Os Bombeiros do Algarve receberam formação na delegação Regional do INEM em Faro sobre as novas aplicações informáticas que irão ser distribuídas pelos veículos de emergência do INEM nos PEM´s dos Bombeiros.
A primeira peça do sistema é o computador portátil que será instalado em todos os meios operados directamente pelo INEM.
É neste equipamento, com características específicas para a sua utilização em ambiente pré-hospitalar, que estão integradas as duas aplicações, o «Mobile Clinic» e o «Mobile Navigator».
No caso do «Mobile Clinic» trata-se de uma aplicação informática de registo clinico electrónico, que permite aos técnicos de ambulância de emergência receber directamente num computador portátil os dados enviados pela central de emergência (CODU) sobre o evento a que têm que se deslocar.
O «Mobile Clinic» permite também que os técnicos do INEM depois de chegarem ao local da emergência e de recolherem todos os dados sobre a vítima enviem, através da aplicação, os mesmo para o hospital para onde a mesma vai ser levada, o que agiliza o processo de registo na unidade de saúde.
o «Mobile Navigator», que combina um sistema GPS com funcionalidades especializadas e de enorme utilidade para as equipas na hora de acorrer às situações de emergência.
«A articulação do mesmo com o «Mobile Clinic» permite receber os dados sobre a morada da ocorrência, que constam na ficha clínica, e traçar, de imediato, a rota mais favorável para chegar ao local».
E é neste calcular automático da rota e nas indicações que irão ser dadas ao longo do percurso, algo que também é feito depois na deslocação para o hospital, se tal se revelar necessário, que está uma das mais-valias do sistema.
Para além das vantagens em termos de socorro imediato, as duas aplicações também são fundamentais para o INEM perceber e ter dados fiáveis sobre a resposta dada às ocorrências, permitindo uma análise das mesmas e a tomada de medidas correctivas se tal se justificar.
FIRESHELTER52
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