Dentro de um ambiente de incêndio os Bombeiros deparam-se com atmosferas envolventes incrivelmente enfumadas e escuras sem a garantia ou a percepção de onde estão ou para onde vão.
As Câmaras de Imagem Termográfica (CIT) mostram-nos o caminho para que possamos nos mover rapidamente, procurar a localização do fogo, procurar as vítimas garantir a segurança dando uma forma de mobilidade rápida e mais segura dentro do edifício.
Em poucas palavras, as CIT criam imagens de calor em vez de luz, detectando diferenças de temperatura em determinado espaço e transformando esses valores numa imagem térmica nítida no LCD da CIT.
Em determinados modelo os quadros estáticos (fotos) também podem ser capturados e armazenados na memória interna para posterior revisão e download para documentação e treino e avaliação, como estes que aqui estão, todos da mesma TIC tirados em cenários reais ou formativos.
Na prática com a utilização da CIT resolve-se um dos piores cenários que os bombeiros enfrentam, em vez de seguirem passo a passo com uma mão encostada à parede de forma lenta e táctil com as CIT conseguimos chegar ao local do incêndio dentro da estrutura e debela-lo muito mais rápido e com mais segurança.
Através do sistema termográfico as CIT podem ser usadas em qualquer local e em diferentes operações.
Um acidente de automóvel onde a vitima tenha sido projetada numa barreira com mato ou floresta bastante arborizada ou densa e esteja desaparecida, o operacional ao usar a CIT enquanto a temperatura do corpo da vitima não estiver intimamente ligada à temperatura ambiente é identificada em segundos no visor da CIT porque o mesmo transforma o calor em imagem.
Mesmo no oceano, um naufrago à noite se conseguir manter partes do corpo fora de agua e o operador da CIT num varrimento em várias centenas e metros consegue detetar aquele ponto mais quente.
Infelizmente há muito pouca informação em Português sobre as CIT e a sua utilização, como formador em algumas corporações que possuem estes equipamentos e nos dão as suas opiniões é que utilizam as CIT nos finais das operações para identificar pontos quentes no rescaldo, uma pena tal desaproveitamento, uma CIT transformada num termómetro de parede...
Para resumir, a CIT é uma ferramenta que, quando usada corretamente, permite que os bombeiros se movam com rapidez e segurança e façam o trabalho de maneira muito eficaz.
Foi uma forma simples e básica de explicar um pouco sobre este equipamento, para as manobras operacionais dos Bombeiros, desenvolvi um estudo mais aprofundado que engloba atmosferas húmidas, fumo denso e outros nas leituras termográficas a apresentar brevemente.
João Horta
Subchefe de 1ª / Formador Incêndios Urbanos
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário