quem sofre desta doença é incapaz de ouvir um telejornal, ler uma revista, ouvir um político, assistir a um acidente, encontrar um amigo ou, enfim, andar pela rua sem emitir, constantemente e em grande volume, opiniões sonoras e cheias de certezas.

Outros dos sintomas desta doença é a aparente surdez — pois enquanto emite várias opiniões, o doente não ouve ninguém.

É fácil ainda detectar a doença pelo radicalismo das opiniões e ainda pela completa indiferença a factos ou argumentos.

O Síndroma da Opinião Precoce estraga conversas, leva a conclusões absurdas, impede o doente de procurar a melhor opinião possível, causa irritação e chega a destruir lares e famílias aparentemente felizes. Além disso, transforma o doente numa pessoa triste, irritada, convencida que vive num mundo louco, um mundo que não segue as opiniões de quem sabe (o próprio doente, claro).
Quem sofre desta doença é incapaz de ouvir um telejornal, ler uma revista, ouvir um político, assistir a um acidente, encontrar um amigo ou, enfim, andar pela rua sem emitir, constantemente e em grande volume, opiniões sonoras e cheias de certezas.

HÁ TÉCNICAS PARA evitar este problema: quando o doente sente que está quase a emitir uma opinião antes do tempo devido, deve pensar noutra coisa. Ou então, pode pensar no mesmo assunto, noutra perspectiva — digamos que doutra posição. O doente pode ainda tentar pensar nos argumentos de quem está a discutir com ele — porque uma conversa é sempre a dois e o fruir do parceiro é também importante.

Há ainda exercícios para evitar a opinião precoce. O doente é obrigado a morder a língua quando emite uma opinião e deve aceitar que não é obrigado a “achar” coisas sobre tudo e, mesmo que ache, pode guardar as suas opiniões para si.

Outro dos exercícios, mais avançados, obriga o doente a procurar argumentos contrários, a procurar factos, a ouvir várias opiniões, a estruturar a opinião, a deixar de pensar que os outros são todos parvos. Estes exercícios são extenuantes e têm tido pouca adesão.

Uma das consequências tristes do Síndroma da Opinião Precoce é a solidão dos doentes. Mais tarde ou mais cedo, os parceiros de argumentação deixam de se interessar pelas opiniões do doente, precoces ou não.
… quando o doente sente que está quase a emitir uma opinião antes do tempo devido, deve pensar noutra coisa.

22/11/2014

Helicópteros da Força Aérea vão voar em Tavira

A Esquadra 552 “Zangões”, da Força Aérea Portuguesa, composta por helicópteros Alouette III,vai estar em Tavira, entre os dias 24 e 27 de novembro, para efetuar missões de treino.

Os “Zangões” vão estar destacados no Regimento de Infantaria 1 de Tavira e lançarão, a partir deste local, missões de qualificação de pilotos e treinos de busca e salvamento.


FIRESHELTER52

21/11/2014

Fire-Lab Universidade de Coimbra

Segundo Amílcar Falcão, vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC), dentro de dois anos, irá estar a funcionar na zona do Pólo II, o Fire-Lab-UC, que terá como objetivo acolher os vários projetos de investigação portugueses e europeus na área do comportamento ao fogo dos mais diversos materiais.

Em declarações ao Diário de Coimbra, o vice-reitor da UC declarou que “a UC tem, neste momento, várias plataformas de investigação constituídas. Esta será uma delas”. Sublinhando igualmente a importância de "melhorar a capacidade de trabalho nesta área de investigação", funcionando como um "up-grade" do Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF), com "o equipamento científico mais avançado", para Amílcar Falcão, a constituição do Fire-Lab-UC é "uma grande aposta da UC" no que respeita à investigação aplicada.

O responsável da UC adiantou ainda que um dos objetivos do FireLab-UC é “apoiar a Proteção Civil, os bombeiros e os militares, na deteção e combate de incêndios florestais”, bem como desenvolver investigação a nível de ensaios de resistência ao fogo em vigas, pilares e lajes para facilitar o combate aos incêndios urbanos. O FireLab-UC procurará ainda ser parceiro do tecido empresarial e industrial para o desenvolvimento de novos produtos.

Recorde-se que Amílcar Falcão referiu-se ao FireLab-UC na sessão de abertura da 7.ª Conferência Internacional “Forest Fire Research”, sublinhando que "esta é uma área muito importante na perspetiva científica" e que, no que respeita ao novo Quadro Comunitário de Apoio (QCA) – Horizonte 2020-, "a floresta é das prioridades", tanto a nível nacional, como regional.

O FireLab-UC teve já apoio do QCA na aquisição de equipamento mais avançado para apoiar a investigação nesta área. A intenção da UC é que o FireLab-UC possa agora ter financiamento para a sua instalação. Amílcar Falcão apontou como provável o arranque do trabalho neste novo equipamento, correspondente a um investimento de cerca de dois milhões de euros, “dentro de dois anos”, que “será uma espécie de um hangar, com uma zona exterior e apetrechado com todas as condições necessárias para testar vários cenários relacionados com os vários comportamentos do fogo”.

.segurancaonline

FIRESHELTER52

Gel capaz de estancar hemorragias em menos de 30 segundos

Um laboratório de Brooklyn, em Nova Iorque, desenvolveu um gel capaz de estancar hemorragias em apenas 20 segundos

O Vetigel é uma substância desenvolvida a partir de polímeros à base de plantas que se une às plaquetas quando entra em contacto com o sangue.

A ideia é de Joe Landolina, idealizador do produto e um dos fundadores da empresa, que explica o processo: «O gel é feito com componentes biocompatíveis que podem ser absorvidos directamente pelo corpo. Assim, este activa o processo natural de coagulação do sangue, imitando a matriz extracelular do corpo e acelerando a produção de fibrina, que coagula o sangue rapidamente.»

O Vetigel age em três frentes: mantém pressão sobre a ferida para parar o sangramento, activa a fibrina, que coagula o sangue e une-se às plaquetas, fechando a ferida. Além disso, possui propriedades antimicrobianas e é uma forma limpa e segura de cuidar uma ferida.

O próximo passo do laboratório é obter a aprovação da FDA, órgão americano que regulamenta a venda de alimentos e medicamentos no país.


FIRESHELTER52

20/11/2014

Mau Tempo - Barra de Tavira está encerrada à Navegação

Devido às condições meteorológicas adversas que se fazem sentir ao nível do mar foi encerrada a todo o tipo de embarcações a Barra do Porto de Tavira.

Atenções redobradas ao nível do mar, passeios na orla costeira e praias da zona a fim evitar situações que possam potencialmente criar acidentes.

Não arrisque, afaste-se da zona de rebentação se for à praia.

Em caso de emergência ligue de imediato 112 

FIRESHELTER52

19/11/2014

Mortalidade no Mês de Outubro em Portugal

Deixo-vos aqui alguns dados coligidos em SICO - Sistema de Informação de Certificados de Óbitos , onde se verificam as mortes ocorridas neste último mês de Outubro em Portugal.

Reparem que macabramente no principio e no final de cada mês o número de suicídios dispara em flecha...

vejam aqui o gráfico (clique na imagem para aumentar), ou consultem a página ao pormenor no link:

SICO- Sistema de Informação de Certificados de Óbito



FIRESHELTER52

FORMAÇÃO DE EXTINTORES AOS AGENTES DO POSTO FRONTEIRIÇO

BOMBEIROS MINISTRAM FORMAÇÃO DE AGENTES EXTINTORES AOS AGENTES DO POSTO FRONTEIRIÇO

Durante o dia de ontem e hoje os Bombeiros de Vila Real de Santo António, numa lógica de cooperação interinstiticional, encontra-se a ministrar uma formação de agentes extintores e manuseamento de extintores às forças de segurança portuguesas e espanholas.

Nesta ação de formação participaram elementos da GNR, SEF, PSP, Autoridade Tributária, Guardia Civil (Espanha) e Corpo de Policia Nacional (Espanha), e que visou dotar estes elementos com competência em combate a incêndios nascentes, com meios de primeira intervenção (extintores).

FIRESHELTER52

EPI... EMOCIONAL


Prevenir acidentes, minimizar situações colaterais de saúde física, protecção das funções do corpo do bombeiro, são entre estas e outras as funções do EPI que os bombeiros ostentam na salvaguarda das suas vidas.

Mas, e o EPI para os acidentes emocionais vividos a cada dia que passa com a vida e o bem dos outros nas nossas mãos?

Seremos seres insensíveis?

Seremos uns cobardes escondidos atrás dos problemas que são criados no desenvolver da nossa função diária, colocando-os atrás das costas e esperando que não se voltem a registar?

Quantas vezes passado algum tempo no combate, e com a boca a saber a sangue, uma pequena frase do colega serve de mote para uma explosão de raiva e stress no seio de uma equipa?

Podemos sempre vestir o EPI emocional...

Mas este tipo de equipamento não é físico, não pode ser vestido e despido quando precisamos dele, deve acompanhar-nos SEMPRE.

Como podemos proteger-nos das agressões emocionais vividas no desenrolar de uma operação de socorro?

•Prestar mais atenção a nós mesmos aumenta o grau de atenção e segurança e mantemo-nos mais alertas para os perigos que podem surgir.

•Cuidar dos nossos colegas, pois podem não se aperceber que estão a realizar um trabalho perigoso não isento de perigos.

•Presta atenção ao que te rodeia, um bombeiro cansado tem por norma baixar a guarda da atenção e poderá por em perigo toda a equipa.

•Controlar o ritmo de trabalho quando não se sabe a duração do trabalho a desenvolver.

•Quando há um aumento do cansaço por norma o bombeiro tem frequência a aumentar o grau de irritabilidade e agressividade na comunicação verbal com os colegas, trabalhar de seguida até a exaustão não vai beneficiar em nada o combate.

•O cansaço físico e mental expõe o bombeiro a um risco muito maior de sofrer um acidente durante as operações de socorro.

•Reconhece e aceita as ordens que são dadas pelo pessoal que coordena as operações mesmo que este se encontrem fora da área quente.

Pequenas normas como estas fazem grandes diferenças no sucesso das operações de socorro, o tempo dos papas fogos já lá vai.

Agarra-te á vida, com calma, respeito, e profissionalismo.

FIRESHELTER52

18/11/2014

Entrada em ESTADO de ALERTA ESPECIAL Nível AZUL - Mau Tempo

AVISO À POPULAÇÃO | DATA E HORA DE EMISSÃO: 18 NOVEMBRO 2014 / 17:30 AVISO Nº 32/2014

PRECIPITAÇÃO, VENTO FORTE E AGITAÇÃO MARÍTIMA
No seguimento de informação atualizada e transmitida pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a partir do final do dia de hoje, um agravamento das condições do estado do tempo:

Precipitação – localmente intensa podendo atingir valores de 10-20mm/h incidindo em particular nas regiões do litoral centro-sul;

Vento – Moderado a forte (40km/h) de SW podendo ter associadas rajadas de 70-80km/h, à passagem das células convectivas. Condições para ocorrência de fenómenos extremos de vento, com maior probabilidade nos distritos de Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro;

A partir do dia 20NOV14 é expectável uma gradual melhoria das condições meteorológicas.

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt.

O EAE do SIOPS Nível Azul vai vigorar das 8 da manhã de dia 19/11/14 até à meia noite do mesmo dia.

FIRESHELTER52

Portal russo expõe mais de 73.000 câmaras de videovigilância de todo o mundo

O portal russo Insecam encontra-se desde de ontem a expor mais de 73 mil câmaras de video vigilância de 151 países, a maior parte delas dos Estados Unidos da América. De Portugal encontram-se visíveis 231 câmaras de video vigilância, instaladas em habitações, escritórios, lojas, entre outros locais.

De acordo com o Correio da Manhã, que cita os gestores do portal russo, a exposição mundial de milhares de câmaras de video vigilância tem como objetivo consciencializar consumidores e fabricantes de câmaras de que os dispositivos sem proteção podem ser facilmente acedidos.
Em causa está uma simples password, que poucos utilizadores mudam quando adquirem um computador ou um sistema de video vigilância doméstico baseado na internet, isto é, com um IP identificável.
Neste caso particular, o portal russo somente se encontra a divulgar imagens de câmaras com o login “Admin” e a password “12345" que vêm de fábrica e devem ser alterados pelos utilizadores no momento da sua instalação. Os aparelhos das marcas Foscam, Panasonic, Linksys, AvTech e Hikvision estão entre os mais acedidos.

Ainda segundo o Correio da Manhã, a Polícia Judiciária está a par deste fenómeno, que pode configurar um crime de violação de dispositivo eletrónico e de privacidade, mas não pode efetuar qualquer investigação, uma vez que o portal é pertença de uma empresa registada na Rússia, com sede em Moscovo, local onde funcionam os servidores.

FIRESHELTER52

14/11/2014

Plano de Emergência de Proteção Civil de Olhão está em vigor

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Olhão está em vigor desde quarta-feira, o dia a seguir à publicação do documento em Diário da República.

Este plano «permite organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias a responder da melhor forma, bem como antecipar os cenários suscetíveis de desencadear um acidente grave ou catástrofe».

«O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil é um documento formal no qual as autoridades de proteção civil a nível municipal definem as orientações relativamente ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações da sua intervenção. A reposição da normalidade das áreas afetadas constitui outro dos seus objetivos, de forma a minimizar os efeitos de um acidente grave ou catástrofe sobre as pessoas, bens e/ou o ambiente», segundo a Câmara de Olhão.

Uma das vantagens que se espera tirar, após a entrada em vigor deste plano, é a antecipação de «cenários suscetíveis de desencadear um acidente grave ou catástrofe», com o documento a definir, «de modo inequívoco, toda a organização e os procedimentos para preparação e aumento da capacidade de resposta».

O primeiro exercício, no âmbito do Plano de Emergência de Proteção Civil olhanense, terá lugar daqui a cerca de 3 meses, estando a primeira revisão do documento agendada, conforme a lei, para daquia dois anos.

sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

Semana da diabetes 2014 em Tavira

A Unidade de Cuidados na Comunidade Talabriga (UCC Talabriga), pertencente ao ACES Sotavento, ARS Algarve I.P realiza a "Semana da diabetes 2014 em Tavira " entre os dias 10 a 16 de Novembro de 2014, por forma a celebrar o dia mundial da diabetes em Tavira (14 de Novembro 2014). 

Esta iniciativa insere-se nos projetos "Viver bem com a diabetes" e "Dias comemorativos" pertencentes à U.C.C. Talabriga sendo realizada em parceria com a Câmara Municipal de Tavira e com os agrupamentos de escolas da autarquia.

Dia 14 – Dia mundial da diabetes – Intervenção a Utentes e profissionais do Centro de Saúde de Tavira ás 9 horas , com sensibilização para a prevenção e controle da diabetes bem como a promoção da dieta mediterrânica, ressalvando a importância do Pequeno-almoço Equilibrado.

Dia 15 – Intervenção na População em Geral com ação sensibilização para a prevenção e controle da diabetes e promoção da dieta mediterrânica, no espaço do Mercado Municipal de Tavira a partir das 11 horas .

Dia 16 – Marcha corrida pela diabetes às 10 horas no Parque de Lazer da Conceição de Tavira, através de parceria entre a U.C.C. Talabriga e a Divisão de Ambiente e Desporto da CMT. Finalizando com um " Circulo Humano Azul, pela Diabetes"

Imagem e informação coligida na página da Rádio Gilão onde foram convidadas Fernanda Faleiro Coordenadora da UCC Talabriga e Ana Filipa Viegas Enfermeira responsável pelo Projeto comunitário "Viver Bem Com a Diabetes que nos falaram destas iniciativas e respectiva envolvencia com a comunidade.

FIRESHELTER52

Algarve Tremeu esta Madrugada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 14-11-2014 pelas 05:56 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 18 km a Sul de Albufeira.

Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados. 

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendáveis junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (www.prociv.pt).

(dados coligidos em IMPA)

FIRESHELTER52

12/11/2014

Legionella já tem casos no Algarve

Infecção por legionella já chegou ao Algarve com um caso confirmado no Hospital de Faro e um outro em investigação epidemiológica no Hospital de Portimão. A informação foi confirmada ao POSTAL, há momentos, pelos serviços de comunicação do Centro Hospitalar do Algarve (CHA).

O primeiro caso foi detectado em Faro e está confirmado, tendo o doente estado internado na unidade de cuidados intensivos da unidade hospitalar farense. Actualmente já transitou para internamento em enfermaria e a sua situação é considerada “estável”. Este caso está relacionado, ao que é veiculado pelo CHA, com o surto de Vila Franca de Xira.

Em situação de investigação epidemiológica está um outro caso em Portimão. Nesta situação, por ser anterior ao surto registado em Vila Franca de Xira, não há confirmação final.

Recorde-se que de acordo com as autoridades de saúde a presença de casos de doentes portadores da doença não significa que o surto tenha alastrado ao Algarve. Existem doentes infectados com legionella internados em várias unidades hospitalares do país e mesmo no estrangeiro, sem que por isso haja uma situação de alastramento da zona afectada pelo surto, até ao momento circunscrita ao concelho de Vila Franca de Xira.

Os doentes internados em várias unidades de saúde do país (continente) estão referenciados como estando ligados à zona afectada pelo surto de legionella, o mesmo acontecendo com o doente internado no hospital de Faro. Estes doentes portadores da bactéria não constituem, no entanto, um foco de propagação da bactéria que não se transmite entre pessoas.

Não há pois risco de contágio na região pela simples existência destes casos.

O surto de legionella, que está a afectar o concelho de Vila Franca de Xira e que tem já casos reportados em diversos hospitais do país e ainda na Peru e em Angola, fez até ao momento, segundo fonte oficial citada pela Agência Lusa, sete vítimas mortais, podendo este número subir para nove dado que existem casos em investigação em que a causa da morte é duvidosa.

Num balanço realizado hoje, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) referencia 302 doentes infectados com a bactéria.

http://www.postal.pt/2014/11/legionella-ja-tem-casos-algarve/

FIRESHELTER52

ANPC determina Estado de Alerta Especial nível Azul

A Autoridade Nacional de Proteção Civil lançou um alerta à população devido à precipitação, vento forte e agitação marítima esperados para o território continental, a partir do final do dia de hoje, quarta-feira, e nas 48 horas seguintes.

No Algarve, o mau tempo deverá atingir maior intensidade a partir do final do dia de amanhã, quinta-feira, até à madrugada de sexta-feira, mas também há que ter atenção ao estado do mar, já a partir de hoje, uma vez que são esperadas ondas de 4 a 5 metros e ventos na ordem dos 70 quilómetros por hora, na costa ocidental.

Ontem, terça-feira, a Praia de Faro foi atingida por um fenómeno de vento extremo, provavelmente um downburst, que causou estragos em diversas casas e derrubou postes elétricos. Um evento que não tem relação com o mau tempo que se avizinha, mas que dá uma ideia das consequências potenciais de ventos fortes. Segundo relatos de moradores da Praia de Faro, terá havido rajadas que chegaram aos 140 quilómetros por hora.

Nas próximas horas, a população é aconselhada a tomar alguns cuidados, que passam, desde logo, pela desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, para reduzir o risco de inundações.

Também ao andar na rua há que ter atenção, nomeadamente quem se desloque em veículos motorizados, que deve «adoptar uma condução defensiva», reduzindo a velocidade. Evitar atravessar zonas inundadas e com muitas árvores e fixar bem estruturas soltas são outras recomendações da Proteção Civil.

A ANPC acrescenta que podem ocorrer «cheias rápidas em meio urbano», transbordo de linha de água, inundações de estruturas subterrâneos e danos em estruturas suspensas.

«Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima», é outro dos conselhos deixados pela ANPC.

www.sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

Incêndio Urbano na Altura fez um Ferido Grave

Os Bombeiros de Vila Real de Santo António responderam ao final da noite de ontem a um incêndio urbano na Altura de onde resultou um ferido grave.

A pronta e rápida resposta dos meios de emergência foi determinante para o domínio do incêndio e assistência à vitima.

A vitima tinha cerca de 70% do corpo queimado e foi evacuada no Helicóptero KAMOV sediado na BHSP de Loulé para uma unidade Hospitalar no Porto.

Na intervenção responderam os Bombeiros de Vila Real de Santo António com diversos meios de combate e apoio, a Ambulância INEM-SIV sediada na SUB de Vila Real de Santo António e ainda a equipa médica e guarnição do Helicóptero.

Fotos coligidas in facebook.




FIRESHELTER52

11/11/2014

Exercício naval junta Marinhas de Portugal e Marrocos

A Marinha Portuguesa e a Real Marinha de Marrocos, no âmbito das relações bilaterais entre marinhas, encontram-se a realizar, até ao dia 14 de novembro, o exercício PRONTEX 14, que visa a cooperação naval e enquadra-se numa iniciativa de treino mútuo a nível de escalão de força naval.

​O exercício tem como cenário fictício um conflito entre três países fronteiriços, que originou uma escalada de violência com graves consequências para a população e estabilidade da região.

Devido à rutura total entre as partes envolvidas, é destacada uma força naval multinacional com o objetivo de garantir o cumprimento das resoluções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, de forma a proporcionar paz e estabilidade à região.

Este exercício conta com a participação de nove navios de superfície e um submarino da Marinha Portuguesa, vários meios da Força Aérea Portuguesa e compreende, ainda, duas fragatas da Real Marinha de Marrocos.

A força naval multinacional é comandada no mar pelo Capitão-de-mar-e-guerra António Manuel Gonçalves Alexandre, sendo o Exercício PRONTEX 14 realizado sob o comando do Comandante Naval, Vice-almirante José Domingos Pereira da Cunha.


FIRESHELTER52

10/11/2014

Jovem resgatado de helicóptero em Loulé

Um homem de aproximadamente 20 anos ficou hoje ferido na sequência de uma queda quando estava a praticar parapente, em Loulé, tendo sido resgatado de helicóptero, por estar numa zona de difícil acesso, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

Segundo fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, o acidente aconteceu na freguesia de São Sebastião, no local de Cerro Cabeço de Câmara, numa zona de difícil acesso, o que obrigou a acionar o helicóptero da Proteção Civil sediado em Loulé, o qual transportou o ferido para o Hospital de Faro.

De acordo com fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), as autoridades médicas suspeitam de que o acidente possa ter causado um trauma na coluna do jovem.





Fotos coligidas in facebook

FIRESHELTER52

08/11/2014

Legionella: saiba quais são os sintomas

A infeção pela bactéria Legionella está associada a má manutenção de aparelhos de ar condicionado.

 A bactéria é responsável pela doença dos legionários, uma pneumonia que se trata com antibióticos.
A bactéria Legionella manifesta-se por:
Tosse
Febre alta
Pontadas torácicas
Em alguns casos também por dores musculares


A Direção Geral de Saúde confirmou à TVI24 que pelo menos 64 pessoas estão infetadas com a bactéria, sete em estado grave.

A situação está a ser acompanhada pela Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo que, em comunicado, sublinhou que, «dado que se trata de uma situação que não é transmissível de pessoa a pessoa, não há motivos para preocupação acrescida».

As autoridades de Saúde aconselham a população a falar primeiro com a Linha de Saúde 24 antes de ir a qualquer urgência.

TVI24

FIRESHELTER52

2 toneladas de haxixe encontradas numa betoneira em Tavira

As polícias portuguesa e espanhola acreditam ter desmantelado parte de uma rede internacional de tráfico de droga que abastecia o norte da Europa com a detenção hoje, na zona de Conceição Tavira, no Algarve, de oito homens e a apreensão de duas toneladas de haxixe que se encontravam escondidas numa betoneira.

De acordo com o diretor da Diretoria de Faro da Polícia Judiciária (PJ), Mota Carmo, a detenção de cinco homens em Portugal e outros três em Espanha e a apreensão do produto estupefaciente resultou de uma investigação que decorreu durante dois meses.

A operação conjunta da PJ e da Unidade de Drogas e Crime Organizado (UDYCO) de Huelva, da Policia Nacional de Espanha, culminou com a interceção de cinco homens, na Cumeada, no concelho de Tavira, no Algarve, e de outros três em Espanha.

Os detidos foram enviados para o estabelecimento prisional de Faro até serem presentes em tribunal.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/duas-toneladas-de-haxixe-encontradas-numa-betoneira-em-tavira=f897267#ixzz3IWGW0mmC

FIRESHELTER52

07/11/2014

Escola Nacional de Bombeiros abre concurso para Formadores de Socorrismo

A Escola Nacional de Bombeiros através da sua página web informa que se encontra aberto o concurso para o recrutamento de Formadores Externos de Tripulantes de Ambulância de Transporte TAT.

Existem 554 vagas para Formadores Externos de TAT para preenchimento de acordo com a distribuição da zona formativa.

Essa distribuição de vagas para a região Algarvia traduz-se segundo o anexo I da informação disponibilizada no quadro seguinte:
(copiado do original)


Pré-requisitos e restante regulamento a consultar no aviso de abertura de concurso:


Aceder à página - verificar link no canto superior direito - baixar documentação que inclui "AVISO DE ABERTURA Nº8 / FICHA DE CANDIDATURA / REGULAMENTO DE RECRUTAMENTO

FIRESHELTER52



INEM desenvolveu ação de sensibilização na escola da Conceição de Tavira

Damos hoje também a conhecer uma Ação de Sensibilização que decorreu no dia 21 de outubro nas Escolas de Conceição de Tavira (Pré - Escolar e 1º ciclo) e Cabanas de Tavira ( 1º ciclo).

Os alunos tinham idades compreendidas entre os 3 e 10 anos, num total de 100 crianças!

Esta ação de sensibilização teve como objetivo educar, sensibilizar e elucidar para a importância do Número de Emergência Europeu 112, quando e como ligar, quais as informações a transmitir e quando desligar.

Foi também referido, a título de prevenção de acidentes: a importância do uso do cinto de segurança, da cadeira e/ ou assento adequado para cada faixa etária e ainda os cuidados a ter na travessia de uma passadeira.

A referida ação de sensibilização contou com o empenho da Enfermeira Emília Justo ( Ambulância de Suporte Imediato de Vida de Tavira) e Mafalda Soares (Logística).




FIRESHELTER52


Associação de Chefias Bombeiros do Algarve promoveu encontro

A Associação de Chefias dos Bombeiros do Algarve promoveu um almoço convivio entre os seus associados, Chefes e Sub Chefes das corporações de Bombeiros da região Algarvia num restaurante marisqueira em Silves organizado este ano pelas chefias dos bombeiros de Silves.

Acompanhados pelas respectivas famílias estes operacionais dos bombeiros a quem muitas vezes cada a decisão inicial e as escolhas das estratégias a adoptar nos cenários dos incidentes que envolvem o serviço de proteção e socorro juntaram-se em família e confraternização como já tem vindo a ser habitual desde 2000, ano que a Associação foi criada.

Para breve, já no próximo dia 22 de Novembro a Associação de Chefias dos Bombeiros do Algarve leva a cabo a organização de um seminário em Portimão com o tema "OS BOMBEIROS NO SIOPS"




Podem ver as fotos do convívio em: https://www.facebook.com/associacaochefiasbombeiros.algarve/media_set?set=a.581132662032033.1073741832.100004059141140&type=1&pnref=story

FIRESHELTER52

UAlg abre pós-graduação em Medicina Legal e Ciências Forenses

A Universidade do Algarve inicia, na próxima sexta-feira, dia 7 de novembro, uma pós-graduação em Medicina Legal e Ciências Forenses. 

A sessão de abertura vai realizar-se, às 18h00, no auditório da Escola Superior de Saúde (ESSUAlg), em Faro.

Esta sessão irá contar com a presença de peritos do Instituto Nacional de Medicina Legal, que irão colaborar na lecionação desta pós-graduação oferecida pela ESSUAlg.

A nova aposta da UAlg surge num período em que se verifica um grande desenvolvimento científico nas diferentes áreas das ciências forenses, resultante do crescimento das necessidades a nível das vertentes social e penal e das questões do direito civil. Este desenvolvimento afeta, positivamente, os conhecimentos teóricos e teórico-práticos das diferentes áreas de intervenção, como a toxicologia, a polícia científica, a genética, a antropologia, a psicologia/psiquiatria forense, a clinica médico-legal e a tanalogia.

Neste ciclo de estudos, os profissionais envolvidos nas diversas áreas de atuação das ciências forenses poderão atualizar os seus conhecimentos, refletir, pesquisar e, também, desenvolver competências socio-emocionais importantes para o exercício da sua profissão, de modo a facilitar as relações de parceria com outros profissionais, otimizando, assim, o funcionamento de equipas interdisciplinares.

Esta pós-graduação, que irá decorrer durante um ano letivo (2 semestres), em horário pós-laboral, às sextas-feiras, das 18h00 às 23h00 e aos sábados, das 8h30 às 13h30, tem como principais objetivos proporcionar a aquisição de um conjunto de conhecimentos teóricos avançados nas diversas áreas das ciências forenses, desenvolver competências para a intervenção profissional nas ciências forenses e desenvolver a capacidade de análise e resolução de problemas numa abordagem sistémica do contexto forense.

Por: UAlg

FIRESHELTER52

Navio Russo Escoltado pela Marinha passou perto do Algarve

O navio auxiliar russo Sibiriyakov, que dá o seu nome à classe Sibiriyakov (Projeto 865), da Esquadra do Mar Báltico foi detectado a cruzar o Estreito de Gibraltar no dia 30 de outubro, rumo a oeste. 

A Marinha Portuguesa monitorizou os movimentos deste navio até dia 05 de novembro de madrugada, altura em que o navio dobrou o Cabo Finisterra entrando no Golfo da Gasconha rumo a norte, saindo da Zona Económica Exclusiva Portuguesa.

Nesta missão foi empenhada a corveta Jacinto Cândido que se encontrava junto à costa algarvia.

Esta informação foi partilhada com os países aliados da NATO.

http://planetalgarve.com/

FIRESHELTER52


06/11/2014

Serra algarvia Local onde caiu Avião na II Guerra Mundial

Esta manhã fui entrevistar um jovem casal empreendedor que investiu quase 200 000€ numa moderna unidade de produção de ervas aromáticas de agricultura biológica, nos arredores de São Brás de Alportel. 

Quando chegámos ao terreno, perguntam-me, para meu grande espanto: "caiu aqui um avião durante a Segunda Guerra Mundial, sabia?"

A história já circulava de boca-em-boca entre os familiares mais antigos, mas foi no website do meu amigo Carlos Guerreiro que o casal encontrou a informação sobre o acidente. 

Então é assim: 2 de Abril de 1943. Um Douglas Boston IIIA vinha do Canadá pela rota sul até Gibraltar. 
A tripulação (com membros civis) tinha como objectivo entregá-lo no Reino Unido. 
Já a voar perto do Porto, começaram a ter problemas de motor e o piloto decidiu voltar para trás. Após passarem o Cabo de S. Vicente, os motores pararam. Mas ainda conseguiram avançar até perto de Tavira. 
A tripulação teve de saltar de pára-quedas e abandonou o avião que acabou por despenhar-se em chamas junto a Estói. 
Ficou completamente destruído e ainda lá estão as crateras e o caminho aberto pelos militares portugueses durante o resgate aos destroços. 
O engraçado é que os meus entrevistados decidiram colocar uma placa no local, com os créditos ao autor do texto...

Texto coligido in facebook:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204464370064371&set=pcb.10204464379064596&type=1&theater

FIRESHELTER52