Apesar de se pretender apresentar uma abordagem geral do tema, o seminário contará no painel de oradores com especialistas de diferentes áreas, reforçando, assim, o carácter educacional da temática, através da exposição e debate, mobilizando a comunidade científica e técnica para as especificidades deste fenómeno.
A sessão de abertura será presidida pelo reitor da Universidade do Algarve, António Branco, seguindo-se o presidente da Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco, Armando Leandro, que abordará o tema “ Direitos da Criança/Jovem que a violência doméstica, vicariante ou direta, desrespeita. Exigências da sua prevenção e reparação”.
A segunda intervenção ficará a cargo de Maria José Magalhães, presidente da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), que irá falar sobre as “Barreiras culturais e estruturais na proteção de mulheres, crianças e idosos(as) contra a violência doméstica”.
Às 16h00, Maria Conceição Roubaco, do Instituto de Medicina Legal de Faro, irá abordar os “Maus tratos aos idosos(as) – conceito, formas de violência e prevenção. Perspetiva MédicoLegal”.
Para terminar o painel de oradores, Joaquim Vivas, chefe da secção de Informações e Investigação Criminal do Comando Territorial de Faro da GNR, explicará “O papel da GNR – Projeto IAVE”.
A sessão de encerramento será presidida por Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro.
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário