18/08/2011
Tavira investe na gestão florestal pela prevenção de incêndios
A Câmara Municipal de Tavira, no âmbito da implementação de Redes de Defesa da Floresta Contra Incêndios, concluiu a rede primária de faixa de gestão de combustível, no troço compreendido entre o “Monte da Ribeira” e o limite sul da freguesia de Cachopo, aumentando, desta forma, a resistência e resiliência dos espaços florestais.
A intervenção neste aceiro florestal, realizou-se ao nível da gestão do estrato arbóreo e arbustivo, numa área aproximada de 100 hectares, e representou um investimento para a autarquia no valor de 73.087,00€, co-financiado, em 80%, pelo programa PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural.
A gravidade dos incêndios florestais afecta significativamente o património florestal e contribui para criar uma imagem de alto risco associada ao investimento e gestão florestal.
A redução dos incêndios é fundamental para a existência de um clima de confiança que permita a continuidade do investimento no sector e, a médio prazo, a melhoria da rentabilidade e competitividade da floresta.
Assim, a redução dos riscos que lhe estão associados, constitui, em consonância com o Plano Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, uma componente fundamental da Estratégia Nacional para as Florestas, a qual é prosseguida pela Câmara Municipal de Tavira.
in: cm-tavira.pt
FIRESHELTER52
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário