Separadores SAFEPLACE52

29/04/2021

Fronteiras entre Portugal e Espanha poderão abrir no sábado

Para além do prolongamento da obrigatoriedade do teletrabalho, o Conselho de Ministros vai discutir a antecipação da quarta fase de desconfinamento para sábado, nomeadamente no que toca à limitação de horários ao fim de semana de comércio e serviços. 


O jornal “Público” avança ainda que as fronteiras entre Portugal e Espanha poderão abrir no sábado (dia 1 de maio), por despacho conjunto do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da ministra da Saúde, Marta Temido.

João Horta - FIRESHELTER52

28/04/2021

Manhã de Acidentes Dá Trabalho a Equipas de Emergência

 Passavam poucos minutos das oito da manhã quando surgiu o alerta para um acidente de viação na A22 entre o Nó de Tavira e o Nó de Monte Gordo.

A ocorrência, um veiculo pesado de mercadorias carregado com pedras sofreu um despiste na A22, Via do Infante perto do Nó da Pinheira tendo resultado desta ocorrência um ferido que após assistido no local foi conduzido pelo INEM para o Hospital de Faro.

Bombeiros de Tavira, Vila Real de Santo António, INEM e autoridades com um total de 13 operacionais e 5 veículos responderam a esta situação.

Já na Luz de Tavira, um trabalhador na área da construção durante uma operação de descarga acabou por sofrer um acidente que o imobilizou sob uma estrutura de ferros.

Felizmente, colegas e posteriormente as equipas de emergência conseguiram evitar o pior, estabilizando em segurança a área, tendo sido retirado a vitima de forma controlada e assistido no local, onde foi posteriormente conduzido ao Hospital de Faro.

Estiveram envolvidos nesta operação os Bombeiros de Tavira com um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento, uma Ambulância do INEM de Olhão, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação e as autoridades.

E assim, dia a dia, hora a hora as equipas na comunidade vão continuando de uma forma muito subtil a garantir uma resposta às emergências que vão surgindo e garantindo a segurança.

João Horta - FIRESHELTER52

27/04/2021

Diretiva Integrada de Deteção e Vigilância de Incêndios Rurais (DIVDIR)

O combate aos incêndios rurais vai contar este ano com um novo instrumento para melhorar a coordenação entre as entidades envolvidas na deteção e vigilância dos fogos, disse esta quinta-feira a secretária de Estado da Administração Interna.


Este novo instrumento é a Diretiva Integrada de Deteção e Vigilância de Incêndios Rurais (DIVDIR) e foi pela primeira vez aprovada este ano.

Patrícia Gaspar afirmou que, no âmbito do combate aos incêndios, apenas existia uma única diretiva que define os procedimentos operacionais no que diz respeito às operações de resposta aos incêndios rurais.

No entanto, sustentou que “há todo um trabalho que é feito a montante desta componente da resposta e que tem a ver com as funções da vigilância, mas também de deteção dos incêndios”.

“Não pode haver um bom combate se não existir uma boa vigilância e uma boa deteção. Aquilo que se pretende é estruturar estes processos e esta diretiva entra de alguma forma a montante do DECIR [Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais]”, precisou.

Segundo a secretária de Estado, a nova diretiva visa definir todos os mecanismos que estruturam a componente da vigilância e da deteção de incêndios.

“Ela não vem criar mecanismos novos, não vem criar uma nova doutrina, ela vem estruturar e organizar os processos e as funções que no fundo já existiam e que são desempenhadas por diferentes entidades”, explicou.

A Diretiva Integrada de Deteção e Vigilância de Incêndios Rurais vai ficar na tutela da Guarda Nacional Republicana, que fará a coordenação de uma forma “mais estruturada” com todas as entidades envolvidas nas operações de vigilância e deteção de incêndios rurais, como a PSP, Forças Armadas e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Patrícia Gaspar explicou que no âmbito da deteção e vigilância de incêndios rurais existem os sistemas de vigilância móvel, videovigilância florestal, vigilância aérea e a Rede Nacional de Postos de Vigia, bem como o papel que todos os cidadãos desempenham.

“Todos nós, no espaço rural, se virmos um incêndio a nascer temos a obrigação de alertar através do 112. Os populares estão também aqui integrados”, disse, frisando que a diretiva vai “agregar de forma coordenada e estruturada todas estas funções” no âmbito da vigilância e deteção.

Esta nova diretiva pretende melhorar a coordenação entre todas as entidades envolvidas para que exista uma “deteção mais precoce” dos incêndios rurais.

A Diretiva Integrada de Deteção e Vigilância de Incêndios Rurais e o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2021 foi na quarta-feira aprovada na reunião da Comissão Nacional de Proteção Civil.

Fonte: Jornal de Noticias
Foto Arquivo SAFEPLACE52- DR

João Horta - FIRESHELTER52

26/04/2021

Bombeiros Fazem Formação De Incêndios Urbanos na Região Algarvia

Decorreu de 21 de Abril a 25 de Abril uma Formação de Extinção de Incêndios Urbanos - Desenvolvimento da Escola Nacional de Bombeiros na Unidade Local de Formação dos Bombeiros de Vila Real de Santo António.

A formação teve como objetivos dotar os formandos com competências técnico-operacionais para chefiar equipas em operações de extinção de incêndios urbanos.

A formação foi frequentada essencialmente por Bombeiros Graduados dos Corpos de Bombeiros de Silves e Vila Real de Santo António e ministrada por dois Formadores da Escola Nacional de Bombeiros, João Horta e Álvaro Marques.

A formação teve como conteúdos programáticos temas como organização do teatro de operações, procedimentos de comando inicial, procedimentos de chefia da equipa, procedimentos de comunicações procedimentos de segurança e práticas de chefia de equipas entre outras.

Neste tipo de formações os Bombeiros são levados à realidade das dificuldades operacionais do combate aos incêndios urbanos desenvolvendo o papel de chefes, de bombeiros e até de vitimas em contexto de trabalho.

A formação ficou ainda marcada pelo estágio de um novo formador desta área técnica na região, o Oficial Bombeiros David Franco dos Bombeiros de Portimão.







FIRESHELTER52

A "NOVA" DOENÇA DA CARRAÇA

A doença de Lyme é provocada pela Borrelia, uma bactéria transmitida através da mordida da carraça e que é pouco valorizada em Portugal. 

A primavera-verão é a altura mais propensa para ser atacado por este parasita que quando instalado no corpo humano pode provocar problemas do sistema nervoso central semelhantes à artrite reumatóide ou fibromialgia.

A bactéria Borrelia é transmitida através da mordida das carraças.

Segundo avança a edição impressa do Diário de Notícias desta segunda-feira, a doença é pouco valorizada em Portugal e ainda não é considerada de notificação obrigatória.

Houve cinco casos em Portugal no último ano, segundo o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e 360 mil na Europa nos últimos 20 anos.

"Estamos a falar de um perigo para a saúde pública que é muito pouco valorizado no país", alerta Maria Luísa Vieira, investigadora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, citada pelo referido jornal.

As carraças podem libertar-se do seu hospedeiro (especialmente se este tiver sido morto) e procurar um hospedeiro novo, onde se esconde em sítios difíceis de encontrar.

"Durante a caça ao javali, assim que o animal é morto, a carraça procura imediatamente um novo hospedeiro", explica em comunicado de imprensa Maria das Neves Paiva Cardoso, investigadora no Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), na Universidade de Trás-os-Montes.

Se a carraça for descoberta no prazo máximo de 24 horas depois de se alojar no ser humano, a probabilidade de ficar infetado com a bactéria é baixa. Porém, se esse hiato ultrapassar as 36 horas o risco aumenta.

ifestyle.sapo.pt/

FIRESHELTER52

5 maneiras dos bombeiros gerenciarem o stress térmico

Todos os bombeiros sabem ou deveriam saber por experiência própria que as operações de supressão de incêndio dentro de estruturas são quentes, exaustivas e perigosas, e isso é amplificado quando as temperaturas e a humidade do ambiente exterior sobem.


À luz do conhecimento convencional sabemos que o stress pelo calor coloca os bombeiros em maior risco de desenvolver doenças relacionadas ao calor (por exemplo, câimbras, exaustão pelo calor ou desidratação).

No entanto, pesquisas atuais mostram que o stress térmico também sobrecarrega o sistema cardiovascular do bombeiro, como pior resultado ficar perante um evento cardíaco súbito como um quadro de enfarte agudo do miocárdio

Para proteger os Bombeios do calor nos incêndios engenheiros de tecidos dos fabricantes de Equipamentos de Proteção Individual criaram componentes de EPI mais respiráveis ​​que funcionam melhor em dissipar o calor gerado pelo bombeiro enquanto os protegem da ameaça de calor.

Novas tecnologias de tecidos e técnicas de construção de roupas e tecidos estão a ser criadas para dar a um bombeiro maior flexibilidade e agilidade enquanto trabalham nos incêndios. 



5 MANEIRAS DE ESTAR FISIOLOGICAMENTE PREPARADO PARA O CALOR DOS INCÊNDIOS ESTRUTURAIS

1. Faça um exame físico anual, seja seguido por um médico:

A obesidade e o diabetes estão aumentando na população em geral e os bombeiros não estão imunes. 

Certifique-se de que o médico que pede os exames seja informado e instruído sobre o que um bombeiro faz, especialmente as demandas físicas do trabalho. 

2. Mantenha-se hidratado: 

O seu corpo precisa de água para funcionar. Isso também é válido durante o seu período de folga - a água que você bebe hoje tem um grande impacto no que você faz amanhã. 

Uma regra simples: Observe a cor da sua urina. Se houver algum tom de amarelo mais escuro, você não está bem hidratado.

3. Mude sua dieta

Em vez de reformular a sua dieta inteira, comece com pequenas mudanças incrementais.

Há programas estrangeiros como Fit to Survive o HeartHealthy Firefighter , ambos projetados para bombeiros que procuram fazer melhorias em sua dieta de folga e fora de serviço.

4. Fique em forma: 

Com a ajuda de uma dieta vocês está começando a melhorar sua aptidão física, continue a desenvolvê~la, combate o sedentarismo.

5. Durma melhor : 

Um estudo publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine avaliou 7.000 bombeiros de 66 bombeiros para distúrbios obstrutivos do sono, insónia, síndrome das pernas inquietas e distúrbios no trabalho por turnos. 

Esse estudo constatou que 37% dos participantes do estudo tinham um ou mais distúrbios do sono. 

Os pesquisadores descobriram que, em comparação com os que dormem bem, aqueles com um distúrbio do sono têm duas vezes mais chances de sofrer um acidente de automóvel, ou sofrerem de  doenças cardiovasculares ou diabetes .

Dados coligidos em personal-protective-equipment-ppe/articles/5-ways-firefighters-can-manage-heat-stress-nKzvx1RlkRdRSxac/


FIRESHELTER52

6 sinais de alerta sobre o comportamento suicida

Infelizmente, muitos ainda vêem o suicídio com um tabu social, não um problema de saúde. 

A Revista Galileu, com base em entrevistas com psicólogos e psiquiatras, elaborou um tópico sobre 6 sinais de alerta sobre o comportamento suicídio. Resumimos eles aqui:




1. Frases de efeito

Muitos acreditam que as pessoas que falam sobre suicídio só querem chamar a atenção, e não pretendem na verdade acabar com suas vidas. Segundo os médicos, isso é um mito. De fato, muitos que pretendem cometer suicídio vão falar sobre o assunto, mais como um pedido indireto de ajuda. Portanto, sempre que ouvirmos frases como “não aguento mais”, “quero sumir” ou “quero morrer”, é importante conversar com a pessoa ou oferecer auxílio médica.

2. Mudanças bruscas

Faz parte de nossas vidas enfrentar grandes mudanças, mas nem todas as pessoas estão preparadas para elas, principalmente se forem grandes, trágicas e inesperadas, como a perda de um emprego ou de um ente querido. A situação piora ainda mais quando essa mudança atinge pessoas que já vinham enfrentando depressão ou outros problemas psíquicos. Portanto, se você notar algum conhecido ou parente que passou por uma mudança brusca e está tendo dificuldade em lidar com ela, é importante conversar e explicar que é apenas uma fase.

3. Drogas e depressão


De acordo com os pesquisadores, quase todas as pessoas que se suicidaram apresentavam algum problema mental, sendo o mais comum a depressão. Pessoas com esses problemas devem receber maior atenção. Se a pessoa ainda for usuária de drogas ou álcool, a atenção deve ser redobrada. Segundo os médicos, transtornos de humor associados ao uso de substâncias psicoativas são responsáveis diretamente por mais da metade dos suicídios.


A maioria das pessoas que se suicidam apresenta depressão, mas nem todos que têm depressão, mesmo grave, vão se suicidar. De fato, apenas 15% das pessoas com depressão grave tiram suas próprias vidas. Mesmo assim, é importante ficar atento quando a pessoa não demonstra interesse na vida e nos outros. Uma pessoa muito deprimida perde o interesse por tudo e por todos e se fecha para si, com uma baixa auto estima.

4. O problema está começando cada vez mais cedo

Índices de suicídios entre jovens no Brasil aumentaram consideravelmente na última década. Geralmente, o comportamento errático normalmente atribuído como comum aos adolescentes pode ser um sinal de intenção de suicídio. Os médicos explicam que é um mito que a depressão atinge somente pessoas mais velhas. Na verdade, a doença pode atingir adolescentes, e é bem mais comum do que se imagina. Um dos sintomas é o adolescente se trancar no quarto e não querer falar com ninguém, uma vez que ele não consegue expressar sua angústia de outra forma.

5 – Tentativas recorrentes

De acordo com estatísticas, para cada 1 suicídio, há entre 10 e 20 tentativas. Isso significa que quem tenta tirar a própria vida, mas não consegue, vai tentar de novo, ficando cada vez mais vulnerável. Uma tentativa de suicídio é o maior preditor de uma nova tentativa. Caso isso aconteça, a pessoa deve receber auxílio médico imediato.

6 – Alegria espontânea


Pacientes com depressão severa podem simular uma melhora repentina. Foi o que aconteceu com um paciente do psiquiatra Aloysio Augusto d’Abreu. Ele fingiu estar feliz para passar o final de semana em casa, e lá usar uma espingarda para se matar. Portanto, se uma pessoa muito deprimida mostrar-se subitamente feliz, é de suma importância acompanhá-la para garantir que ela não vá tentar tirar a própria vida.

coligido in facebook

João Horta - FIRESHELTER52

19/04/2021

INEM Abriu 178 Vagas - Atreve-te !

O Instituto Nacional de Emergência Médica, I. P. (INEM, I.P.) abriu concurso para recrutamento de 178 postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado na categoria de Técnico de Emergência Pré-hospitalar.


O concurso está aberto a trabalhadores com ou sem vínculo de emprego público que tenham o 12.º ano de escolaridade ou seu equivalente legal e que sejam titulares de carta de condução tipo B e averbamento grupo 2.

As candidaturas deverão ser apresentadas no prazo de 10 dias úteis, contados a partir da data da publicação deste Aviso no Diário da República, 2.ª série.
 
Consulta toda a informação em https://dre.pt/application/conteudo/161663953.
#INEM

João Horta - FIRESHELTER52

18/04/2021

Porque Ligaram Menos 112 os Portugueses em 2020

Desde Março de 2020 que se verificou uma diminuição das chamadas recebidas no CODU através do Número Europeu de Emergência -112 e, consequentemente, do acionamento de meios de emergência médica pré-hospitalar.


Esta redução da atividade, verificada a partir de março de 2020, ficou a dever-se a fatores como:

  • Alteração significativa de comportamentos ao nível da sociedade em geral, nomeadamente na procura de serviços de saúde, pelo receio de exposição ao SARS-CoV-2, também evidenciado pela redução de chamadas não emergentes;
  • Redução de circulação de pessoas e veículos, que se traduz numa redução de acidentes de viação (nomeadamente em altura de deslocações por todo o território nacional durante as épocas festivas), acidentes de trabalho e situações de trauma nas escolas;
  • Isolamento social que condicionou um menor número de intoxicações etílicas, resultante do encerramento dos espaços de diversão noturna;
  • Verificou-se também uma redução no número de intoxicações intencionais, eventualmente justificada pelo receio de conduzirem ao encaminhamento para uma unidade de saúde;
  • Redução da criminalidade pela diminuição de pessoas em circulação, nomeadamente, no que se respeita a espaços de diversão noturna;
  • Cidadãos com sintomas menos graves que, eventualmente, deixaram de pedir socorro para este tipo de queixa, com resolução espontânea da situação;
  • Redução dos acidentes de trabalho, resultante do aumento de pessoas em teletrabalho
https://www.inem.pt/2021/04/15/mais-de-1-milhao-e-100-mil-acionamentos-de-meios-de-emergencia-em-2020/

João Horta -FIRESHELTER52

Entregue a Sua Arma na PSP sem Multas ou Consequências Criminais

Entrega de armas não manifestadas sem consequências criminais ou contraordenacionais.


Até 23 de junho, decorre uma janela temporal para, sem procedimento sancionatório (criminal ou contraordenacional) proceder à entrega ao Estado de armas de fogo não manifestadas ou registadas ou regularização dessa posse.

Durante esta janela temporal extraordinária, os cidadãos que tenham na sua posse armas de fogo não manifestadas ou registadas poderão:

• Proceder à entrega voluntária, junto da PSP ou GNR,
• Requerer a legalização dessas armas de fogo (se legalmente
admissível) e a posse em regime de detenção domiciliária provisória, pelo período máximo de 180 dias para, nesse prazo, apresentar o certificado de registo criminal e habilitar-se com licença.

Também os que os detentores de armas com licenças caducadas de uso e porte de arma (p.e., por falta de envio da documentação relativa à transmissão da arma no prazo de 15 dias após a venda ou por não a comunicação à PSP do falecimento do proprietário da arma nos 90 dias subsequentes ao falecimento ou data da descoberta das mesmas) podem, também até 23 de junho, regularizar a situação ou proceder à entrega voluntária das armas a favor do Estado.

Para fazer essa entrega, a PSP disponibiliza o modelo de documento, que deve ser preenchido e entregue com as armas 
https://www.psp.pt/Pages/noticias/detalhe-noticia.aspx...

A PSP está disponível para prestar informação adicional em depaex@psp.pt
Legislação aplicável: n.º 1 do artigo 2.º; n.º 3 do artigo 2.º da Lei n.º 5/2021 de 19 de fevereiro

João Horta - FIRESHELTER52

13/04/2021

Concurso de vigilante e segurança para mapa de pessoal do SEF

Concurso interno de ingresso para admissão 21 trabalhadores para carreira e categoria de vigilante e segurança de nível 3, do mapa de pessoal do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.


Concurso interno de ingresso, para admissão 21 trabalhadores para carreira/categoria de Vigilante e Segurança Nível 3, do mapa de pessoal do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.


João Horta -FIRESHELTER52

ICNF: aberto concurso para recrutamento de Assistentes Operacionais

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) tem aberto um concurso para a contratação de 50 postos de trabalho para as funções de assistente operacional.

O aviso publicado em Diário da República, Aviso (extrato) n.º 6379-A/2021 , indica que se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da data da publicação do presente aviso no Diário da República, procedimento concursal para preenchimento de 50 (cinquenta) postos de trabalho da carreira e categoria de assistente operacional, do mapa de pessoal do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF, I. P.), na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

O período de receção de candidaturas é de 10 dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da publicação na Bolsa de Emprego Público e o envio de candidaturas deve ser feito até dia 20 de abril para recrutamento@icnf.pt.

Para mais informações consulte aqui o aviso e a publicação na Bolsa de Emprego Público.

João Horta - FIRESHELTER52

GNR está a Recrutar - Atreve-te

A Guarda Nacional Republicana (GNR) abriu esta segunda-feira o procedimento concursal para a constituição de uma reserva de recrutamento de, no máximo 2000 candidatos, para o preenchimento das vagas para admissão ao Curso de Formação de Guardas da GNR que vierem a ser definidas por despacho conjunto dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da administração interna, encontrando-se o concurso aberto por um período de 10 dias úteis.



Segundo informa a GNR em comunicado, "as candidaturas são efetuadas exclusivamente através do preenchimento de um formulário eletrónico​, disponível no portal de recrutamento e onde também poderão ser consultadas as condições de admissão, documentação exigida e demais informações sobre o processo de seleção".

Após uma primeira fase documental, seguir-se-á a convocação para as provas de seleção, designadamente, de conhecimentos, físicas, de avaliação psicológica e exame médico.

Mais informações podem ser solicitas através do email recrutamento@gnr.pt ou do número 808 200 247.

Postal do Algarve

João Horta - FIRESHELTER52

Mais de 100 pessoas assintomáticas comunicaram autoteste positivo ao SNS 24

Mais de uma centena de utentes sem sintomas de covid-19 comunicaram ao SNS 24 o resultado de autoteste positivo, segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).


Os testes começaram a ser distribuídos nas farmácias e parafarmácias no dia 02 de abril e até hoje “o SNS 24 registou 114 contactos de utentes assintomáticos que comunicaram resultado de autoteste positivo”, adiantou a SPMS em resposta à agência Lusa.

“Quando os utentes transmitem um resultado inconclusivo ou positivo é emitida automaticamente uma requisição de teste laboratorial covid-19 (RT-PCR)”, explicam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Cerca de 100 mil autotestes covid-19 já foram distribuídos às farmácias do país, anunciou hoje a ADIFA, uma associação sem fins lucrativos que representa os “distribuidores farmacêuticos de serviço completo”, que asseguram “várias vezes ao dia, um fornecimento atempado e contínuo das farmácias a nível nacional, sem exceção ou diferenciação


João Horta - FIRESHELTER52


11/04/2021

Principais Regras de Segurança Contra Incêndios na sua Habitação

Assim, hoje quase a chegar aos 9 Milhões de visitas  no blog deixo-vos aqui as principais regras de segurança contra incêndios para poderem manter a vossa casa mais segura.


  1. Instale um alarme de deteção de fumo (é barato),  e verifique-o regularmente.
  2. Faça um plano de ação contra incêndio para que todos na sua casa saibam como escapar.
  3. Tome cuidado ao cozinhar com óleo quente e use fritadeira com gordura controlada termostaticamente.
  4. Nunca deixe velas acesas sem vigilância.
  5. Verifique se os cigarros são apagados e descartados com cuidado.
  6. Nunca fume na cama.
  7. Mantenha fósforos e isqueiros afastados das crianças.
  8. Mantenha as roupas longe de aparelhos de aquecimento.
  9. Tome cuidado na cozinha! Os acidentes durante a confeção são responsáveis ​​por um grande número de incêndios em casa.
  10. Tome especial cuidado quando estiver cansado ou depois de ter ingerido bebidas alcoólicas, não use os equipamentos de confeção de comida ou produção de calor.
João Horta - FIRESHELTER52

01/04/2021

Estatistica de Incêndios Urbanos - Portugal

Os números de incêndios reduziram, de forma global, em 2020 e a redução de atividade fruto da COVID 19 poderá ter tido influência.

Só poderemos analisar se a tendência do aumento geral de incêndios (2016-2019) está a ser invertida com a análise de 2021 e 2022; no entanto com a falta de aposta na "prevenção" tenho duvidas que os números desçam quando forem retomadas as atividades de forma geral.


Carlos Ferreira Safteng Unipessoal Lda

João Horta - FIRESHELTER52

Desconfinamento - O que Vai Mudar a 5 de Abril

 Vou partilhar resumidamente as alterações prevista para o próximo dia 5 de Abril segunda feira.






João Horta - FIRESHELTER52