18/09/2010

Portugal candidato a acolher centro de alerta de tsunamis

Portugal, através do Instituto de Meteorologia, vai integrar um projeto europeu para alerta precoce de tsunamis e apresenta-se como candidato a acolher um centro regional para o Atlântico Nordeste e Mediterrâneo, anunciou hoje o IM.

O primeiro projeto (TRIDEC) é coordenado pelo Centro Geofísico de Potsdam (Alemanha), no âmbito da instalação de futuros sistemas de alerta precoce de tsunamis e tem uma duração prevista de três anos para desenvolver “arquiteturas inteligentes” destinadas ao processamento de grandes volumes de dados que sirvam de suporte à decisão num quadro de alerta de tsunami, segundo informação divulgada pelo Instituto de Meteorologia (IM).

“Tem por objetivo desenvolver ferramentas informáticas capazes manipular grandes volumes de dados.

No caso de acontecer um tsunami é necessário analisar um grande conjunto de informação”, desde dados sísmicos, ao nível do mar, altura da onda, cenários de tsunamis e ondas expetáveis em vários pontos da costa a cartas de inundação, explicou à agência Lusa o diretor do Departamento de Sismologia e Geofísica do IM.

“É muita informação que tem de ser rapidamente trabalhada e colocada à disposição do decisor”, referiu Fernando Carrilho.

FIRESHELTER52

1 comentário:

Jorge Martins disse...

http://aportugal.com/tavira/index.htm

Não tem nada a ver com isto: looool
mas vai a este link e vai passando as fotos que vais ver o teu sparky:P