04/01/2016

Formação Espaços Confinados - Labirinto

Partilho hoje um expoente formativo impressionante que leva o operacional bombeiro a desenvolver toda a sua atividade dentro de uma estrutura completamente fechada, sem visibilidade onde a mobilidade e progressão estão diminutas ao ponto de criar uma sensação claustrofóbica total.

Apenas disponivel na Escola do Regimento Sapadores Bombeiros em Lisboa, o labirinto prentende treinar a progressão e busca em situações simuladas de incêndios e incidentes estruturais.

O formando é sujeito a um teste de esforço físico na fase inicial, o equivalente a subir vários pisos com material de proteção individual e respetivo material de combate a incêndio e salvamento.

Posteriormente o formando é injetado no espaço onde terá de passar por dezenas de metros de obstáculos verticais, horizontais, diagonais, moveis, túneis...

Flash´s, gritos e muitos decibéis de sons são debitados no espaço afetando o raciocínio físico e lógico do operacional.

O objetivo final é atingido quando o operacional chega ao final do percurso e sai do espaço ainda com ar respirável dentro do seu sistema.

Em Portugal apenas bombeiros Municipais e Sapadores treinam com estes equipamentos fazendo parte integrante dos cursos de progressão na carreira.

Fica aqui um vídeo de uma galeria e comandos muito idêntica à usada em Portugal na Escola do RSB.


FIRESHELTER52

Sem comentários: