13/02/2023

O Rosto Por de Trás de um Corpo Bombeiros com mais de 100 Anos

No seguimento da publicação do ilustre Tavirense Ofir Renato Chagas vi pela primeira vez o rosto de um ilustre investidor industrial que ajudou a construir o Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira há mais de 138 anos.


Já por várias vezes tenha lido o seu nome em documentos históricos que se desenvolviam em torno de se criar em Tavira um corpo organizado que se destinava na defesa da comunidade contra as calamidades de origem natural ou tecnológica da altura.

Então há a dizer que João Daniel Gil Pessoa era primo do grande Fernando Pessoa e terá sido em sua casa, que o Poeta esteve alojado, quando visitou Tavira, a terra do seu pai.

João Pessoa era um tavirense ilustre e um dinâmico investidor industrial, em finais do século XIX mais precisamente em 1884, ajudou a organizar o primeiro Corpo de Bombeiros em Tavira, e para a novel corporação comprou uma célebre “bomba americana”, o último grito no combate a incêndios.

Começavam aqui os primeiros passos em direção ao socorro que ainda hoje fazemos com o mesmo carinho nas ruas da nossa cidade, concelho e distrito.

João Horta - FIRESHELTER52

Sem comentários: