22/07/2013

Programa PSP “Estou aqui”

A PSP apresentou o programa Estou aqui! que, mediante a distribuição gratuita de cinco mil pulseiras, se propõe agilizar a tarefa, não de localizar crianças desaparecidas, mas de promover o reencontro destas com os seus cuidadores.

Os interessados devem dirigir-se a uma esquadra, levantar a pulseira e posteriormente aceder à Internet onde terão de preencher um formulário em que associam o número de identificação da pulseira aos seus contactos pessoais.

“Este programa não é para perceber onde andam crianças perdidas.

É um programa para conseguirmos, de forma mais rápida e eficaz, o reencontro de uma criança que se tenha perdido com o seu pai ou mãe”, precisa o porta-voz da PSP, Paulo Ornelas Flor, para acrescentar que, em havendo interessados, os parceiros associados a esta iniciativa estão preparados para disponibilizar um maior número de pulseiras.

“Também não colocamos de parte a possibilidade de alargar esta iniciativa a outros períodos do ano”, acrescentou.

Apesar de ser possível tecnicamente, as pulseiras do Estou aqui! não estão dotadas de nenhum sistema de georreferenciação, esse sim, susceptível de ajudar a localizar crianças desaparecidas.

“Não colocamos essa hipótese de parte, mas consideramos que a sociedade ainda não está preparada para isso, pelas questões que levanta em termos de proteção de dados”, justificou o porta-voz.

Segundo dados da PSP, 12.491 desaparecimentos de crianças e adolescentes foram registados entre 2006 e 2010, sendo que a respectivas taxa de reaparecimento foi de 97%.



FIRESHELTER52

1 comentário:

emilio disse...

ESTOU AQUI...
Esta foi e e uma boa iniciativa da PSP que nao e mais que uma ajuda suplementar a todos os que tem criancas,mas que nao substitui a responsabilidade que os pais ou encarregados de educacao deverao continuar a ter.Nesta epoca
Balnear,de ferias, e com as praias cheias, e mais que natural e frequente o desaparecimento temporario de criancas, que por varios motivos, se perdem dos pais.E para que tal aconteca, basta apenas segundos de distracao para que qualquer pai apanhe um verdadeiro susto.Sao momentos de panico e que muitas das vezes e o suficiente para deixar pais e autoridades a beira de um ataque de nervos.Este programa lancado ja no ano passado pela PSP em miudos dos 2 a 5 anos foi um sucesso.Este ano a PSP achou por bem voltar a polo em pratica, o que todos nos agradecemos, apesar de como em todas as coisas existirem sempre opinioes do contra.Mas como sempre defendi, as opinioes sao para se respeitar,por isso e que somos livres e vivemos em democracia.
TOU AQUI...ok vamos ja ai!