07/02/2011

INEM e ARS Algarve: Protocolo de gestão conjunta de meios de Suporte Imediato de Vida


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS Algarve) assinaram um Protocolo de gestão conjunta de meios de Suporte Imediato de Vida.

Pretende-se com este Protocolo uma partilha de recursos humanos, designadamente enfermeiros, entre os Serviços de Urgência Básica de Loulé e de Vila Real de Santo António e as Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida de Loulé, Vila Real de Santo António e Tavira.

Com esta iniciativa dá-se um primeiro passo a nível nacional para a integração das Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (criadas em 2007) nos serviços de urgência da rede nacional da urgência/emergência.

Na prática, INEM e Serviços de Urgência Básica vão partilhar recursos humanos, potenciando-se sinergias com os recursos humanos e materiais existentes nestes dois serviços.


Pretende-se uma verdadeira profissionalização da emergência, assegurando-se a capacidade de resposta local à vertente pré-hospitalar, bem como uma intervenção quantitativamente significativa nos serviços de urgência. Uma outra área que as duas instituições pretendem reforçar com esta iniciativa é a do Transporte de Doentes Críticos Urgentes entre unidades de saúde.


A assinatura deste Protocolo decorreu hoje, pelas 10h30, e contou com a presença do Presidente do INEM e do Presidente da ARS Algarve.

Na ocasião foram também inauguradas as novas instalações da Delegação Regional do Algarve do INEM, localizadas em Sítio Guilhim - Edifício A1 do Mercado Abastecedor da Região de Faro, concelho de Faro

FIRESHELTER52

Sem comentários: