05/08/2015

Teoria de Malcolm Knowles - ensinar o adulto a aprender

Entre ensinar o adulto a aprender, e ajudá-lo neste processo está a Andragogia que se detém a compreender o universo do adulto, e estudar os meios adequados para que aconteça o ensino e a aprendizagem.

Como formador de combate a incêndios, vejo alguma dificuldade em transmitir saber aos bombeiros com idade mais avançada, procurar entender o modelo pedagógico ideal para turmas de diferentes faixas etárias, quais as motivações e planear as formas pedagógicas são um desafio.

O adulto detém conhecimentos próprios e é capaz de autoaprender, possuindo necessidades de formação, de conhecimento, de adaptação as novas exigências da sociedade.

É nesse sentido, que entendi a Teoria de Malcolm Knowles.

Este autor estudou uma teoria voltada para a aprendizagem dos adultos, desvinculando os da já conhecida Pedagogia.

Esse professor propôs uma teoria para o modelo pedagógico Andragógico de Educação aplicado aos adultos, considerando as especificidades de cada indivíduo.

Compreende, pois as premissas da Andragogia, que são seis, conforme apresento a seguir:

Premissas do Modelo Andragógico

1. Necessidade de Saber;
2. Autoconceito do Aprendizagem
3. Papel das Experiências dos Aprendizagem
4. Prontidão Para o Aprendizagem
5. Orientação Para a Aprendizagem;
6. Motivação.

Espero que com este tipo de teoria mais andragógica se consiga motivar a aprendizagem de cada vez mais e melhores operacionais para áreas de formação dinâmicas e práticas como o combate a incêndios.

FIRESHELTER52

Sem comentários: