06/11/2011

Para recordar...Turbobomba




A turbobomba é uma bomba hidráulica cujo funcionamento se consegue através da colocação de uma linha de mangueira partindo de um veículo de bombeiros até ao respectivo corpo da bomba, e uma outra linha de mangueira desde o corpo da bomba até á entrada do hidrante do veículo de bombeiros.

Este circuito fechado, através da energia hidrodinâmica provocada pela água em movimento proporciona o trabalho de uma turbina colocada na parte inferior da bomba, que ao rodar provocara a sucção do líquido que se pretende remover, encaminhando-o para uma saida que poderá ser através de outra linha de mangueira.



Tem a particularidade de a água utilizada no veículo de bombeiros nunca se misturar com o liquido a retirar, são dois circuitos amplamente independentes, ficando a água do veiculo após a resuloção do esgotamento capaz para a utilização habitual do serviço de bombeiros .

È um equipamento que ocupa muito pouco espaço de arrumação, relativamente leve, e a sua manutenção é praticamente nula, a poluição sonora é inexistente.

Os acessórios auxiliares de trabalho, neste caso linhas de mangueiras e espias, fazem parte das cargas dos veículos que irão operar no teatro de operações onde será inserida a bomba.

Está especialmente indicada em ambiente relativamente explosivos, para aspirações de grande volume de água, utilização em grandes profundidades, (abaixo dos 7 metros), ou onde não se possa utilizar bombas a combustão e a energia eléctrica não esteja acessível.

O Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira dispõe de uma turbobomba, entre outros equipamentos de esgotamento para líquidos e lamas.

Fireshelter52

Sem comentários: