Entre ensinar o adulto a aprender, e ajudá-lo neste processo está a Andragogia que se detém a compreender o universo do adulto, e estudar os meios adequados para que aconteça o ensino e a aprendizagem.
Como formador de combate a incêndios, vejo alguma dificuldade em transmitir saber aos bombeiros com idade mais avançada, procurar entender o modelo pedagógico ideal para turmas de diferentes faixas etárias, quais as motivações e planear as formas pedagógicas são um desafio.
O adulto detém conhecimentos próprios e é capaz de autoaprender, possuindo necessidades de formação, de conhecimento, de adaptação as novas exigências da sociedade.
É nesse sentido, que entendi a Teoria de Malcolm Knowles.
Este autor estudou uma teoria voltada para a aprendizagem dos adultos, desvinculando os da já conhecida Pedagogia.
Esse professor propôs uma teoria para o modelo pedagógico Andragógico de Educação aplicado aos adultos, considerando as especificidades de cada indivíduo.
Compreende, pois as premissas da Andragogia, que são seis, conforme apresento a seguir:
Premissas do Modelo Andragógico
1. Necessidade de Saber;
2. Autoconceito do Aprendizagem
3. Papel das Experiências dos Aprendizagem
4. Prontidão Para o Aprendizagem
5. Orientação Para a Aprendizagem;
6. Motivação.
Espero que com este tipo de teoria mais andragógica se consiga motivar a aprendizagem de cada vez mais e melhores operacionais para áreas de formação dinâmicas e práticas como o combate a incêndios.
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário