Tendo em conta o ponto de vista na problemática dos incêndios, os gás que utilizamos nas nossas habitações apresentam algumas características que convém conhecer melhor com vista a evitar acidentes de maior.
Os gases, ( Butano ou Propano), podem ser armazenados e ou manuseados na fase líquida mas são consumidos na fase gasosa.
1. Características
Ardem completamente produzindo grande quantidade de calor e produzem uma combustão completa (sem resíduos);
São odorizados através de aditivos, por forma a facilitar a sua detecção;
São mantidos em reservatórios herméticos na fase líquida, desenvolvendo grandes pressões quando sujeitos ao calor;
São mais densos que o ar, pelo que tendem a encher um compartimento de baixo para cima, a escapar-se por baixo de portas ou a formar um «manto» junto ao solo (dependendo muito das condições atmosféricas);
Não são tóxicos quando inalados, embora tornem a atmosfera de um compartimento irrespirável por se substituírem ao ar;
Por estarem armazenados na fase líquida ao se expandirem através de um orifício para a atmosfera, produzem um arrefecimento brusco, devido à evaporação sofrida, podendo, em contacto com a pele, provocar queimaduras sérias.
Um litro de líquido corresponde a 200/250 litros de gás, daí a necessidade de manter as garrafas na posição vertical e nunca deitadas.
A tensão de vapor do propano e do butano a 15ºC é respectivamente de 7 e 2 bars liquefazendo-se a estas temperaturas e pressão.
O DOMÍNIO DE INFLAMABILIDADE situa-se entre os 2 e 10%.
João Horta - FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário