10/12/2010

Autarca aceita encerramento de SAP em troca de médico para ambulância do INEM


O presidente da Câmara de Castro Daire, Fernando Carneiro, avisou hoje que só aceitará o encerramento do SAP do centro de saúde local se for colocado um médico na ambulância do INEM que está nos bombeiros.

Na presença do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, o autarca socialista aproveitou a cerimónia de inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) Montemuro para dizer que a possibilidade de encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) tem de ser muito refletida, tendo "em cima da mesa sempre os pressupostos" que levaram o antigo ministro da Saúde Correia de Campos a mantê-lo aberto.

Isto porque, segundo Fernando Carneiro, não pode ser esquecida a situação das povoações de Cabril e de Parada de Ester, servidas pela Estrada Nacional 255, cuja requalificação é há muito exigida.

"Se for um médico para a ambulância do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) eu aceito, porque assim (as populações) têm médico para socorrer uma hora depois de haver lá qualquer coisa", justificou.

Caso isso não acontecesse, a ambulância precisaria de uma hora de caminho para chegar às povoações, mais hora e meia de regresso a Castro Daire e, possivelmente, mais meia hora de transporte para o hospital de Viseu, contabilizou.

Se for colocado um médico na ambulância do INEM e encerrado o SAP, o autarca considera que o concelho até "fica a lucrar" relativamente à situação atual.

Questionado pelos jornalistas sobre o eventual encerramento do SAP, o secretário de Estado Manuel Pizarro disse que ainda não há uma decisão tomada.

"As decisões em cada caso concreto são estabelecidas em diálogo, com os profissionais e com a comunidade, o que significa que neste caso ainda não estão tomadas", frisou.

Manuel Pizarro lembrou que está em curso "um processo de reorganização nos cuidados de saúde primários que implica em alguns casos modificações dos horários de funcionamento dos serviços", mas sempre "com ideia de atender melhor as pessoas".

FIRESHELTER52

Sem comentários: