27/07/2010

Espanha envia dois aviões para combate aos fogos em Portugal


O Ministério espanhol do Meio Ambiente, Rural e Marinho enviou para Portugal dois aviões anfíbios com capacidade de carga de 5500 litros para colaborarem na extinção do incêndio florestal na Póvoa do Lanhoso, em Braga.

O Governo espanhol colocou ainda à disposição das autoridades portuguesas um avião de comunicações e observação que permite seguir o evoluir do incêndio em tempo real, através de imagens fixas, vídeo e sensores térmicos, segundo a agência EFE.

Segundo o site da Proteção Civil portuguesa, este incêndio está a ser combatido por 80 bombeiros, apoiados por 27 veículos e dois aviões bombardeiros pesados.

A ajuda espanhola insere-se no âmbito do Protocolo de Évora, segundo o qual os meios de ambos os países atuam indistintamente numa franja de 15 quilómetros em ambos os lados da fronteira.

Em 2009, os meios daquele ministério espanhol realizaram mais de 74 horas de voo em diversas missões de apoio à extinção de incêndios florestais em Portugal.

FIRESHELTER52

1 comentário:

Anónimo disse...

Até agora tudo bem acho muito bem todo este apoio estes meios e toda a tecnologia empregue só tenho pena de uma coisa que é em Portugal só erramos numa coisa é quando se combate incêndios florestais por vezes demora-se muito deixa-se arder demais e tudo isto porque o fazemos à moda Portuguêsa muitos chefes e poucos macacos se fosse ao contrário corria melhor à que ter um só a mandar e coordenados muitos a combater pois quando todos mandam e ninguem se entende ai sim temos um combate de Incêndios à Portuguêsa, a todos aqueles que o fazem com o espirito de sacrificio e com o lema de vida por vida o meu abraço e bem haja.