27/12/2023

27-12-1722 o Sismo que Destruiu o Algarve

33 anos antes do grande sismo de 1755, tinha ocorrido um sismo avassalador para a região. 

Face à devastação, os documentos dos estragos, feridos e mortos foram enviados para Lisboa nos anos seguintes tendo sido destruídos pelo fogo dos incêndios provenientes do sismo de 1755, 33 anos depois.

Em termos de estragos registados o sismo de 1722 descreve um maior e mais dantesco registo de cidades severamente afetadas.

Tendo durado «pouco mais que o tempo de uma Avé Maria», os abalos foram tão fortes que fizeram badalar os sinos sozinhos em Tavira, Faro e Loulé.

O grau de intensidade de destruição está atualmente avaliado como de grau IX da escala de Mercalli:

Pânico geral, muitos edifícios colapsados, destruídos ou grandemente danificados, danos gerais nas fundações, fraturas importantes no solo, formação de nascentes e ejeções de lamas em terrenos de aluviões de granulometria fina…

Estudos mais recentes não são unânimes na estimativa sobre o local do epicentro.

Há quem opine que terá sido no mar, mas as hipóteses com mais reconhecimento oficial apontam para uma zona sensivelmente onde eu fiz a foto que ilustra esta publicação: a noroeste de Tavira.

Provavelmente, o sismo de 1722 foi provocado por um fenómeno de diapirismo (a ascensão tectónica de rochas pouco densas sob elevada pressão).

O certo é que na sequência da propagação das poderosas ondas sísmicas (uns 7,8 graus na escala de Richter) a vila de Loulé ficou praticamente destruída.

Estudos recentes de risco sísmico e zonamento de danos potenciais apontam para um panorama de 12 mil mortos se um sismo igual ao de 1722 ocorresse agora.




FIRESHELTER52

26/12/2023

O grande Incidente na A22 no Natal de 1992

Poucas são as informações que consegui recolher sobre um determinado números de acidentes que ocorreram de 23 de Dezembro de 1992 a 25 de Dezembro de 1992 entre o Nó de Olhão e Faro na Via do Infante.

Tratou-se de grandes aluimentos de terra na A22 que fizeram com que dezenas de Bombeiros de muitas corporações do Algarve apoiados por Autotanques, máquinas e meios manuais ficassem privados de passar o natal desse ano com as respetivas famílias.

Não consigo encontrar na net nada de concreto e nesta altura ainda não era bombeiro, mas esta cópia do jornal expresso e alguns textos do LNEC que aqui não irei publicar confirmam esta minha certeza.

As situações passam, são resolvidas mas também deve de haver pessoal que as faça lembrar.

Assim, para todos os operacionais, de entre outros corpos de bombeiros mas referindo Municipais de Tavira e Olhão e Sapadores de Faro que nessas noites e seguintes dias andaram em limpezas de estrada, um muito obrigado e esta postagem é para vocês, tenho a certeza que se fosse hoje a população podia contar com o vosso profissionalismo sem olhar a datas festivas...

João Horta - FIRESHELTER52

24/12/2023

Muita Atenção... ao que queima na sua Lareira!


O SAFEPLACE52 lembra que não é apenas inadequado, mas altamente inseguro queimar papel, papelões, plásticos e outros resíduos como caixas de embrulhos, enfeites, prendas em lareiras domésticas ou recuperadores de calor.


A maioria dos recuperadores são projectados para usar gás natural ou lenha seca a fim de criar um pequeno fogo decorativo que reforça a atmosfera.

Tentativas de queimar objectos impróprios, tais como madeira serrada da construção civil ou paletes, bocados de vegetação ou mesmo de uma árvore podem criar um fogo muito grande e quente, que prejudica a lareira e a chaminé, onde ainda repentinamente, se pode tornar um incêndio incontrolável.

Pouco se fala deste pormenor, mas muitos dos objectos impróprios queimados nas lareiras, ao formarem cinzas ou brasas podem ser arrastados pela ventilação da mesma e na saída para o exterior podem voltar a incendiar-se.

Devido a algumas propriedades de resistência que lhes foram aplicadas em tempo de vida, mantêm-se a arder e podem ficar alojados em telhados, beirais, varandas ou mesmo sótãos, colocando em risco a habitação em caso de propagação aos combustíveis adjacentes.

Esta última situação é vivida diariamente em bairros onde a construção é quase toda à base de madeira.

É comum ainda, dezenas de emergências médicas no pré-hospitalar com sintomas associados a distúrbios do mecanismo respiratório, atáxias e sinais de intoxicações.

Ao queimar tábuas, paletes, madeira proveniente da construção civil, pode acontecer a libertação de gases altamente tóxicos, que embora encaminhados para as chaminés saturam as atmosferas familiares de uma forma muito violenta e rápida.

O FIRESHELTER52 aconselha, muito cuidado com o uso do fogo, respeite as regras de segurança dos equipamentos que está a usar.

Se notar cheiros estranhos, calor em demasia, atmosferas saturadas de fumo ou gases voláteis, ventile o espaço sempre no sentido interno para externo, não abra as janelas a favor do vento, só em caso estritamente necessário.

Se notar que um familiar que está à algum tempo ao lado de um braseiro se encontra, apático, diminuição da reacção psicológica e motora, falta de força, movimentos fracos e descoordenados, ou ficou repentinamente com comportamentos bizarros, deve de desconfiar de intoxicação por gases provenientes da combustão.

Ventile o espaço, peça ajuda através do 112.


FIRESHELTER52

17/12/2023

Máquina de Secar o Risco do Cotão da Roupa

Muitas vezes as pessoas ignoram ou não reconhecem os sinais de avaria de uma máquina de secar roupa principalmente quando está entupida, e esse descuido aparentemente pequeno pode ter resultados desastrosos, incluindo a perda de vidas e bens. 


A melhor maneira de evitar que incêndios domésticos ocorram dentro ou em torno da sua máquina de secar é solicitar que o Assistente técnico do eletrodoméstico faça a manutenção dos dutos ou respiradouros do equipamento.

Se estiver demorando mais do que o normal para as suas roupas secarem ou se as roupas estiverem superaquecidas após um ciclo de secagem, você pode ter um acúmulo de cotão - mesmo que não seja visível na tela de recolha. 

“O cotão ou o fiapo é um material extremamente inflamável”.

Há um elemento de aquecimento dentro do secador do ar fornecendo uma fonte potencial de ignição.

” Reduza o risco removendo os fiapos da tela de fiapos após cada carga e faça uma limpeza anual da linha de ventilação do secador. 

No entanto há ainda materiais que devem a todo custo ser evitados de colocar numa máquina de secar roupa, são apresentados mais em baixo com a respetiva recomendação e explicação:

1. Sutiãs. Além de serem peças muito delicadas, podem estragar-se com as voltas na máquina de secar e, adicionalmente, o calor faz com que percam a forma.

2. Bikinis. Este tipo de tecido, com o calor excessivo, começa a quebrar e a perder a elasticidade.

3. Tapetes de banho com borracha. A borracha que ajuda o tapete a fixar-se no chão vai estragar-se com o calor da máquina de secar e pode até provocar um incêndio no eletrodoméstico.

4. Collants. Mesmo que só as coloque na máquina de secar uns minutos, irão ficar enroladas, cheias de nós e com malhas. Em vez disso, pendure-as perto de um aquecedor, por exemplo.

5. Tudo o que tenha brilhos. Pedras, lantejoulas, pérolas ou brilhantes não combinam com a máquina de secar. Esses adereços desaparecerão na máquina e podem inclusive entupi-la.

https://www.dryerventwizard.com/

João Horta - FIRESHELTER52

14/12/2023

Segurança com Eletricidade e Aquecedores - um risco a evitar

Com o frio a procura de aquecimento alternativo é uma necessidade constante envolvendo ainda mais a polução envelhecida.

O calor dos aquecedores está também intimamente ligado à desumidificação e secagem de roupas ou objetos, o que acresce os riscos de um grave acidente no lar.

Por norma estes equipamentos trabalham através do fornecimento de energia elétrica o que faz a quando da sua utilização irregular que acresçam juntamente os acidentes e riscos envolventes à rede elétrica domiciliar.


Esta postagem destina-se a elucidar a comunidade para evitar acidentes com equipamentos de produção de calor, como aquecedores, braseiras e outros

  1. Não utilize o equipamento se estiver danificado
  2. Antes de utilizar o equipamento leias as instruções e siga as recomendações.
  3. Afastar os equipamentos de cortinas, camas, roupa, mobiliário pelo menos 1 metro
  4. De forma alguma tape o aquecedor e muito menos os locais de ventilação
  5. Não utilizar em viaturas como caravanas ou embarcações
  6. Ensine as crianças que não devem mexer nos equipamentos
  7. Garanta uma ventilação eficaz no compartimento em que está a usar
  8. Não movimente o equipamento se este estiver ligado
  9. Não armazene materiais inflamáveis junto ao aquecedor


As imagens foram copiadas da página dos bombeiros:


FIRESHELTER52

12/12/2023

Quando o Fumo e os Gases matam mais que as Chamas

Enquanto num incêndio o que parece mais aterrorizante são as chamas e o calor, são na verdade o fumo e os gases dos produtos resultantes da combustão que se tornam assassinos implacáveis de vidas humanas. 


“Um único "sopro" de fumo e gases tóxicos aquecidos pode definitivamente custar a vida de quem está no interior de uma habitação.

A maioria das vítimas de incêndios estruturais morre de asfixia ao invés de uma morte por entrar em contato com chamas ou com o calor do incêndio.

Gases como o Monóxido de Carbono resultante dos produto da combustão incompleta, ou seja, a queima em condições de pouco oxigénio de combustíveis como a madeira ou outros sólidos orgânicos levam a uma morte agonizante por asfixia.

Já o ácido cianídrico é produzido pela combustão tanto de materiais naturais como de materiais sintéticos nomeadamente plásticos, que estão em todo lado na nossa casa.

A combustão de adesivos, solventes e compostos de limpeza liberta compostos orgânicos voláteis (COV).

A exposição desencadeia tosse, dores de cabeça, fadiga e uma exacerbação de problemas respiratórios preexistentes.

Radicais de oxigénio altamente reactivos também são produzidos pela reacção química que ocorre no fumo.

Partículas, que podem ser sólidas ou líquidas, em suspensão no ar, resultam da combustão incompleta e têm dimensões que variam entre 0.005 mícron e 100 mícron.

As partículas com tamanho inferior a 10 mícron penetram profundamente nas vias respiratórias e são potenciais provocadores de lesão pulmonar.

Num incêndio numa habitação tu não conseguirás esconder-te, porque o fumo e os gases quentes são implacáveis e vão encontrar-te, asfixiando-te rapidamente.

Este problema intensifica-se se ocorrer no período que todos estão a dormir.

A proteção contra incêndios é fundamental, para tal podes adquirir por poucos euros um detetor de fumo a pilhas com alarme que quando ativado pode salvar-te a vida.



João Horta - FIRESHELTER52

Aquecimentos.... Do conforto à Morte !

A comunidade na tentativa de obter um melhor conforto térmico recorre a todo o tipo de equipamentos para a produção de calor procurando o seu bem-estar.



Por vezes o uso inadequado de aquecedores e lareiras trás danos muitos graves à condição de vida.

A produção de monóxido de carbono em lareiras ou braseiros é silenciosa e inodora, começa por se sentir uma simples dor de cabeça e prostração.

Destes dois passos até à inconsciência é um ápice imperceptível sem tempo para pedir ajuda.

O ambiente pesado ou sub carregado por gases da combustão pode ser verificado por, calor em excesso, garganta e mucosas nasais secas, pele avermelhada, sonolência acompanhada por prostração, sede…

Deve tomar muita atenção a estes e outros sinais em particular…

A utilização de braseiros ou lareiras em casa só deve ser executada caso a habitação disponha de espaço próprio tal como de ventilação adequada e certificada.


O incêndio e a morte por monóxido de carbono são uma realidade diária no quotidiano da população.

Não hesite.

Em caso de emergência ligue 112.

Em caso de dúvida ou necessidade pode ainda contactar os Bombeiros Municipais de Tavira pelo telefone 281322122.

João Horta - FIRESHELTER52

10/12/2023

Aquecedores de Halogénio... um pouco mais sobre eles

A primeira pergunta que muitas pessoas fazem ao comprar um aquecedor de halogéneo é sobre a sua segurança. Pessoas que têm crianças ou animais de estimação em casa, são as mais preocupadas com a segurança desses aquecedores.

Um aquecedor de halogéneo é um dispositivo de aquecimento leve e portátil que pode ser conectado a uma fonte elétrica e fornecer o calor a uma determinada área.

Este tipo de aquecedor é distinguido pelo uso de elementos de halogénio, em vez de bobines elétricas ou gases propanos ou butanos nos condutores que fornecem a fonte de calor.

Os modelos atuais de aquecedor de halogéneo podem ser usados em vários ambientes diferentes, e estão equipados com uma série de características de segurança.

Aquecedores de halogéneo oscilantes são uma excelente escolha para a distribuição de calor dentro de um pequeno ambiente. Usando a mesma premissa que o ventilador oscilante, a ideia é aquecer o ar que circula através do aquecimento de halogéneo oscilante, que então impulsiona o ar aquecido em um amplo arco em torno do espaço.

Isto é diferente dos aquecedores que usam ventiladores para a descarga de ar quente numa linha direta de elementos de aquecimento.

Um aquecedor de oscilação ajudará a espalhar o ar quente em todo o espaço rapidamente e com um maior grau de eficiência.

Os aquecedores de halogéneo são muitas vezes uma boa maneira de aumentar existentes sistemas de aquecimento dentro de uma residência.

A maioria dos aquecedores de halogéneo são equipados com uma caixa que permanece fria ao toque, bem como com um interruptor automático no caso de o dispositivo ser acidentalmente derrubado.

Estas duas características tornam o aquecedor uma fonte ideal para o calor adicional quando as crianças ou animais de estimação estão no ambiente.

Com chances mínimas de acidentes indesejados, os modelos fabricados de halogéneo são perfeitos porque não provocam incêndio, tornando-se assim uma opção bastante segura.


O preço de um aquecedor de halogéneo também é rentável, quando a durabilidade do aquecedor é levada em consideração.

Enquanto alguns modelos tradicionais custam mais do que alguns artigos portáteis, os aquecedores radiantes que usam como padrão as bobines elétricas, um aquecedor de halogéneo tende a fornecer mais anos de serviço antes que a sua substituição seja necessária.

Por sua famosa robustez do aparelho, alguns estudos indicam que essas peças requerem menos energia para produzir o mesmo nível de calor. Quando conjugada com as características de segurança aprimorada e a natureza eficiente de energia, seu custo se torna ainda mais atraente.

www.mecanicaindustrial.com.

João Horta - FIRESHELTER52

09/12/2023

Atenção aos Acidentes com decorações de Natal


Os milhares de pontos de luz e adereços que deixam coloridas casas e lojas nesta época do ano podem estragar a festa, como tal o SAFEPLACE52 transmite algumas informações de segurança sobre estes equipamentos.


Para evitar que a instalação e a operação dos enfeites e da iluminação natalícia sejam causas de acidentes como choques elétricos, curtos-circuitos e princípios de incêndio, sugere-se aqui alguns cuidados básicos...

Uma recomendação essencial é para que, no momento da compra, verifique a procedência e a qualidade de equipamentos que usam energia elétrica, principalmente os cordões de luzes (pisca-piscas), que são largamente utilizados.

  • Recomenda-se a observação se a ficha do equipamento e a tomada se encaixam sem folgas. 
  • Isso garante boa conexão eléctrica e evita aquecimento. 
  • Também não se deve tocar na fiação ou substituir lâmpadas queimadas sem antes desconectá-la da fonte de energia.

É conveniente consultar um profissional de confiança para se assegurar de que a capacidade e a resistência dos condutores sejam compatíveis com a carga elétrica requerida, observando o correto dimensionamento de cabos e fios. Essa é a forma de evitar que os fios derretam ou provoquem curtos-circuitos, que podem provocar incêndios.

Nos Exteriores das Habitações

O máximo cuidado deve ser tomado na ornamentação de exteriores, pois além do risco de acidentes com choques elétricos há também o perigo de quedas.

Nesse tipo de decoração, devem ser utilizados exclusivamente equipamentos fabricados para uso externo.

A instalação de adornos e objetos decorativos nas proximidades da rede pública de energia elétrica é proibida pela legislação, que determina a manutenção de uma distância segura.

O desrespeito a essa norma resulta em enorme probabilidade de acidentes graves.

Outro cuidado fundamental a ser observado é evitar a umidade: equipamentos elétricos ou materiais energizados de qualquer espécie - incluindo os enfeites natalícios jamais devem ser tocados quando a pessoa estiver com as mãos ou pés molhados.
Por ser óptima condutora de energia, a água facilita e amplifica os efeitos da passagem da corrente elétrica pelo corpo humano.

Sinais
  • As instalações elétricas apresentam sinais quando não estão adequadas ao uso.

  • O primeiro é o aquecimento da fiação, tomadas, fixas e conexões, e o segundo, o cheiro característico de plástico queimando.

  • Ao perceber qualquer um desses indícios, o consumidor deve desligar imediatamente os equipamentos das tomadas e verificar detalhadamente as instalações.

  • A persistência do aquecimento provoca a deterioração dos isolamentos, o que pode provocar um curto-circuito e princípio de incêndio.

  • Por fim, o consumidor deve lembrar de desligar os equipamentos quando não estiverem em uso, evitando o desperdício de eletricidade.


Cuidados na Decoração:

- Escolha com cuidado os materiais que serão utilizados nas instalações, que devem ser de boa procedência e certificados pelos institutos controladores de qualidade;

- Planei o local da instalação da decoração, evitando a proximidade com cortinas e materiais ou produtos inflamáveis;

- Coloque os equipamentos próximos da fonte de energia, evitando o uso de extensões;

- Instale equipamentos de proteção contra sobrecorrente e curto-circuito, como disjuntores, por exemplo;

- Não ligue vários equipamentos num mesmo ponto de energia, pois a ligação simultânea deles pode provocar sobrecarga, aquecimento, curto-circuito e, como consequência, princípio de incêndio;

- Preste muita atenção às emendas e à película plástica isolante: todas as emendas e conexões devem ser bem feitas e estar protegidas com fita isolante de boa qualidade.

Siga estas importantes recomendações e tenha um SAFE-NATAL...

João Horta - FIRESHELTER52

06/12/2023

De Onde Chegam as Águas das Cheias de Tavira

É notório após algumas horas de chuva que a cor da água do nosso rio Gilão muda e fica barrenta sendo um indicador que a chuva caída na serra desce o rio até á sua foz, é notório ainda que a velocidade do rio é uma variante à chuva caída.

Quando conjugados alguns fatores, como quadros de precipitação intensa na serra, marés vivas, ondulação no mar, associados a um rio com reduzido declive e assoreado na sua foz, verificamos um défice de escoamento dessa água que chega da serra provocando cheias e inundações nas partes mais baixas da Cidade.

É ainda vulgar ouvir os mais antigos dizer que se chove em São Brás, que a água virá parar a Tavira e provocará cheias, mas importa perceber efetivamente que influência tem as ribeiras da bacia hidrográfica de Tavira no escoamento do Gilão, para isso é preciso perceber de onde chegam as águas da serra.

Um primeiro mapa detalhado podemos perceber que temos 4 sub-bacias que drenam para a secção de rio Séqua/Gilão e estão apresentadas neste mapa:

Nesta segunda imagem torna-se mais fácil contextualizar a rede hidrográfica e perceber de onde vem a água que recebemos no rio.



Se quiserem saber um pouco mais:

https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/3441/1/2010_isidoro_et_al_delimitacao_de_areas_inundaveis_por_acao_fluvial.pdf

FIRESHELTER52

05/12/2023

Eficácia e segurança dos Aquecedores a Gás

Os aquecedores a gás são uma das fontes mais clássicas para o seu lar.

Nos últimos anos avançou-se bastante no tema de segurança e eficiência com os termostatos, a ignição elétrica, os controladores de oxigénio no ambiente ou sistema de segurança anti-queda.
Possuem uma grande vantagem que são as suas rodas multidirecionais, facilitando o transporte/mobilidade do aparelho.
Os aquecedores a gás geram calor através da combustão de gás, normalmente butano.
São bastante económicos e aquecem o ambiente mais depressa que os aquecedores elétricos.

Aquecedor de Chama azul:

São aquecedores a gás por convenção. A ignição do gás produz uma temperatura mais elevada, o que resulta num menor consumo de combustível e uma maior emissão de calor.

Contam com duas saídas de calor: frontal e superior, por onde aquece diretamente o ar, o que permite uma temperatura equilibrada em todo o ambiente.
Tem um consumo de gás de cerca de 300 gramas por hora.
A potência destes aparelhos podem chegar aos 4000W, suficiente para aquecer divisões entre 20 a 40 m².
São as mais eficientes, em função da sua potência são as que menos consomem.
Têm uma vida útil superior aos outros aquecedores a gás.

Onde colocar os aquecedores a gás?

- Os aquecedores a gás são recomendadas para habitações/divisões bem ventiladas com mais de 20m²
- Devido aos gases que emitem, estes não estão recomendados para dormitórios e divisões pouco ventiladas.
- Os aquecedores possuem um sistema que desliga o aquecedor automaticamente, quando o ambiente atinge um determinado grau de CO.

Conselhos de segurança:

- É necessário manter uma distância de segurança entre o aquecedor e as cortinas ou móveis de cerca de 50cm, bem como mantê-lo afastado de materiais inflamáveis.
- Desligar antes de ir dormir
- Colocar fora do alcance das crianças e de animais domésticos
- Ventilar cerca de 10 minutos a divisão onde está o aquecimento é suficiente para
dissipar a concentração de C.O.


João Horta - FIRESHELTER52

04/12/2023

Os Cuidados com os Aquecedores nas Casas de Banho

O motivo principal para ter um aquecedor numa casa de banho é que você tem uma temperatura corporal baixa quando acorda de manhã e não quer ficar com mais frio quando entra na casa de banho. 



O aquecedor da casa de banho também remove odores e humidades indesejadas do ar e mantém os produtos de higiene pessoal secos e livres de germes.

Qualquer pessoa com visão de segurança saberá que eletricidade e água são a pior combinação, e elas devem ser mantidas a alguns metros de distância uma da outra. 

Uma situação pertinente é que face à humidade o nível de oxigénio no ar pode ser reduzido, se colocarmos um aquecedor a trabalhar este pode queimar ainda mais o oxigénio disponível deixando um risco elevado de uma atmosfera pouco respirável.

No entanto, se estiver adequadamente instalado e bem cuidado, eles também podem ser eficazes para regular a temperatura e gerar o conforto térmico procurado.

Devido à alta humidade e presença de água nestes locais, os aquecedores apresentam vários riscos.

Se a água entrar em contato com qualquer fiação exposta, poderá causar electrocução ou curto-circuito, portanto, é vital que o fabricante cumpra todos os regulamentos de segurança.

Outra possibilidade é que alguém possa escorregar e cair sobre o aquecedor, contraindo vários traumatismos entre eles queimaduras.

Algumas medidas preventivas para os riscos de aquecedores nas casas de banho incluem interruptores de proteção.

Um interruptor de proteção contra aquecimento garantirá que o aquecedor se desligue quando estiver muito quente.

Outro recurso de segurança é um interruptor anti-queda, que desliga o aquecedor se este for derrubado ou desequilibrado.

Mantenha a sua casa de banho ventilada.

João Horta - FIRESHELTER52