18/06/2010

Praias estão equipadas para o Verão


Desde as pranchas e as bóias de salvamento, às carrinhas Seamaster, moto quatro e motas de água, tudo está a postos para garantir a segurança das praias portuguesas.

A novidade deste ano são os veículos GOES. Três vão ficar no Algarve.

A nível nacional vão estar a operar sete veículos 4x4 GOES.

No Algarve, a praia de Monte Gordo, em Vila Real de Santo António, a praia da Rocha, em Portimão, e as ilhas do concelho de Tavira vão receber este novo equipamento.

Os GOES irão permitir agir com maior eficácia em “zonas sensíveis de evacuação de acidentados”, explicou aos jornalistas Nuno Leitão, porta-voz do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), durante a apresentação dos equipamentos, quinta-feira, em Tavira.

“São meios que vão permitir de uma forma mais eficaz toda a assistência a banhistas que estejam principalmente em áreas adjacentes às zonas vigiadas”, acrescentou.

Os equipamentos, doados pela Fundação Vodafone, irão permitir transportar um acidentado até um ponto de evacuação para terra, no caso das ilhas, e são ecologicamente mais sustentáveis.

“Nós temos tido vários problemas com o projecto Seamaster, pela dimensão das carrinhas e pelo factor custo/eficácia, em termos ecológicos, das carrinhas andarem nos próprios areais”, comentou Nuno Leitão que sublinhou as vantagens dos GOES: “estas viaturas pequeninas são menos agressivas para o meio ambiente, têm maior versatilidade em termos de operação de praias, maior segurança e menor poluição”.

O comandante da Marinha Portuguesa acredita que Portugal é “o primeiro país a avançar com um projecto deste tipo de GOES, que tem ainda a particularidade de poder rebocar uma mota de água para certo tipo de pontos da costa portuguesa, em zonas contínuas de areal”.

Além dos sete GOES, a costa portuguesa será ainda dotada este ano de mais 14 motos quatro, 14 motos de salvamento marítimo (motas de água) e 20 Seamaster.

Fonte:Observatóriodoalgarve

FIRESHELTER52

Sem comentários: