Desde 1968, que a Convenção de Viena estabeleceu a cor azul ou vermelho para veículos de emergência ou considerados prioritários.
E assim, foi adotado em todos os países da União Europeia, exceto na Espanha onde essa alteração tem vindo a ser instalada progressivamente, estando a sinalização intermitente ou rotativa nas emergências de cor azul destinada unicamente aos veículos policiais.
Quando um cidadão em transito no seu veiculo se deparar com um veiculo que se apresente em marcha urgente de socorro, com a iluminação de emergência de cor azul ou vermelha acionada deve o mesmo de facilitar a circulação do meio de socorro.
O mesmo acontece nos locais pedonais.
Por vezes, veículos em patrulhamento ou deslocação apresentam a barra de iluminação de emergência com a cor azul fixa sem rodar, piscar, ou alternar a condição de iluminação.
Nestas situações essas equipas não estão em emergência mas assinalam a sua presença na comunidade identificando-se como equipas diferenciadas de ajuda permitindo que a comunidade se aperceba da sua presença e em caso de alguma necessidade se desloque até elas.
João Horta - FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário