Separadores SAFEPLACE52

31/10/2013

Fire Strategies – Strategic Thinking, by Paul Bryant

Um interessante e recente livro dirigido a Bombeiros,a autoridades,seguradoras,arquitectos.

Desenvolve um tema realmente importante sobre os incêndios Urbanos... "Tempo para o pensamento estratégico".

Escrito por Paul Bryant, um conhecido estrategista de fogo estrutural,britânico,e este é o seu primeiro livro "Estratégias de Incêndio - Pensamento Estratégico."

O livro é resultado de mais de 25 anos de envolvimento na indústria de fogo,a trabalhar com as seguradoras com bombeiros e autoridades de certificação de segurança em edifícios.

O livro foi concebido para um público internacional e é escrito para ser lido como um romance, capítulo sobre capítulo, e não como um documento de referência técnica.

Ele é escrito num estilo que irá fornecer alimento para o pensamento de engenheiros,bombeiros e restantes profissionais desta área técnica.

O livro aborda aspectos que incluem;

#O que é exactamente uma estratégia em fogo estrutural?
#Competências - as questões envolvidas na determinação de quem é e quem não é, competente para elaborar uma estratégia inicial para um incêndio estrutural.
#Projeto da equipe de trabalho - prós e contras, por que a atitude é tão importante quanto a qualificação e a experiência.
#Objetivos- porque uma estratégia tem de ser definida em concordância com aspetos como a segurança entre outros.
#Conceitos e ideias que podem ajudar na formulação de estratégias eficazes.

Paul Bryant escreveu este livro que é uma verdadeira lufada de ar fresco para a indústria de fogo.

Uma maneira simples e fácil de compreender o estilo de escrita também torna este livro acessível a um público internacional em geral ", critica feita pela "industrial Fogo Journal Editor de Jose Maria Sanchez de Muniain".

Na sequência de "estratégias de fogo", publicado em 2007, o livro inclui uma perspectiva pessoal, incluindo como podemos aprender com estratégias militares e de negócios.

Ele está disponível a partir de Amazon - digite "Kingfell", onde todas as publicações Kingfell são agora realizadas.

FIRESHELTER52

29/10/2013

Aparelhos Respiratórios em Missões dentro de Água

Sempre soube que o ARICA foi criado e aperfeiçoado ao longo da sua existência para permitir ao utilizador a penetração e permanência em ambientes contaminados, e onde não seria possível a execução do mecanismo da ventilação, protegendo continuamente e permitindo o funcionamento da visão e de todo o tracto respiratório.

Deslumbrado com alguns vídeos, dou de caras com este muito em particular.

Na Espanha, os bombeiros treinam manobras de desencarceramento dentro de uma piscina utilizando para tal em cada bombeiro um ARICA.

Podemos verificar que o mesmo dentro de determinadas pressões permite ao bombeiro a submersão e o trabalho autónomo dentro de um ambiente líquido.

Fica aqui postado para a curiosidade.



Um Abraço

FIRESHELTER52

Iveco Magirus Apresenta novo Logotipo

A nova marca pretende reforçar a forte posição da empresa no mercado de incêndios.



O novo logotipo é composto por um 'M' articulado que representa as escadas pela a qual a empresa é famosa.

Ele também lembra elementos do logotipo Magirus-Deutz histórico, que combinou um 'M' estilizado com a torre aguda da catedral de Ulm, onde a empresa foi localizada há cerca de 150 anos.

O novo logotipo foi desenhado por Chermayeff & Geismar e Haviv em Nova York.

De acordo com a Magirus, o design simples do novo logotipo representa o que a empresa foi por quase 150 anos e que ainda permanece ate hoje: "tradição, inovação, engenharia e vontade de deixar visões em realidade".

Desde 1975, a empresa foi detida pela fabricante italiana Iveco - marca o simplificado "Magirus" vai abranger veículos de combate a incêndio e tecnologia de proteção contra incêndio.

FIRESHELTER52

Uma Unidade Local de Formação... mas na Austrália...

Quando o serviço é tomado a sério e com responsabilidade todos os esforços revertem a favor de uma causa e de um objetivo... Nos Bombeiros treinar, para servir melhor, mais rápido e com segurança...

Um video 3D de uma Unidade de Formação em Melbourn...
Não deixe de ver.



FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais fazem Formação SBV-DAE em Tavira

Vai decorrer dia 29 e 30 de Outubro no quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira duas Ações de Formação Profissional, em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa com a duração de 6 horas cada.

Mais de uma dezena de Bombeiros Municipais treinarão e serão avaliados para poder entrar no Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa do INEM - PNDAE com as valências e competências de poder utilizar quando indicado um Desfibrilhador Automático Externo.

Esta formação está a ser dirigida a todos os elementos do Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, incluindo não só os Tripulantes de Ambulâncias de Socorro que ainda não dispunham desta valência tal como todos os Tripulantes de Ambulâncias de Transporte.

A desfibrilhação Automática Externa é a aplicação de um choque eléctrico numa vitima, através de um desfibrilhador, um equipamento electrónico cuja função é reverter um quadro de fibrilhação auricular ou ventricular.

A reversão ou cardioversão dá-se mediante a aplicação de descargas elétricas no paciente, graduadas de acordo com a necessidade.

Os choques elétricos em geral são aplicados por meio de eléctrodos (apliques condutores que variam de tamanho e área conforme a necessidade) colocados na parede torácica da vítima.

Os aparelhos DEA (Desfibrilhadores Automáticos Externos), possuem a capacidade de fazer uma avaliação das condições cardíacas do paciente e informar o utilizador se um choque deve ser aplicado ou não, bem como também (eventualmente) dando os procedimentos para reanimação.

Esta formação é ministrada pela Escola Nacional de Bombeiros certificada pelo INEM tendo como formadores José Lucio e Carina Barão dos Bombeiros Municipais de Tavira e Olhão.

FIRESHELTER52

28/10/2013

Presidente da Câmara de Tavira sucede a Macário na AMAL

O presidente da Câmara de Tavira, Jorge Botelho (PS), foi hoje eleito para presidir à Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), sucedendo no cargo ao antigo presidente da Câmara de Faro Macário Correia, disse o novo dirigente à agência Lusa.

Depois de o PS ter conseguido a maioria das presidências de Câmara nos 16 municípios do Algarve nas eleições autárquicas de 29 de setembro, o PSD deixou a presidência, que agora passa a ser ocupada pelo socialista Jorge Botelho, tendo como vogais os autarcas de Aljezur, José Amarelinho (PS), e de Monchique, Rui André (PSD), acrescentou.

Além da constituição do Conselho Intermunicipal, os 16 presidentes de Câmara do Algarve aprovaram a constituição do primeiro secretário permanente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, refletindo já as alterações legislativas previstas na orgânica das Entidade Intermunicipais pela lei 75/2013.

O escolhido para desempenhar essa função foi António Eusébio, antigo presidente da Câmara de São Brás de Alportel e um dos vice-presidentes de Macário Correia no último mandato à frente da AMAL, disse Jorge Botelho.

“Houve uma deliberação para constituir o primeiro secretário permanente. E foi eleito o António Eusébio para primeiro secretário permanente”, afirmou, frisando que era necessário haver uma maioria e o nome do também presidente da Federação do PS do Algarve obteve uma “esmagadora maioria”.

Jorge Botelho disse que não foi possível, no entanto, constituir os dois vogais do secretariado permanente, por não ter havido a unanimidade exigida por lei para os dois cargos.

“O segundo e terceiro vogais permanentes têm que ser deliberados por unanimidade e não houve unanimidade sobre a necessidade de se nomear já os vogais, porque houve um voto em branco. Não foi possível constituir já os vogais, mas constituímos o secretário permanente”, disse Jorge Botelho.

O novo presidente da AMAL frisou que as deliberações de hoje vão agora ser comunicadas à Assembleia Intermunicipal, que terá de se pronunciar sobre eles.

Na próxima segunda-feira, os autarcas voltam a reunir-se para debater e tentar eleger os nomes dos vogais que vão secundar António Eusébio no secretariado permanente da AMAL, que irá, segundo a nova lei, trabalhar a tempo inteiro na Comunidade Intermunicipal.

A legislação prevê ainda delegação de competências nos municípios, que hoje já “foram afloradas”, mas que serão analisadas em reuniões posteriores com mais pormenor, disse ainda a mesma fonte.

FIRESHELTER52

24/10/2013

Curso de Chefe de Equipas de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais - ENB

Decorreu de 19 a 23 de Outubro na Unidade de Formação dos Bombeiros de Vila Real de Santo António mais um curso para Chefes de Equipa de Incêndios Urbanos e Industriais da Escola Nacional de Bombeiros.

A turma foi composta por um grupo de 16 Bombeiros que se deslocaram de corporações de Aljezur, Monchique, Albufeira, São Brás de Alportel e Vila Real de Santo António tendo como Formadores da Área de CIUI da Escola Nacional de Bombeiros o Adjunto de Comando dos Bombeiros de Portimão Valter Raimundo e o Bombeiro Municipal de Tavira João Horta.

Teve uma componente teórica e demonstrativa mas foi substancialmente na parte prática e em exercícios de decisão operacional que as principais manobras de combate em estruturas foram executadas e vocacionadas.


FIRESHELTER52

Convívio de Encerramento do DECIF-2013 no CBM Tavira

Foi hoje feito no quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira o convivo de encerramento da época de incêndios que se prendeu com o desenvolvimento do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais de 2013.

O encerramento contou com a presença do Presidente e vereação do Município de Tavira tal como os elementos do Corpo Ativo (Bombeiros e Operadores de Comunicações), num almoço de confraternização.

Ladrão Rouba Auto-Comando dos Bombeiros de Faro

Um homem furtou ontem um jipe dos Bombeiros Voluntários de Faro que estava estacionado no parque de veículos da corporação.

Aproveitou-se das portas abertas e das chaves na ignição. Despistou-se e abandonou o veículo numa zona degradada da cidade. Tudo aconteceu no espaço de 30 minutos.

Eram cerca das 11h15 quando um homem entrou dentro do jipe e fugiu. Quem viu pensou que fosse o segundo comandante, que geralmente usa o veículo, o que não levantou suspeitas. Mas quando repararam que não tinha sido feita a comunicação à central, perceberam que a viatura tinha sido furtada.

"Os veículos de socorro estão a postos para intervir, por isso estava aberto. São riscos que temos de correr para assegurar a prontidão da resposta às emergências", esclareceu ao CM Richard Marques, comandante dos bombeiros voluntários, mostrando-se espantado com a situação.

O jipe foi encontrado cerca de 30 minutos depois, debaixo do viaduto perto da antiga fábrica da cortiça, com alguns riscos no para-choques e na porta lateral.

Segundo a PSP, o homem já foi identificado de acordo com alguns testemunhos recolhidos no local onde o carro foi abandonado.

in Correio da Manhã

FIRESHELTER52

Algarve voltou a tremer esta tarde 4.5 Richter

Um sismo de magnitude 4.5 na escala de Richter, registado às 14h57 (hora continental portuguesa), e cujo epicentro se situou cerca de 190 quilómetros a Sul-Sudoeste do Cabo S.Vicente, foi sentido no Barlavento Algarvio, pelo menos nas zonas de Portimão, Quarteira e Loulé, segundo relatos de testemunhas.

O sismo registou-se no mar de Marrocos, a oeste do Estreito de Gibraltar e a Sul-Sudoeste do Cabo de S. Vicente, a 19 quilómetros de profundidade.

O Sul Informação recomenda que os leitores que sentiram o sismo o comuniquem, através do site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, clicando neste link.

Desde sábado, dia 19, quando foi registado um sismo de 4.2 Richter, sentido também no Barlavento, as estações da Rede Sísmica do Continente já registaram, com o de hoje, 14 sismos, em diferentes pontos e com magnitudes mais baixas que o atual.

FIRESHELTER52

Algarve Estado de Alerta Especial Nível Amarelo

Pelas condições meteorológicas adversas espectáveis a Autoridade Nacional de Proteção Civil colocou em Estado de Alerta Especial Nível Amarelo o Continente até às 20 Horas de dia 24-10-13


FIRESHELTER52

Equipas de Emergência de Tavira Revertem Paragem Cardíaca

As equipas de emergência da Cidade de Tavira reverteram hoje em pré-hospitalar um caso clínico de uma paragem cárdio respiratória num cidadão em Tavira.

Ao que o SAFEPLACE52 conseguiu apurar, à chegada da primeira ambulância de socorro a vitima já se encontrava a receber ajuda por parte de outras pessoas que executavam manobras de Suporte Básico de Vida.

Com a continuação dos trabalhos de Suporte Básico de Vida apoiados por Desfibrilhação Automática Externa e Suporte Avançado de Vida, foi possível reverter a situação clínica da vítima no local e devolver-lhe sinais de circulação.

A vítima foi transportada ao Hospital de Faro.

No local estiveram os Bombeiros Municipais de Tavira apoiados por um meio INEM-SBV com DAE, uma outra ambulância INEM-SIV sediada em Tavira e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM sediada em Faro.

FIRESHELTER52

Tavira Desmantelado maior gang fornecedor de estupefacientes do Sotavento Algarvio

Investigação de 9 meses da PSP culminou com três homens e uma mulher detidos. Na operação foi identificada menina de 13 anos envolvida no tráfico.

Uma menina, de 13 anos, foi identificada pela PSP, por envolvimento no tráfico de estupefacientes.

A menor faria parte de um gang, desmantelado pela polícia, em Tavira, suspeito de ser o "maior fornecedor de estupefacientes desta zona do Sotavento algarvio, nomeadamente de heroína e cocaína", diz o Comando da Polícia na região. Foram ainda detidos três homens e uma mulher, todos estrangeiros.

A operação da PSP, com apoio da GNR, foi o culminar de nove meses de investigação pelos homens da esquadra de Tavira. Período durante o qual "foi possível verificar que [os suspeitos] vendiam estupefacientes em quantidades consideráveis", explica a PSP.

Na sequência de 13 mandados de busca, a residências, armazéns, automóveis e um bar, executados anteontem, foram detidos os quatro adultos, com idades entre os 29 e os 44 anos, e identificada a menina, "presumivelmente envolvida no tráfico de estupefacientes", refere a PSP.

Na operação foram ainda apreendidas 1575 doses de heroína, 54 de cocaína e 1280 euros, que se suspeita serem provenientes da venda das drogas. Foram recolhidos, igualmente, "85 cartuchos de caçadeira, oito munições de menor calibre, três balanças digitais, um spray de gás pimenta e cinco telemóveis", especifica a polícia.

"Com estas detenções, o Comando de Faro espera ter desferido um golpe no tráfico de estupefacientes efetuado na cidade de Tavira", conclui a PSP.

As medidas de coação só hoje serão conhecidas.

Por:João Mira Godinho in CM

FIRESHELTER52

21/10/2013

GNR fez 1.702 testes de álcool a jovens na 'Noite Europeia sem Acidentes'

A GNR efectuou 1.702 testes de álcool a jovens portugueses, durante a noite de sábado, no âmbito da "Noite europeia sem acidentes", e a maioria registou uma taxa de alcoolemia inferior à permitida.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) participou pela primeira vez nesta iniciativa europeia, que decorre junto a estabelecimentos de diversão nocturna, por estes serem os locais onde, com mais frequência, os jovens consomem álcool e substâncias psicotrópicas.

Na operação em Portugal, nos distritos do Porto, Coimbra, Lisboa, Portalegre e Faro, foram feitos 1.702 testes de álcool, dos quais 235 registaram uma taxa de álcool no sangue igual ou superior 0,50 gramas por litro de sangue.

A maioria dos testes, 1.467, deu resultado negativo.

A "Noite Europeia sem Acidentes" é uma actividade da associação de jovens Responsible Young Driver, com sede em Bruxelas, que se realiza no terceiro sábado de Outubro, orientada para a promoção da segurança rodoviária, com origem no espaço do BENELUX (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), a decorrer em vários países da União Europeia.

Lusa/SOL

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais respondem a Acidente na EN125

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam na passada madrugada de sábado para domingo a um aparatoso acidente de viação na EN125 na zona da Luz de Tavira.

Um despiste de um ligeiro de passageiros que consequentemente acabaria por colidir com uma estrutura fez um ferido.

A este evento responderam os Bombeiros Municipais de Tavira apoiados com um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento e uma ambulância INEM-SBV, sendo ainda apoiados por uma outra ambulância INEM-SIV sediada em Tavira.

A vítima, foi conduzida ao Hospital de Faro pelos Bombeiros Municipais, a circulação fez-se com alguma dificuldade no local do acidente.

FIRESHELTER52

Bombeiros de Lagos 700 pessoas em Caminhada Solidária

A 1ª Corrida e Caminhada Solidária Vida por Vida dos Bombeiros Voluntários de Lagos, foi considerada um sucesso, ao longo destes últimos dias tivemos uma aderência que nos deixou orgulhosos, com a participação de mais de 700 pessoas, no domingo, dia 20 Outubro 2013, a cidade de Lagos encheu as suas ruas de gente disposta a praticar desporto, foram 5 km de caminhada, e quem fez a corrida percorreu 10 km.

Foi gratificante houve uma grande participação das pessoas dispostas a praticar actividade física e ao mesmo tempo ajudar os Bombeiros nesta causa que é de todos. Durante o evento várias pessoas já solicitaram a realização de mais eventos deste tipo, o que nos deixa orgulhosos e satisfeitos.

A caminhada e corrida contaram com participantes acostumados a caminhar e correr, e ainda aqueles que quiseram vir pela primeira. Pais e filhos, avós e netos animais de estimação… todos vieram.

No final o que mais se ouvia pelos participantes era “É importante para a saúde e bem-estar estes eventos motivam a gente a manter a nossa saúde, obrigado por existirem, obrigado por nos ajudarem nas horas mais difíceis”.

Os Bombeiros Voluntários de Lagos, agradecem a todos os quantos participaram neste evento de solidariedade, e a todos os que contribuíram de uma maneira ou de outra para que tudo corre-se tão bem. Obrigado a todos os bombeiros envolvidos assim como á restante população que veio ajudar.

Um obrigado ao Olímpico Clube de Lagos, que esteve connosco desde o principio e nos ajudou em tudo. Obrigado ainda á PSP que fez um trabalho notável a nível do controlo do trânsito.Assim como o Moto Clube de Lagos que colaborou durante toda a prova.


BPS.blogspot.com

FIRESHELTER52

19/10/2013

Câmara Hiperbárica e Escafandro Antigo Bombeiros Vila Real Stº António

Deixo-vos aqui estas imagens que são umas autênticas relíquias daquilo que já foram ao serviço do homem.

Hoje, conservadas e em exposição, no quartel dos Bombeiros de Vila Real de Santo António tive a oportunidade de ver de perto e por dentro este magníficos equipamentos, os quais vos deixo aqui os registos fotográficos.




FIRESHELTER52

Possíveis alterações nos salva-vidas de Tavira preocupam pescadores e câmara

A possível junção de tripulações de dois salva-vidas e a gestão conjunta das duas embarcações estão a preocupar a comunidade piscatória e a Câmara de Tavira, mas o capitão do porto considera que a medida foi recebida com “algum alarmismo”.

Cerca de uma centena de pescadores e armadores, segundo Josué Marques, dirigente do Sindicato das Pescas do Sul, concentraram-se hoje junto à capitania de Tavira para protestar contra esta alteração, que faria com que as duas tripulações de três homens que trabalham separadamente integrassem só uma, passando esta a operar com as duas embarcações salva-vidas.

O capitão do porto de Tavira e de Vila Real de Santo António, Sameiro Matias, disse à Lusa que está a ponderar juntar os seis homens numa só tripulação para conseguir ter uma gestão “mais flexível” e “assegurar o salvamento marítimo todos os dias do ano, 24 horas por dia”, mas decidiu manter a atual situação “durante o próximo inverno”.

O presidente da Câmara de Tavira, Jorge Botelho, afirmou à Lusa que as preocupações da Associação de Pescadores e Armadores de Tavira são “legítimas”, porque as condições de navegação na barra são “perigosas” e uma saída da tripulação do salva-vidas para integrar uma gestão conjunta com Vila Real de Santo António aumentaria o tempo de resposta.

“Ficou a garantia dada pelo senhor capitão do porto, face às legítimas preocupações dos pescadores, mas também de toda a náutica de recreio e dos miúdos que fazem desportos náuticos e podem ter problemas, que a tripulação do salva-vidas continuaria a estar em Tavira, dando tempo à câmara e à associação para reagir junto dos meios de comando para que isso não venha a acontecer”, disse Jorge Botelho.

O autarca referia o resultado de uma reunião realizada hoje na capitania de Tavira e na qual Sameiro Matias decidiu manter o dispositivo atual até depois do inverno, altura mais complicada em termos de segurança no mar.

Tanto a câmara como o Sindicato das Pescas anunciaram que vão agora tentar que as autoridades responsáveis voltem a atrás na decisão e mantenham uma tripulação afeta ao salva-vidas de Tavira em exclusividade.

O capitão do porto de Tavira considerou que a medida está a ser encarada com “alarmismo”, porque sempre que o tempo seja adverso estarão membros da tripulação em condições de avançar no salva-vidas e o problema dos tempos de resposta ficarem aumentados só se põe quando se dão um conjunto de condições pouco frequente.

Sameiro Matias frisou que tem, no entanto, atribuídas competências, na qualidade de capitão do porto, para fazer os ajustes que entenda necessários para “otimizar” os recursos que tem disponíveis no porto de Tavira e no de Vila Real de Santo António.

FIRESHELTER52

Madrugada com sismo de magnitude 4.2 no Algarve

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou durante a madrugada de hoje um sismo de magnitude 4.2 na escala de Richter, com o epicentro localizado a 130 quilómetros a sudeste do cabo de S. Vicente.

“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) nas regiões de Lagos, Portimão e Monchique”, refere o instituto.

O sismo ocorreu pelas 01:19 e foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, de acordo com a informação divulgada pelo IPMA.

FIRESHELTER52

17/10/2013

Bombeiro Algarvio ganha Cross Country Olímpico no Campeonato do Mundo de Bombeiros e Forças Policiais


O atleta são-brasense Pedro José Viegas Brito sagrou-se campeão do mundo em BTT, na vertente Cross Country Olímpico (XCO), no Campeonato do Mundo de Bombeiros e Forças Policiais, realizado entre os dias 19 e 22 de setembro, em Huesca, Espanha.

A competir no escalão de veteranos 2, este atleta da equipa MCF/ XDream/Município de São Brás e bombeiro da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários São Brás de Alportel alcançou o primeiro lugar do pódio despois de um difícil percurso, composto por duas provas de estrada, contra relógio e linha e uma prova de BTT.

O último e derradeiro desafio do campeonato, a prova de BTT, apresentou dificuldades acrescidas ao longo de 21 Km, adversidades superadas com êxito por Pedro Brito que alcançou a meta em 01h06m.

algarvepressnahora.wordpress.com

FIRESHELTER52

16/10/2013

Peddy Paper no âmbito do Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças

Decorre, no dia 26 de outubro, na zona histórica da cidade de Tavira, entre as 08h30 e as 09h30, um peddy paper. Trata-se de uma atividade prevista no Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos da Crianças da CPCJ local, a qual visa envolver pais e filhos.

A ação destina-se a crianças entre os 09 e os 14 anos, sendo que a sua participação pode ser individual ou por equipas (máximo quatro elementos). Face à idade do público-alvo, a organização agradece o acompanhamento dos pais ou de um familiar/ adulto.

Os participantes devem usar vestuário e calçado adequado à iniciativa e trazer uma esferográfica. Alerta-se para o facto do peddy paper ocorrer na via pública, pelo que devem ser respeitadas as regras de circulação.

A atividade resulta de uma organização conjunta da GNR, PSP, CPCJ, Câmara Municipal de Tavira, Regimentos de Infantaria N.º 1 e Bombeiros Municipais.

As inscrições devem ser remetidas para:

ct.far.dtvr.npe@gnr.pt

Tavira.faro@psp.pt

FIRESHELTER52

Temporada de inverno 2013-2014 promete ser anormalmente fria

Alguns meteorologistas prevêem que o inverno de 2013-2014 na Europa será o mais frio dos últimos 100 anos.
Nos países nórdicos, as massas de ar do Ártico chegaram em poucos meses e o Sol já aparece no horizonte muito raramente.

O meteorologista alemão Dominik Jung disse que a temporada de inverno 2013-2014 promete ser anormalmente frio.
O especialista disse que basta olhar para os mapas e modelos desenvolvidos pelo Serviço Nacional de Meteorologia.
Segundo ele, as temperaturas mais baixas serão registadas durante os meses de janeiro e fevereiro.

Não espere um degelo da primavera , mesmo em março : os europeus terão que esperar para abril para se aquecer sob o sol.
O meteorologista Joe Bastardi , do AccuWeather , concordou com o colega.
Ele também apresenta um diagnóstico sombrio , dizendo que "vai ser muito frio".

A diminuição da actividade solar durante este período irá tornar a queda de temperatura ainda menor . Elena Volosiouk , especialista na Fobos , observa que o sistema solar também está mudando.

http://xn--notcia-5va.net/

FIRESHELTER52

Faro: Força Aérea retira idoso com enfarte de embarcação

Um homem inglês de 82 anos foi hoje de madrugada retirado urgentemente da embarcação em que seguia ao largo de Faro devido a um enfarte agudo, revelou a Força Aérea, que regatou o tripulante.

Numa nota, a Força Aérea salienta que o homem é tripulante do navio «Saga Sapphire», que se encontrava a 63 km a sul de Faro na altura do incidente.

A FA destaca que o paciente foi resgatado juntamente com a mulher, tendo sido ambos transportados de helicóptero para o aeroporto de Figo Maduro e daí pelo INEM para o Hospital de Santa Maria, “em situação estável”.

Na operação foi utilizado um helicóptero EH-101 MERLIN da Esquadra 751, que descolou da Base Aérea do Montijo com tripulação de alerta e uma equipa médica do INEM, que prestou apoiou na missão.




FIRESHELTER52

Investigador lança livro sobre incêndio de Armamar que matou 14 bombeiros

O investigador Domingos Xavier Viegas lança no sábado o livro "Cercados pelo fogo em Armamar", no qual relata os acontecimentos associados à tragédia de 1985, durante um incêndio que matou 14 bombeiros daquela corporação.

"Este incêndio teve particular importância para mim, porque me motivou a estudar a temática dos incêndios florestais", disse à agência Lusa o professor catedrático da Universidade de Coimbra, que coordena a equipa do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais.

O acidente ocorreu a 8 de setembro de 1985, dia em que, segundo Xavier Viegas, "morreram 14 bombeiros num só local, ainda por cima todos da mesma corporação (Armamar) e muitos da mesma família".

"Há muitos anos que queria narrar este acidente, mas tive de aprender um bocado, para perceber melhor sobre o assunto", explicou.

Depois de ter publicado dois livros dedicados aos acidentes com vítimas mortais ocorridos nos incêndios florestais de 2003 e 2005, a corporação de Armamar convidou-o a fazer um trabalho sobre este acidente específico de 1985.

"Comecei a trabalhar em 2009, deslocando-me muitas vezes a Armamar, falando com pessoas, sobreviventes, familiares, para contar a história não só do acidente, mas também das pessoas", afirmou.

Embora faltem muitos elementos, foi possível "reconstituir os acontecimentos e encontrar até aspetos comuns entre vários casos e tirar ensinamentos que permitem depois melhorar as coisas".

Segundo Xavier Viegas, no dia 8 de setembro de 1985, aqueles bombeiros "tinham acabado de extinguir uma secção do incêndio e foram chamados pelas pessoas de uma aldeia", onde estava a começar um outro fogo.

"Estavam a dirigir-se para a aldeia, a pé, iam a descer um desfiladeiro e, sem que dessem conta, havia uma frente de fogo perto deles que entrou no desfiladeiro e os apanhou", relatou.

O investigador considerou ser possível, quase 30 anos depois, ainda acontecerem acidentes como este nos incêndios florestais.

Recordou que, ainda há poucos meses, "aconteceu nos Estados Unidos um acidente onde morreram 19 bombeiros e que tem muita semelhança com o acidente" de Armamar, porque "estavam a ir de um sítio para o outro e havia um fogo perto, que acabou por lhes cortar o caminho".

"Estamos a falar de Armamar, Portugal, em 1985, em que os meios eram poucos e equipamentos quase nenhuns, e dos Estados Unidos, em que se passa o contrário, os bombeiros estão bem equipados, bem treinados e, no entanto, continuam a ser surpreendidos por aspetos do comportamento do fogo", acrescentou.

in: http://cbbraganca.blogspot.pt/

FIRESHELTER52

15/10/2013

SIMULADOR : valor dos cortes salariais que vão sofrer em 2014

O Orçamento do Estado para 2014 foi apresentado hoje pelo Governo e impõe cortes salariais para os funcionários públicos com rendimentos mensais brutos superiores a 600 euros.

Os cortes são progressivos, até uma diminuição máxima de 12% a partir de salários de 2.000 euros, e substituem as reduções aplicadas em 2011.

Insira o valor do seu rendimento bruto mensal (incluindo suplementos) anterior ao corte de 2011 no simulador em baixo e descubra quanto dinheiro vai perder a partir de Janeiro.

CLIQUE NO LINK EM BAIXO : SERÁ ENCAMINHADO....

SIMULADOR SALÁRIOS 2014

FIRESHELTER52

Abertas candidaturas para apoio a arrendamento jovem – Porta65

Acabam de ser reabertas as candidaturas ao programa de apoio ao arrendamento jovem Porta 65.

Até quarta-feira, os jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos podem concorrer e habilitar-se a este incentivo financeiro para ajuda no pagamento da renda da casa.

O processo foi reaberto esta segunda-feira pelas 10h e decorre até às 18h de quarta-feira.

No último concurso, no início de Setembro, foram aprovadas cerca de 82% das candidaturas ao programa de apoio ao arrendamento jovem, entre um total de 7.531 solicitações.

Nas últimas alterações ao programa, foi aprovado um aumento da majoração (de 10 para 20%) para os arrendamentos em zonas urbanas históricas, por forma a incentivar a ocupação destes territórios pelos jovens.

Passou também a ser possível mudar de residência e continuar no Porta 65, assim como interromper o ‘Porta65′ e voltar a ter direito a ele posteriormente.

A candidatura deve ser apresentada por via electrónica, no Portal da Habitação, sendo que a submissão e consulta de candidaturas serão feitas digitando o NIF (Número de Identificação Fiscal) e a senha de acesso obtida através do site das declarações electrónicas da DGCI.

Vai a : http://www.portaldahabitacao.pt/pt/porta65j/

FIRESHELTER52

FARO - IV JORNADAS DE SEGURANÇA PÚBLICA

Realizam-se a 25 de Outubro de 2013, no Auditório da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, dedicadas ao tema "A Segurança como Elemento Qualificador do Destino Algarve".

As Jornadas são organizadas pelo CDFaro/PSP e ESGHT/UALG, com o apoio da Região de Turismo do Algarve.

As inscrições são gratuitas.

Tel: 289 899 890
E-mail: algarvedestinoseguro@psp.pt


FIRESHELTER52

Calor de Verão desaparece no sábado

Os termómetros vão chegar esta quinta-feira aos 30 graus. Mas a partir de sexta-feira começam a aparecer nuvens e no sábado o dia vai acordar mais cinzento e com uma queda acentuada das temperaturas.

Para esta quinta-feira prevê-se céu limpo e vento fraco em todo o país. As temperaturas vão oscilar entre os 14º e os 26º no Porto, os 18º e 29º em Lisboa, 14º a 30º em Évora e 18º a 26º em Faro.

Na sexta-feira o dia ainda será de sol, mas com uma descida das temperaturas máximas, não passando dos 25º em Lisboa, 21º no Porto e 26º em Faro. Há ainda previsão de alguma nebulosidade.

O fim-de-semana é que vai começar cinzento e sem calor. Com o céu muito nublado em todo o país, os termómetros não vão passar os 18º em Lisboa, os 19º no Porto e os 21º em Faro.

SOL

FIRESHELTER52

Pelo menos dois suicídios por dia em Portugal

Pelo menos duas pessoas suicidaram-se por dia em Portugal em 2011, segundo dados de um relatório, que alerta para o risco de a crise inverter a tendência tradicional e levar ao aumento de suicídios entre os mais jovens.

O Relatório "Portugal Saúde Mental em Números" revela que em 2011 suicidaram-se 951 pessoas, sendo entre os idosos com mais de 70 anos que se verifica maior incidência, com uma taxa de mortalidade (nesse ano) de 21,4 por 100 mil habitantes.

O documento recorda que a Organização Mundial da Saúde (OMS)/Europa "vem alertando para a possibilidade de, ao contrário do tradicional e por efeito da crise, se verificar aumento da taxa na meia-idade e em adultos jovens".

O relatório aponta ainda para um maior registo de casos de suicídio nas regiões do Alentejo e do Algarve, o que requer a intervenção de brigadas móveis em zonas de dispersão habitacional e menor densidade demográfica.

Outra recomendação é no sentido de prevenir o suicídio através da melhoria da capacitação diagnostica e terapêutica das perturbações depressivas, nomeadamente nos cuidados de saúde primários (CSP).

Aliás, os CSP têm um papel fundamental na área das doenças mentais, de acordo com o documento, que revela que a OMS e a União Europeia consideram que o modelo de intervenção baseado na articulação entre as equipas comunitárias multidisciplinares e os CSP é o mais económico e eficaz.

Ainda de acordo com o relatório da Direcção-Geral da Saúde (DGS), o consumo de antidepressivos em Portugal é superior à média da União Europeia e geralmente este grupo de fármacos é utilizado para as perturbações depressivas e não para as perturbações ansiosas, como recomendam as boas práticas clínicas.

"O consumo de mais antidepressivos por perturbações depressivas [do que por perturbações ansiosas] é superior à média da UE (55% em Portugal e 51% na UE). Por outro lado, o consumo de antidepressivos por perturbações ansiosas é na ordem dos 47% (41% na UE)", indica o relatório, que destaca que "as boas práticas recomendam que, a ser necessária prescrição medicamentosa, aqueles fármacos sejam utilizados em ambas as patologias.

Dados de 2010 apontavam para um consumo de antidepressivos em Portugal, o dobro do da média da UE.

Aliás, os dados do primeiro estudo de prevalência de perturbações mentais (relativo a 2010 mas recentemente conhecido) colocam Portugal no lugar cimeiro entre os países europeus analisados, quanto à prevalência das doenças mentais (22,9%).

Entre as perturbações mentais responsáveis pela maior incapacidade para a actividade produtiva e psicossocial, as cinco principais são a depressão major (em lugar cimeiro), os problemas ligados ao álcool, as perturbações esquizofrénicas, as doenças bipolares e as demências.

O relatório destaca ainda o consumo de substâncias psicoactivas como a canábis, afirmando que "gera preocupação, sobretudo em relação aos valores elevados verificados nos alunos do secundário, face à evidência científica actual do risco psicótico também associado à menoridade".

Segundo o estudo, as psicoses constituíram um dos principais motivos de internamento associado às perturbações mentais.

No entanto, com a criação de mais estruturas de reabilitação psicossocial, nomeadamente com o esperado desenvolvimento dos cuidados continuados de saúde mental, prevê-se a redução do número de episódios de internamento por perturbações psicóticas, considera.

O relatório deixa algumas recomendações, como a necessidade de detectar precocemente e acompanhar a depressão e demências, designadamente nas pessoas idosas, prevenir e reduzir a prevalência do consumo de substâncias psicoactivas (quer lícitas como ilícitas), em particular nos jovens, e prevenir, detectar e acompanhar os comportamentos de risco nos vários grupos etários.

Lusa/SOL

FIRESHELTER52

E se o seu chefe o mandasse limpar a praia

Mais de 800 trabalhadores de 56 empresas vão largar, na sexta-feira, o trabalho por um dia para realizar tarefas solidárias na área do ambiente e na recuperação de espaços de instituições de solidariedade social em vários concelhos do país.

A iniciativa GIRO 2013, promovida pelo Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE), vai apoiar causas solidárias em Esposende, Braga, Porto, Coimbra, Lisboa, Oeiras, Cascais, Setúbal e Olhão.

"Todos os anos convidamos as empresas associadas a desafiarem os seus colaboradores para passarem um dia diferente. Este ano vamos estar em nove localidades e vamos fazer 17 intervenções diferentes que envolvem 813 voluntários", disse hoje à agência Lusa a presidente do GRACE, Paula Guimarães,

As intervenções são na área ambiental, com plantações, limpeza de terrenos e de praias, intervenções em zonas de defesa do habitat de algumas espécies, mas também incluem a recuperação de espaços de solidariedade social.

Paula Guimarães adiantou que vão ser também realizados ateliers formativos, educativos e culturais para públicos em situação de maior vulnerabilidade.

O GIRO teve início em 2006 e mobilizou mais de 3.700 voluntários que ajudaram 70 instituições e cerca de 15.000 pessoas em todo o país.

A presidente do GRACE adiantou que, normalmente, são cerca de 500 voluntários por edição, mas este ano foram "ultrapassadas todas as expectativas".

"A iniciativa foi lançada com o objectivo de sensibilizar as empresas para o voluntariado corporativo", explicou Paula Guimarães, adiantando que a estas acções são sempre feitas durante o tempo de trabalho.

"A empresa contribui com o tempo de trabalho do colaborador e colaborador com a sua disponibilidade para fazer uma coisa diferente", adiantou a responsável.

Segundo Paula Guimarães, as empresas aderem cada vez mais à iniciativa, não só porque percebem que o envolvimento com a comunidade é fundamental para a sua própria sobrevivência, mas também porque os próprios colaboradores fazem essa pressão internamente para as empresas organizem este tipo de intervenções.

Lusa/SOL

FIRESHELTER52

08/10/2013

PRO/PAK Unidade Móvel de Produção de Espuma


Este equipamento portátil de produção de espuma multiexpansão, mostra-se mais uma vez um grande aliado do serviço de bombeiros no combate a incêndios e prevenção de incidentes.

A sua forma e leveza de transporte proporcionam ao serviço uma agilidade e rapidez impar na produção de espumas.
Basta conectar uma mangueira ao equipamento para que o mesmo proceda à produção de espuma de imediato, com as mesmas características que uma linha convencional de indução que leva bastante mais tempo a montar.

O equipamento que é transportado em alça ao ombro do bombeiro, pesando apenas 16kg.

Possui um depósito para espumifero com a capacidade para 10 litros, é alimentado por uma mangueira de 25mm podendo operar entre os 3 e os 40 bar, em média a 7 bar possui um caudal de 45 litros minuto.

Este equipamento polivalente de produção de espuma permite aos utilizadores trabalharem com a expansão adequada á situação, água aditivada a 1%, 0,1%, ou apenas água.

Em baixa expansão projecta espuma entre 4 e 9 metros, em média expansão entre 2 e 6 metros, possui agulhetas destinadas a cada tipo de produção de espuma.

O funcionamento é simples, permite ajustes de caudal, ajustes de percentagem de espumifero, os acessórios são extraídos e colocados muito rapidamente, é constituido em polietileno de cor amarela e possui as instruções de funcionamento gravadas no corpo.



Sem dúvida um parceiro no combate aos incêndios.



FIRESHELTER52

Presidente da Assembleia da República Recebe ANBP/APBV

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, o Sindicato Nacional de Bombeiros e a Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários vão reunir-se amanhã, dia 9 de Outubro, pelas 17h00, com a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.

Esta reunião surge na sequência da conferência de imprensa histórica que juntou os representantes dos bombeiros voluntários e dos bombeiros profissionais.

Vão ser apresentadas à Presidente da Assembleia da República as suas preocupações em relação aos incêndios florestais e às lamentáveis mortes dos bombeiros na sequência do combate aos fogos.

A ANBP e a APBV vão também dar nota das suas reivindicações no que diz respeito à representação das duas instituições nos corpos sociais da Escola Nacional de Bombeiros, e a consequente revisão dos seus estatutos, à participação de ANBP e APBV no Fundo Social do Bombeiros e à revisão dos seguros dos bombeiros.

A ANBP e a APBV querem propor ainda a constituição de grupos de trabalho para resolver algumas destas problemáticas e outras situações que afetam o sector.

COMUNICADO ANBP
http://bombeirosparasempre.blogspot.com

FIRESHELTER52

Calor tropical até sábado

Influência de dois anticiclones arrasta ar quente do Mediterrâneo para Portugal. No fim de semana será polar.

Sol, calor e céu limpo são ingredientes que transportam os portugueses para o verão.

Até ao final da semana, já em pleno outono, quem tiver oportunidade pode aproveitar mais uns dias de praia e o bom humor de São Pedro.

Portugal está sob a influência de dois anticiclones, que estão a trazer para o território continental uma massa de ar tropical, que arrasta com ela o calor do Mediterrâneo e o ar seco da vizinha Espanha.

Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o calor e o céu limpo estão para ficar até ao final da semana. "Não é nenhuma situação atípica para a época do ano. Apesar do calor, as temperaturas mantêm-se dentro do que é normal e frequente em anos anteriores", explicou ao CM a meteorologista Maria João Frada, acrescentando: "É uma corrente de ar que vem de Leste. Entra em Portugal por Espanha e arrasta com ela o ar quente da região mediterrânica."

A partir de sábado, o tempo no território de Portugal continental continua a ser influenciado pelos dois anticiclones, mas a massa de ar deixa de ser tropical e quente para ter nuances de ar polar e frio.

"As temperaturas vão descer ligeiramente e o céu vai apresentar-se mais nublado", afirmou ainda a meteorologista do IPMA.

in CM

FIRESHELTER52

06/10/2013

Die Feuerwehr Bonn

“Os Bombeiros de Bonn”, é mais um exemplar que se junta a outros tantos na Biblioteca dos Bombeiros Municipais de Tavira.

Um excelente livro sobre a antiga capital Alemã, os seus serviços de socorro e emergência.

O livro foi-nos gentilmente oferecido pelo pai de uma vítima que foi socorrida na época de verão por uma equipa de emergência pré-hospitalar dos Bombeiros Municipais de Tavira.

Bombeiro de profissão, este bombeiro alemão viu a vida da sua filha em risco devido a um quadro de reação alérgica após a ingestão de um alimento, tudo aconteceu no verão passado numa zona turística de Tavira.

Prontamente assistida pelos Bombeiros Municipais foi encaminhada posteriormente para um serviço de urgência onde se reverteu o seu quadro clínico, não passando felizmente de um grande susto.

A vítima não quis antes de partir para a sua terra de vir agradecer pessoalmente à tripulação sendo que posteriormente o seu pai procedeu a esta oferta.

Histórias da implementação dos serviços, a evolução e as áreas de atuação, 250 páginas de ilustrações textos e muitas histórias...

Um bom exemplo a seguir pelas corporações nacionais a fim de perpetuarem a sua imagem.

FIRESHELTER52

05/10/2013

Loulé Mata a mulher e suicida-se

Um homem de 51 anos matou a mulher, de 48 anos, este sábado a tiro e suicidou-se de seguida com a mesma arma.

O crime aconteceu às 14h35, na zona do Esteval, Loulé, quando o homem, ex-motorista de autocarros, bloqueou o carro em que a mulher seguia, numa rua junto ao Estádio do Algarve, e disparou vários tiros com arma de fogo.

Segundo apurou o CM, o casal estava separado há algus meses. Na tarde sábado, ao ver o carro com a mulher e a sogra, o homem abalrou-o, obrigando a mulher, auxiliar numa escola, a parar e a sair da viatura. Foi nessa altura que disparou vários tiros para a cabeça da vítima, que faleceu no local.

O homem ainda tentou balear a sogra, que seguia no carro com a filha.

Minutos depois, acabou por se suicidar.

A Polícia Judiciária está já a investigar o caso.

in CM

FIRESHELTER52

Bombeiros Homenageados em Lisboa

A marcha decorreu entre o Marquês de Pombal e a Assembleia da República.

Cerca de uma centena de pessoas prestaram uma homenagem, em Lisboa, aos bombeiros voluntários e aos que morreram a combater as chamas nos incêndios florestais.

Organizada por um grupo de cidadãos civis, na marcha participaram bombeiros da Amora, Pontinha, Carnaxide, Carcavelos, Viana do Castelo, Vidigueira e Fronteira.

A marcha, que contou também com a presença das fanfarras dos bombeiros da Amora e da Pontinha, decorreu entre o Marquês de Pombal e a Assembleia da República.

Vitor Neves, um dos organizadores da iniciativa, disse à Lusa que foi decidido fazer uma homenagem aos bombeiros em agosto, quando o país estava a ser devastado pelas chamas, e que provocou a morte a oito bombeiros.

"É uma homenagem merecida. Nunca ninguém tinha feito uma iniciativa idêntica", afirmou, adiantando que o trabalho dos bombeiros voluntários "não é reconhecido pelo Governo".

A organização lamentou a fraca a adesão, considerando que os bombeiros apenas são falados na altura dos incêndios.

Também presente na iniciativa, o presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, disse à Lusa que esta é uma "homenagem mais do que merecida", mas lamentou que a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) não estivesse presente.

"Esta iniciativa devia ser apoiada pela LBP, que devia estar presente, uma vez que é a organização que assume publicamente que defende os interesses dos bombeiros", afirmou Fernando Curto.

A organização explicou que a LBP, que hoje tem o seu conselho nacional reunido em Campo Maior, "apoia e saúda a iniciativa", mas "só está presente em iniciativas que organiza", tendo sido essa a justificação para não participar na iniciativa.

Fonte: Rádio Renascença

http://bombeirosparasempre.blogspot.com

FIRESHELTER52

Ex-forcado agride socorrista

A Corrida de Gala à Antiga Portuguesa que se realizou anteontem à noite, no Campo Pequeno, em Lisboa, terminou com a detenção do antigo atleta olímpico de hipismo e ex-cabo dos Forcados Amadores de Santarém, Carlos Grave, que agrediu um socorrista da Cruz Vermelha Portuguesa.

Tudo aconteceu após a 5ª pega levada a cabo pelo grupo de Forcados de Santarém.

Pergunta CMTourada é uma tradição que deve ser mantida?SIMNÃOVer Resultados
Carlos Grave, que assistia à tourada, saltou para o burladero da trincheira (zona junto à arena, chamada também de esconderijo) para tirar satisfações com um dos socorristas.

Acabou por agredir o jovem de 19 anos, tendo sido detido de imediato pela PSP. Já o socorrista, Pedro Lopes, foi transportado para o Hospital de Santa Maria com a cana do nariz partida.

A confusão gerou-se quando um dos forcados foi atingido pelo touro, tendo ficado quase inanimado na arena.

Os socorristas da Cruz Vermelha entraram de imediato no recinto com a maca para transportar o ferido.

No entanto, e apesar das tentativas do bandarilheiro para distrair o touro, o animal voltou a investir contra o grupo de forcados, onde estavam também os socorristas.

Perante o perigo, os técnicos da Cruz Vermelha abandonaram a arena, regressando à zona do burladero. Também o forcado, que tinha um colar cervical posto, conseguiu levantar-se a tempo e escapou ao animal.

Carlos Grave, de 55 anos, não gostou da atuação dos socorristas e saltou para a zona entre barreiras para tirar satisfações, dando origem a uma troca de palavras e à consequente agressão.

Ao CM, Carlos Grave admitiu ter perdido a cabeça, mas deixou uma crítica aos socorristas: "Reconheço que não devia ter feito aquilo, mas a atitude dos socorristas foi inqualificável. Eles abandonaram o forcado deixando-o à mercê do touro."

CM

FIRESHLETER52

04/10/2013

Exercício Público de Preparação para o Risco Sísmico


A Terra Treme é um exercicío de preparação e autoproteção para o risco sísmico, com a duração de um minuto, em que qualquer cidadão pode participar, individualmente ou em grupo.

No dia 11 de outubro, pelas 11h10, onde quer que esteja, execute os 3 gestos que protegem!





COMO PARTICIPAR

Todos podem participar neste exercício público, individualmente ou em grupo, em casa ou na empresa.

A iniciativa terá lugar um pouco por todo o país.

Visita:
http://aterratreme.pt/

FIRESHELTER52

02/10/2013

Algarve exercício conjunto de segurança marítima

Os ministros da Defesa de Portugal, Espanha e Marrocos vão acompanhar quinta-feira um exercício conjunto ao largo de Portimão, Faro, envolvendo meios navais e aéreos com o objetivo de treinar operações de segurança marítima.

O exercício, designado Seaborder, decorre no âmbito da presidência portuguesa da Iniciativa 5+5, que promove desde 1990 a cooperação entre os países ribeirinhos do Mediterrâneo Ocidental, França, Itália, Portugal, Espanha e Malta, Argélia, Líbia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia.

No exercício, que será acompanhado pelo ministro José Pedro Aguiar-Branco e pelos homólogos de Espanha e de Marrocos, estarão empenhados a fragata Vasco da Gama, um navio hidrográfico e uma lancha portugueses e o submarino Tridente.

Uma fragata marroquina, um navio de patrulha espanhol, uma aeronave portuguesa e outra espanhola e dois helicópteros, um português e um marroquino, completam a lista de meios empenhados no exercício.

O objetivo é testar operações conjuntas de "segurança marítima e de salvaguarda da vida humana", de acordo com informações disponibilizadas pelo ministério da Defesa Nacional.

Num cenário fictício, os militares vão ter que detetar e abordar navios suspeitos de transportar material usado no fabrico de armas.

FIRESHELTER52

01/10/2013

Época balnear termina com 480 Salvamentos e 12 vítimas mortais

Doze pessoas morreram durante a época balnear, que decorreu entre 1 de Maio e 30 de Setembro, nas áreas de jurisdição marítima, informou hoje a Marinha portuguesa.

Cinco casos foram registados em praias fluviais não vigiadas e outros tantos em praias marítimas não vigiadas, refere a Marinha em comunicado.

Já nos locais vigiados houve dois casos, um na praia da Lomba, no Rio Douro, por afogamento/correntes a 30 de Junho, e um outro na praia da Riviera, na Costa da Caparica, caracterizado como morte súbita a 08 de Julho.

Nos números de mortes em zonas marítimas não vigiadas, a Marinha indicou três casos de morte súbita e dois afogamentos, nas zonas de Cascais, Aveiro, Funchal, Setúbal e Tavira, sendo três cidadãos de nacionalidade estrangeira.

Quanto a mortes em zonas fluviais não vigiadas, quatro dos cinco casos foram registados pela capitania do Douro e um no Rio Tejo (cais de Alhandra) devido a afogamentos.

Das 12 vítimas mortais, uma é mulher.

Nas praias vigiadas concessionadas, durante a época balnear, houve 582 intervenções de nadadores salvadores, enquanto em praias não concessionadas, mas abrangidas por sistemas integrados registaram-se 168 intervenções.

Nestes locais foram ainda feitas 681 assistências a primeiros socorros e 168 buscas com sucesso a crianças perdidas na praia.

A autoridade marítima nacional divulgou ainda dados na vertente da responsabilidade social com os parceiros, que incluem 479 intervenções de salvamento.

O presidente da Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (Fepons), Alexandre Tadeia, notou que este número de vítimas refere-se apenas ao litoral e acaba por ser "relativamente pequeno em relação à afluência" de pessoas a essas praias.

Porém, o responsável criticou a falta de decisões nas piscinas públicas, onde não é obrigatória a presença de nadadores-salvadores, e no interior do país.

Num balanço da época balnear, Tadeia lamentou que muitas autarquias tenham pedido a redução do período por "critérios económicos e não de salvaguarda da vida humana".

Devido à crise, a federação registou atrasos no pagamento a nadadores salvadores e defendeu que o pagamento não deve ser responsabilidade dos concessionários.

Uma taxa municipal, com base na facturação e distância da praia, devia ser cobrada a hotéis e supermercados para que as autarquias contratem os nadadores-salvadores, contrapropôs a Fepons.

"Acabar com a contratação individual", é outra das propostas desta federação, que indica os bombeiros como exemplo a seguir e lembra que os nadadores-salvadores não têm garantida formação contínua pelos concessionários da praia.

Os nadadores continuam ainda a desempenhar outras funções, vedadas por lei, como alugar toldos e motas, criticou ainda o responsável à agência Lusa.

Pela parte dos concessionários, João Correia notou que as pessoas se deslocaram à praia, mas "mais fornecidos de alimentos", o que fez baixar 20% nos consumos em cafés e bares do areal.

"Há sempre alguém que consome, mas nota-se que as pessoas estão mais comedidas e há uma poupança maior nas famílias", afirmou o presidente da Federação Portuguesa dos Concessionários de Praia.

Na ocupação das espreguiçadeiras, o responsável recordou que os preços se mantiveram, por os empresários preferirem "ter as casas compostas".

"Todas as despesas foram encaixadas pelas firmas, que suportaram os aumentos dos preços e do IVA. Daí as quebras que tiveram", analisou.

Lusa/SOL

FIRESHELTER52

Queimas de sobrantes da Agricultura

Queimas e queimadas necessitam de ser encaradas de uma forma especial, com estreita vigilância e o cumprimento das normas de segurança.

Agora que foi levantada a proibição da execução de queimas de sobrantes de agricultura, centenas de trabalhadores dos espaços rurais voltaram à lide habitual da limpeza e gestão dos seus espaços rurais e florestais.

Com eles voltou também o uso do fogo.

O SAFEPLACE52 ALERTA que as condições dos terrenos, meteorologia e combustíveis secos e divididos podem originar graves incêndios.

Os incêndios que eclodem por este tipo de prática são diários e podem trazer danos irreparáveis.

É proibido acender fogueiras nas ruas, praças e mais lugares públicos das povoações, bem como a menos de 30 m de quaisquer construções e a menos de 300 m de bosques, matas, lenhas, searas, palhas, depósitos de substâncias susceptíveis de arder e, independentemente da distância, sempre que deva prever-se risco de incêndio.

CONDIÇÕES TÉCNICAS EXIGIDAS PARA A REALIZAÇÃO DE QUEIMAS


.Observar as condições meteorológicas, velocidade e direcção do vento e a temperatura ambiente;

.Só poderão ser realizadas caso o risco de incêndio no Conselho seja igual ou inferior moderado.

.Dividir o combustível, de modo a queimar poucas quantidades de uma só vez.

.Criar aceiros na zona contígua.

.Manter sempre durante a queima vigilância permanente, abandonar o local somente quando exista a certeza de que dai não surja reacendimento.

.Efectuar queima preferencialmente na parte da manhã por volta das 7:00horas.

.Não deixar a queima a arder durante a noite e madrugada.

As queimas de sobrantes não carecem de licenciamento, no entanto devem ser observadas as condições técnicas atrás mencionadas e ter em atenção que:

Deve-de informar os Bombeiros da localização da queima que pretende realizar, tipo de matéria a queimar e quantidade.

Muita atenção: é proibida a queima de plásticos, borracha e/ou produtos tóxicos que não resultantes de sobrantes de exploração, tais como lixos alimentares ou outros produtos, as multas podem ascender aos 6000 euros.

Antes de efectuar a queima deve ligar para os Bombeiros Municipais de Tavira:281322122 ou para o numero 117.

Passem a mensagem junto das populações no interior da serra... O perigo não passou...

FIRESHELTER52