Separadores SAFEPLACE52

28/02/2018

Novas regras para troca de garrafas de gás vazias

Vai poder trocar a garrafa de gás em qualquer posto, de qualquer marca. Espera-se que as novas medidas permitam uma descida de preços.


O Governo aprovou e é para cumprir. Todos os postos de abastecimento de combustível para automóveis passam a estar obrigados a vender botijas de gás e a trocar garrafas vazias de qualquer marca, sem custos adicionais para os consumidores.

Isto significa que os consumidores poderão trocar as garrafas de gás de petróleo liquefeito engarrafado em qualquer posto de venda, mesmo que a botija vazia seja de uma marca concorrente.

Esta medida vem alargar a rede e, ao mesmo tempo, aumentar a concorrência no sector. O custo do gás engarrafado em Portugal é elevado, quando comparado com outros países da Europa. Mas espera-se que, agora, a concorrência leve a uma descida dos preços.

Cerca de 2 milhões e 600 mil famílias utilizam gás de botija para cozinhar e aquecimento de águas, sendo que cada consumidor paga o dobro da fatura em relação a um utilizador de gás natural.

As adaptações que os postos de venda têm de fazer devem estar concluídas até seis meses após a entrada em vigor do decreto-lei, que foi aprovado em janeiro. E os postos que não cumpram as regras arriscam multas bem pesadas, que podem ir dos 500 ais 44.890 euros.

Como em tudo, há exceções. Ficam isentos de cumprir as novas regras: os postos de combustível situados em autoestradas ou em aglomerados urbanos com gás canalizado; e postos que não tenham a dimensão necessária para que sejam cumpridos os requisitos técnicos e de segurança.

Atualmente, são cerca de 50 mil os pontos de venda de garrafas de gás existentes em Portugal. O número vai agora aumentar e, o melhor de tudo, é que quem fica a ganhar, é o consumidor.

www.contasconnosco.pt/artigo/novas-regras-para-troca-de-garrafas-de-gas-vazias

FIRESHELTER52

Explorações Agrícolas Tavira- SEF Apanha 22 Ilegais

Esta operação que visou a prevenção e combate à imigração ilegal e respetivo trabalho não declarado, envolveu 15 operacionais do SEF.


O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras realizou uma operação de fiscalização a explorações agrícolas em Tavira e Vila Real de Santo António, tendo identificado 22 cidadãos estrangeiros em situação irregular.

De acordo com comunicado do SEF, na referida operação, realizada na semana passada, foram identificados 30 trabalhadores de nacionalidade estrangeira que exerciam atividade laboral.

Destes, 22 não tinham a respetiva situação documental regularizada em território nacional, tendo 13 sido objeto de notificação para abandono voluntário do país.

Os restantes nove trabalhadores estrangeiros, identificados em situação irregular, foram notificados para comparência nos serviços do SEF.

Foram ainda instaurados dois processos de contraordenação às entidades patronais que tinham ao seu serviço cidadãos estrangeiros em situação irregular, com coima cujo valor pode ascender aos 30 000 euros.

www.algarveprimeiro.com

FIRESHELTER52

Barra de Tavira Encerrada a Toda Navegação

A Barra de Tavira encontra-se esta manhã encerrada a todas as embarcações face à situação da forte ondulação que afecta a costa algarvia.



Os passeios ou caminhas na orla das Ilhas das Cabanas ou de Tavira também desaconselhada face à situação da possibilidade de arrastamento para dentro do mar.

A semelhança de Tavira, também todas a barras do sotavento Algarvio estão encerradas tal como albufeira e Alvor, apenas Portimão está aberta.

saiba mais em http://www.marinha.pt/pt-pt/servicos/informacao-maritima/Paginas/Estado-Barras.aspx
FIRESHELTER52

Foi à 49anos o Último Grande Sismo em Portugal

No dia 28 de Fevereiro de 1969, pelas 2h 40minutos, ocorreu um sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter, tendo o seu hipocentro sido localizado a Sudoeste do cabo de S. Vicente, na planície da Ferradura.

Ano de 2016 onde marquei e relembro o seu 47º aniversário,sendo o sismo que causou danos mais importantes no século XX, em Portugal Continental, depois do sismo de Benavente que ocorreu no início desse século no dia 23 de Abril de 1909.

O sismo de 1969 provocou alarme e pânico entre a população, avarias nos telefones, corte no fornecimento de energia eléctrica e, de acordo com Quintino [1970], causou 13 vítimas mortais em Portugal Continental, embora apenas 2 em consequência de danos directos causados pelo sismo, sendo as restantes originadas por doenças cardíacas agravadas pela comoção.

Uma dessas vítimas mortais encontrava-se no hospital de Sines que sofreu grandes estragos em consequência do terramoto. De acordo com Marécos & Castanheta [1970], este hospital apresentava uma estruturação de cunho “pombalino” em que as paredes de alvenaria se encontram enquadradas nas características “gaiolas” de madeira.

Neste edifício, durante o sismo, parte dos panos de alvenaria desprenderam-se dos quadros envolventes, acontecendo que um tijolo, na queda, perfurou o tecto de madeira de uma das enfermarias atingindo mortalmente um dos ocupantes.

As zonas mais afectadas por este evento foram Lisboa e o Barlavento algarvio.

Em Vila do Bispo forma poucas as habitações que ficaram de pé.

Há ainda o registo de um pequeno tsunami, embora não se conheçam relatos de estragos provocados pelo mesmo.

FIRESHELTER52

27/02/2018

Agentes da PSP agredidos em Olhão

Três agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) foram agredidos esta terça-feira quando respondiam a uma ocorrência numa oficina em Olhão, no Algarve.


Fonte da Direção Nacional da PSP contou que foi acionado esta terça-feira um carro de patrulha a uma oficina, em Olhão, na sequência de uma ocorrência que dava conta de um indivíduo agitado.

Chegados ao local, os três agentes da PSP deparam-se então com um homem "agitado", "fora de si", demonstrando um comportamento fora do normal.

Segundo a mesma fonte, antes das agressões o homem despiu-se e sujou-se com óleo.

Ao mostrar um comportamento agressivo, e com um ferro na mão, os agentes da Polícia tentaram acalmá-lo, acabando os três agentes por sofrer ferimentos. Um dos agentes foi agredido com o ferro na cabeça, outro partiu um dedo e sofreu uma lesão no ombro e o terceiro sofreu apenas escoriações.

Os três agentes da PSP agredidos foram transportados ao Hospital de Faro, assim como o agressor que foi detido. Desconhecem-se, para já, as razões que levaram o homem a reagir de forma tão agressiva, estando o mesmo no hospital também para verificar se se tratou de algo do foro psiquiátrico.

Um dos agentes já recebeu alta hospitalar.

www.noticiasaominuto.com

FIRESHELTER52

Ultimas Atualizações para Madrugada e Manhã

Continuam os indicadores a apontar para uma madrugada muito complicada no que diz respeito ao vento e chuva para Tavira.




As precipitações fortes de curta duração são geradas por fenómenos meteorológicos de origem convectiva, caracterizados por aguaceiros violentos que, frequentemente, se encontram associados a trovoadas e por vezes até a granizo. Estas precipitações podem durar apenas alguns minutos ou horas. As regiões planas, como Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, são mais propícias à sua formação.

Tratando-se de uma PREVISÃO resta.nos estar preparados para garantirmos a nossa segurança o nosso conforto e a defesa dos nossos bens.

A ação preventiva constitui a estratégia mais eficaz no combate a este tipo de situações extremas, dadas as suas graves consequências.

• Limpeza e desobstrução de ralos e canais de drenagem de quintais, varandas, caves e garagens, removendo folhas, areias e pedras que ali se tenham acumulado;
• Verificação e manutenção corretiva dos sistemas de drenagem;
• Limpeza de algerozes e caleiras.

Outras recomendações, como o "Turismo de Cheia", onde a comunidade sai nas suas viaturas e anda a passear nas zonas inundadas para ver os estragos também deve de todo ser evitado.

Siga as informações no SAFEPLACE52 (sempre em alternativa de um canal de comunicação dedicado da sua proteção civil local, caso exista), em em caso de emergência LIGUE DE IMEDIATO 112.

FIRESHELTER52

26/02/2018

2º Comandante dos Bombeiros de Tavira tomou hoje posse

Celebrou-se, hoje, dia 26 de Fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de tomada de posse do 2º Comandante dos Bombeiros Municipais de Tavira, Nuno Gonçalves,pelo período de cinco anos, após conclusão de concurso público.


A tomada de posse teve a presença do Presidente da Câmara Municipal de Tavira e dos respetivos Vereadores, assim como alguns elementos do quadro ativo dos Bombeiros Municipais de Tavira.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Capotamento

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a tarde de hoje a um acidente de viação na zona do Pereiro.


Um despiste de um ligeiro de passageiros que acabou por capotar, o ocupante não necessitou de assistência pré-hospitalar.

Estiveram envolvidos neste acidente de viação os Bombeiros Municipais de Tavira apoiados por uma ambulância de socorro e um veiculo de salvamento e desencarceramento.

FIRESHELTER52


25/02/2018

O Que Devemos Fazer Antes do Mau Tempo

Os indicadores meteorológicos indicam que já na entrada da próxima semana o tempo irá mudar de forma agressiva, aumentando exponencialmente a velocidade do vento associado também a chuvas que podem ser pontualmente fortes.



A noticia da chegada do mau tempo faz manchete nos jornais, mas para o SAFEPLACE52 mais que a previsão do que ai vem torna-se importante transmitir o que devo fazer e como devo fazer.

Assim e por sua vez com o consequente aumento da precipitação, aumentará significativamente o risco de inundações urbanas e cheias ráidas.

Inundações e cheias rápidas em meio urbano, acontecem pela grande quantidade de chuva que cai num determinado tempo em determinado local, sem que o escoamento pluvial o consiga encaminhar em tempo útil, havendo um acumulo de agua nas ruas.

O eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

Limpeza e desobstrução de ralos e canais de drenagem de quintais, varandas, caves e garagens, removendo folhas, areias e pedras que ali se tenham acumulado;
• Verificação e manutenção corretiva dos sistemas de drenagem;
• Limpeza de algerozes e caleiras.

Outras recomendações, como o "Turismo de Cheia", onde a comunidade sai nas suas viaturas e anda a passear nas zonas inundadas para ver os estragos também deve de todo ser evitado.

Siga as informações no SAFEPLACE52 (sempre em alternativa de um canal de comunicação dedicado da sua proteção civil local, caso exista), em em caso de emergência LIGUE DE IMEDIATO 112. 

FIRESHELTER52

24/02/2018

PSP de Tavira detém um homem e apreende droga e munições

O Comando Distrital de Faro da Polícia de Segurança Pública (PSP) informa em comunicado que na manhã de ontem, sexta-feira, através da sua Esquadra de Tavira, procedeu à detenção de um homem, português, com 34 anos de idade, cuja detenção resultou de uma investigação que tivera na sua base a recolha de notícias relativas a movimentações que despertaram a atenção da polícia.



Residente em Tavira, o detido desenvolvia grande parte da sua actividade ilícita noutras cidades e vilas da região algarvia, procurando assim esquivar-se e colocar mais um obstáculo a uma eventual actuação da PSP.

O decorrer das diligências de investigação, que ao longo dos últimos meses foram realizadas, culminaram ontem com o cumprimento de mandados de busca pela Brigada de Investigação Criminal, tendo sido apreendidas 9000 doses de haxixe, 38 doses de cocaína, 20 gramas de erva, cerca de 1900 euros em dinheiro, 1 balança digital, 1 arma proibida – vulgo soqueira – dezenas de munições de diversos calibres, nomeadamente de guerra, e vários objectos utilizados no acondicionamento e preparação do produto.

Realça a PSP na missiva, que o detido está a ser presente neste momento à Autoridade Judiciária, com vista à aplicação de medida de coacção.

Com mais esta operação policial o Comando Distrital de Faro da PSP demonstra continuar a dificultar a actividade criminosa desta índole, reforçando a tranquilidade pública da comunidade residente na região. Reiteramos que nos manteremos com especial atenção a este e outros fenómenos criminais.

Região Sul

FIRESHELTER52




23/02/2018

Previsões Final de Semana e Semana Tempestuosa

Agora com a aproximação do anunciado temporal para a península ibérica, torna-se mais fácil e mais previsível fazer previsões acertadas do que localmente se pode esperar.

Sem antecipar medidas, pois as previsões podem ter tendência para melhorar ou piorar a intensidade do que ai vem partilho os quadros para o final de semana, sexta sábado e domingo, depois os quadros para segunda e terça e finalmente no coração da tempestade os quadros preocupantes para quarta quinta e sexta fera da próxima semana.

Podem caracterizar a intensidade do vento, principalmente rajadas de mais de 70 km/h uma condição por si muito preocupante para estruturas suspensas, soltas ou degradadas.

Intensidade da chuva, onde caso se venham a registar estes valores vamos ter inundações rápidas em meio urbano que condicionarão estradas, caminhos e podem provocar pontualmente inundações em estruturas.

A ondulação, não me recordo de ver um mapa de ondulação tão elevado como este onde se esperam para esta bacia ondas quase nos 6 metros, uma situação preocupante para as barreiras da Ria Formosa que com estes tempos tendem a ser afetadas.

Deixo aqui os quadros para que cada um através das previsões possa efetivamente verificar por si.






Seguem-se atualizações

FIRESHELTER52

21/02/2018

Universidade do Algarve - Encontro Internacional de Medicina de Catástrofe

O planeamento, a preparação, a organização, a operacionalização dos planos de emergência, o treino, a formação e a disciplina dos profissionais na intervenção em cenários de catástrofe e na resposta a situações de exceção com múltiplas vítimas, são alguns dos temas que vão estar em destaque no Encontro Internacional de Medicina de Catástrofe que se realiza no próximo dia 23 de março no Grande Auditório da Universidade do Algarve, no campus de Gambelas, em Faro. 


Segundo informou a ARS Algarve, esta iniciativa do Ministério da Saúde, organizada pela Administração Regional de Saúde do Algarve, no âmbito da Comissão de Planificação da Resposta a Situações Críticas e de Exceção no Algarve, vai contar com um conjunto de especialistas nacionais e internacionais nesta área.

Destaque para a participação dos médicos David Ratcliffe que coordenou as operações após o ataque terrorista em Manchester em maio de 2017, de Benoit Vivien que irá abordar a sua experiência nos atentados de 2015 em Paris e Agusti Ruiz que irá falar sobre as operações de socorro aquando do ataque terrorista em agosto de 2017 em Barcelona.

No decorrer do encontro estarão ainda em debate situações de exceção ocorridas em Portugal em 2017, nomeadamente, os incêndios que assolaram a zona centro do país no verão e o acidente ocorrido no Funchal em agosto de 2017 com a queda de uma árvore de grande porte durante a romaria de Nossa Senhora do Monte, com a participação de Pedro Ramos e Vítor Almeida, médicos que coordenaram estas operações e que irã abordar as experiências vividas e as lições apreendidas nestes dois acontecimentos que marcaram recentemente o país.

O encontro contará ainda com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, assim como de dirigentes da Autoridade Nacional de Proteção Civil, do Instituto Nacional de Emergência Médica, da Administração Regional de Saúde do Algarve, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, da Cruz Vermelha Portuguesa, da Polícia de Segurança Pública, da Guarda Nacional Republicana, das Forças Armadas, dos Bombeiros, das autarquias, da Universidade do Algarve e da comunidade em geral.

Para participar basta fazer a sua inscrição através do seguinte link: https://estudo.min-saude.pt/limesurvey/index.php/399255?lang=pt

FIRESHELTER52

20/02/2018

Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio na Serra de Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao final da manhã de hoje a um incêndio em mato na zona do Zimbral na Serra de Tavira.



A pronta e rápida intervenção das equipas foi determinante para a extinção do incêndio e o desenvolvimento de uma ação de rescaldo demorado mas garantindo que não haverá reacendimentos.

Estiveram envolvidos nesta operação de combate ao incêndio 7 Bombeiros Municipais apoiados por um Veiculo Florestal de Combate a Incêndios e um Auto-tanque

As autoridades estiveram no local da ocorrência.

FIRESHELTER52

Previsão de acumulados de PRECIPITAÇÃO MUITO ELEVADOS

A tendência da maioria das atualizações dos modelos, continua a colocar Portugal Continental (de norte a sul), na rota das passagens de inúmeras perturbações frontais, nos próximos 15 dias, pelo menos.


Podemos ter acumulados de PRECIPITAÇÃO MUITO ELEVADOS, passando mesmo os 200 mm, em muitos locais, até dia 8.

Valores que indicam que, muito provavelmente, haja CHEIAS nas bacias hidrográficas mais sobrecarregadas.

A precipitação deverá começar no dia 24/25, no Algarve e Baixo Alentejo, sendo fraca e dispersa.
Para, a partir do dia 26, se "abrirem as portas" às perturbações frontais, e estas descarregarem bastante de NORTE A SUL.

Ainda não é certo, mas pelo meio, poderá haver dias com fluxos de ar mais frio, vindos da Rússia e Escandinávia, que poderão deixar muita neve a cotas bem baixas.

Todos os dias faremos novas atualizações ;)

SIGAM-NOS AQUI, para terem sempre toda a informação meteorológica.

Segue abaixo a imagem do acumulado de precipitação previsto pelo GFS das 06Z, até dia 8 de março.

Estamos, igualmente, em www.instagram.com/bestweatherpt

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Viatura a Arder na Via do Infante

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a manhã de segunda feira a um incêndio numa viatura ligeira de passageiros nas A22 Via do Infante.



O incêndio ocorreu entre o nó de Tavira e de Monte Gordo e não fez vitimas.

Os Bombeiros Municipais responderam ao incidente com um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios e um Auto-Tanque.

A autoridade tomou conta da ocorrência tendo as manobras de de intervenção sido apoiadas pelas empresa concessionária da Via do Infante

FIRESHELTER52

19/02/2018

GNR vai passar a combater incêndios em todo o país

O ministro da Administração interna, Eduardo Cabrita, anunciou que a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai participar no combate aos incêndios em todo o país. 


A intervenção da GNR neste domínio, que, atualmente, só existe em 11 distritos, vai ser alargada a todo o território nacional.

Eduardo Cabrita esteve, esta segunda-feira, numa zona do interior do concelho de Portimão, a assistir a trabalhos de limpeza de mato, tarefa do dispositivo de Proteção Civil.

O ministro da Administração Interna adiantou ainda que irá começar já na próxima semana a formação dos militares da GNR que vão reforçar as equipas de combate aos incêndios, no verão.

"Entrarão em formação na próxima semana, em Portalegre, 600 novos elementos da Guarda Nacional Republicana, que vão permitir à GNR mobilizar 500 elementos para o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro, que passarão a fazer ataque inicial [aos fogos] em todo o país (...) e a dispor também de companhias de ataque ampliado, e mais 100 elementos para a estrutura de proteção da natureza e do ambiente", disse Eduardo Cabrita.

tsf

FIRESHELTER52

Previsão de possível tempestade de chuvas abundantes

Seguimos de perto o interessante panorama que aparece a médio prazo para a Península Ibérica, com o desaparecimento total do anticiclone dos Açores no Atlântico e - o que parece ser - a possível chegada de uma tempestade de chuvas generosas a partir do sudoeste de enfrenta o trecho final deste mês de fevereiro e início de março.


Uma tendência claramente chuvosa que se reflecte muito bem no mapa de capa, em que vemos como praticamente todo o sul do continente europeu receberia chuvas generalizadas, mas especialmente na Península Ibérica durante o período final deste mês, com a provável entrada de várias frentes de Portugal e / ou do Golfo de Cádiz.

Vemos como, na encosta sul do Sistema Central (por exemplo, o norte de Cáceres), as quantidades seriam de cerca de 100-150 litros / m² e como se destacam as principais áreas montanhosas do sudoeste da península: norte de Huelva, Sevilha, áreas de montanha na província de Cádiz, Málaga e Granada, que nos leva a pensar sobre a situação conhecida clássica e ventos Abregos componente de oeste-sudoeste.

Ventos de grandes viagens marítimas através de um Oceano Atlântico bastante temperado, que proporciona uma maior humidade e enriquece as chuvas às frentes organizadas entre a península e o arquipélago dos Açores.

Vamos continuando a vigiar esta situação

FIRESHELTER52

18/02/2018

Proteja a sua casa dos incêndios - Limpe o Mato em Volta

O detentor do terreno tem, até 15 de março de 2018, para fazer uma faixa de proteção, medida a partir da parede exterior do edifício, de:



- 50 metros em terrenos ocupados por floresta, matos ou pastagens naturais;

- Não inferior a 10 metros, definida em Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios, em terrenos do espaço rural com outras ocupações.

Importa reter que:

- As copas das árvores têm que distar entre si, no mínimo, 4 metros;

- As árvores têm que ser desramadas até 4 metros acima do solo. Para árvores com altura inferior a 8 metros, desrama-se apenas a metade inferior;

- As árvores e arbustos têm que estar a mais de 5 metros dos edifícios. Evitar a projeção das copas sobre os telhados;

- Não acumular lenha ou substâncias inflamáveis na faixa de proteção de 50 metros.


FIIRESHELTER52

17/02/2018

Bombeiros do Algarve Respondem a Alerta Vermelho no Aeroporto

Os Bombeiros da região do Algarve com intervenção no Plano Prévio de Intervenção do Aeroporto Internacional de Faro foram mobilizados para um estado especial de Alerta Vermelho no Aeroporto de Faro durante a tarde de hoje - NÃO FOI EXERCÍCIO.


O Alerta Vermelho pressupõe a deslocação imediata de meios de intervenção, Ambulância e Veículos de Combate a Incêndio, comando e desencarceramento para o Aeroporto, com reposta de prontidão imediata após o Alerta que foi emitido pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro.

Por motivos relacionados com uma aeronave foi declarado o alerta e os meios dos Bombeiros do Algarve colocaram-se de imediato em marcha de urgência com destino ao aeroporto, tratou-se de uma situação real que será informada posteriormente.

Os Bombeiros Municipais de Tavira enviaram para o Aeroporto uma equipa de Combate a Incêndios com o respectivo veiculo, uma ambulância de socorro e um veiculo de comando.

Poucos minutos de pois da declaração de alerta a ANPC deu o final de Alerta por estarem assim garantidas a segurança das operações, regressando todos os meios aos quartéis.

(foto de exercício no aeroporto)

FIRESHELTER52


Bombeiros Municipais Respondem a Atropelamneto na EN125 Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam a um atropelamento na Estrada Nacional 125 na zona de Vale Caranguejo.


Do atropelamento que ocorreu por volta das 21 horas de ontem  resultou num ferido em estado grave que  foi assistido naquele local e transportado posteriormente ao Hospital de Faro.

Pessoas no local da ocorrência referem ter-se tratado de um homem por volta dos 65 anos em estado muito grave, assistido pelos Bombeiros de Tavira,  INEM, Bombeiros de Vila Real e Cruz Vermelha de Tavira.

A presença de diversos meios de socorro e manobras de estabilização da vitima na estrada e berma  congestionou o trânsito na passagem daquele local, mas devidamente ordenado e comandado pela autoridade policial.

FIRESHELTER52


16/02/2018

Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio Urbano na Luz Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a tarde de hoje a um incêndio urbano no Sitio da Palmeira Luz de Tavira.



Um incêndio que eclodiu numa cozinha rapidamente se propagou a partes do mobiliario daquele espaço tendo sido prontamente combatido por residentes.

Felizmente não houve feridos nem desalojados a registar.

Os Bombeiros Municipais desenvolveram manobras de ventilação táctica na habitação com o intuito de remover fumos gases e calor do seu interior.

Estiveram envolvidos nesta operação uma equipa de combate a incêndios dos Bombeiros de Tavira apoiados por um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios.

A autoridade territorial esteve no local da ocorrência.

FIRESHELTER52

Polícia Marítima Tavira apreende bivalves a embarcações com tripulação espanhola

A Polícia Marítima de Tavira (PM) apreendeu ontem, dia 15 de fevereiro, mais de 160 Kg de pé de burrinho, ao largo da praia da Ilha de Tavira, cuja apreensão decorreu no âmbito de uma ação de policiamento dirigida às embarcações de pesca nacionais e estrangeiras com artes de ganchorra rebocada.


Durante a ação foram apreendidas duas embarcações de pesca nacional com tripulantes de nacionalidade espanhola, por várias infrações, nomeadamente, falta de licenciamento entre outras.

As embarcações foram acompanhadas até ao porto de Tavira, onde após aplicadas as devidas medidas cautelares e de polícia, foram autorizadas a regressar ao porto de origem.

Recorda a PM que estas infrações correspondem a uma coima que pode variar entre os 600 e os 37.000 euros.

Os bivalves, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

Nesta operação de policiamento estiveram empenhados seis agentes e uma embarcação do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira

regiao-sul.pt

FIRESHELTER52

Barco virou e pescador caiu ao mar em Quarteira

Um pescador com cerca de 60 anos caiu esta sexta-feira ao mar, em Quarteira, no Algarve, depois do barco em que seguia se ter virado. 


O incidente aconteceu pouco depois das 07:00, na praia da Rosa Branca.

A embarcação de três metros virou-se devido à ondulação no momento em que o único tripulante puxava as redes. O homem caiu ao mar mas foi rapidamente retirado por outro pescador que estava em terra.

O INEM foi acionado, mas o pescador recusou assistência e abandonou o local.

A embarcação foi removida com uma retroescavadora, numa ação coordenada pela Polícia Marítima.

FIRESHELTER52

Alunos de Tavira visitam Media Lab

Os alunos da Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia de Tavira vieram passar a tarde desta quinta-feira ao Media Lab do Diário de Notícias.


Os alunos tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo sobre os 153 anos de história do DN , tendo depois recebido uma breve formação em jornalismo.

De seguida, foram divididos em grupos, uns fizeram a primeira página de um jornal, outros um jornal de 4 páginas, tendo assim a oportunidade de escrever notícias sobre diferentes matérias. Houve, ainda, alunos que fizeram um noticiário radiofónico.

Por fim, visitaram a redação do DN, podendo ver de perto o trabalho dos jornalistas.

O projeto educativo Media Lab tem como principal objetivo promover a literacia mediática e formar cidadãos ativos. Visite o projeto em www.medialab.dn.pt.

FIRESHELTER52

15/02/2018

Ciclone Destruiu Tavira há 77 anos

Se a nefasta II Guerra Mundial ocupava até então, e consecutivamente, as primeiras páginas dos diários nacionais, um raro fenómeno meteorológico remeteu as notícias dos combates para as páginas centrais.


Um terrível ciclone extra-tropical atingiu e devastou Portugal, a 15 de Fevereiro de 1941.

Naquele dia, teve lugar a maior tempestade até então registada pelo Observatório Meteorológico de Lisboa, criado em 1854
Em todo um cenário dantesco, o Algarve não foi exceção. A imprensa da época, como «O Século» e o «Diário de Notícias», divulgou amplamente os efeitos na região.

O vento terá soprado a uma velocidade de 140 km/h no Algarve e, nas palavras do correspondente do «Diário de Notícias», «tudo foi varrido, esfacelado, aniquilado».

Na velhíssima cidade de Tavira, «contam-se às dezenas os prédios que sofreram prejuízos.

Na fábrica de moagem de J. A. Pacheco, o vento levou grande parte da cobertura, o mesmo sucedendo no armazém contíguo à moagem da firma Araújo Ribeiro & Dias.
Na fábrica de conservas Balsense e na casa do salva vidas também abateram os telhados».

Também em Tavira, «o Bairro Jara habitado por gente pobre foi atingido gravemente, havendo moradias que ficaram destelhadas e em ruínas.

Na bacia das Quatro Águas uma barca da Companhia de Pescarias Algarve, denominada Moagem, foi ao fundo, carregada de sal.

Os batelões da mesma companhia que estavam junto do rio, que corre paralelo à costa foram atingidos pelas vagas, afundando-se.

Na ilha de Tavira a água do mar juntou-se à do rio, pondo em sério risco o arraial da armação daquela empresa.

A maioria das cabanas existentes na ilha foi levada pela corrente.

No campo, milhares de árvores foram destruídas [No sítio das Cabanas, um olival, de que é proprietário o Sr. José Chagas, de cerca de trezentas árvores, só oito ficaram de pé].

Não há comunicações. A camioneta que faz a carreira diária entre a cidade e a vila de Alportel foi atingida por uma árvore».

«No sítio da Fortaleza, junto da armação do atum, o mar abriu nova barra de grande extensão» Na freguesia da Luz, «até a erva foi queimada pelo vento».

Bibliografia: Jornais «O Século» e «Diário de Notícias» de fevereiro de 1941 e Conta de Gerência do Município de Portimão de 1942 (gentilmente cedida pelo Centro de Documentação do Museu de Portimão)

FIRESHELTER52

14/02/2018

Aplicação Móvel - Manual de Sobrevivência

Manual de Sobrevivência foi desenvolvido com a intenção de passar dicas, informar e auxiliar os usuários a saber como agir em diversas situações de sobrevivência.


Através do aplicativo, você terá dicas de como avaliar o ambiente ao seu redor, o que levar em seu kit de sobrevivência, como se planejar para uma aventura, dicas sobre hidratação, como procurar água, informações sobre plantas perigosas, dicas para manter sua mente em equilíbrio, aprenda a fazer fogo, fazer seu abrigo, fazer análise meteorológica, como se alimentar, caçar, manter higiene e muito mais.


FIRESHELTER52

ESTA NOITE NÃO MARQUE UM ENCONTRO COM OS BOMBEIROS

No último ano os Bombeiros acorreram a muitos incêndios urbanos, em alguns deles, a causa foi velas decorativas.


Neste Dia dos Namorados temos alguns conselhos para si:

🔥 Não deixe as velas acesas sem vigilância;

🔥 Mantenha as velas afastadas de objetos inflamáveis, crianças e animais;

🔥 Utilize castiçais com bases estáveis;

Visite e siga a página dos Bombeiros de Pinhal Novo no faceook

#BombeirosPinhalNovo

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente na EN270

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao inicio da madrugada de hoje a um violento acidente de viação na Estrada Nacional 270 perto de Santa Catarina.


Um despiste de um ligeiro de passageiros provocou um ferido grave.

A vitima foi assistida no local pelas equipas de emergência e transportada em estado grave ao Hospital de Faro.

Estiveram envolvidos nesta operação os Bombeiros Municipais de Tavira com um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento e uma Ambulância de Socorro.

O INEM esteve no local com a equipa da Ambulância INEM SIV sediada em Tavira.

A autoridade tomou conta da ocorrência.

FIRESHELTER52

12/02/2018

Tavira - Cães do Canil já podem sair das jaulas

Queremos congratular a CMT por ter, tal como prometido, atendido e executado uma das nossas propostas: criar um espaço provisório (até criação de um Centro de acolhimento devidamente adequado às necessidades da autarquia) para que os patudos albergados no Canil Municipal possam, de forma diária, sair das jaulas, correr ao ar livre, fazer exercício e cheirar um pouco de liberdade!



Esta medida é muito importante não só para melhorar a qualidade de vida dos animais, como também para promover ações de consciencialização entre a população e facilitar as adoções! 

Isto é o executivo a dar um passo na direção certa! Por uma Tavira mais amiga dos animais!

(Aproveitamos para pedir que respeitem este espaço e aqueles a quem se destina. Por favor, não o invadam nem se encostem à rede! Obrigad@!)


FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Combatem Incêndio em Canavial

Os Bombeiros Municipais de Tavira combateram durante a madrugada de hoje um incêndio que eclodiu num canavial.


O incêndio registou-se na zona dos Carriços e arderam perto de mil metros quadrados de canavial.

As causas do incêndio são desconhecidas mas o mesmo foi combatido 8 Bombeiros Municipais apoiados por um Veiculo Florestal de Combate a Incêndios e dois Auto-Tanques.

A GNR esteve no local da ocorrência.



FIRESHELTER52

PSP de Tavira Detém Homem com Droga em Tavira

Mais um bom trabalho da nossa PSP.


in Correio da Manhã

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente de Viação na EN125 Luz Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao inicio da noite de ontem a um acidente de viação na Estrada Nacional 125 na zona da Luz de Tavira.


Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros provocou 3 feridos.

As vitimas foram assistidas no local da ocorrência pelas equipas de emergência e posteriormente transportadas ao Hospital de Faro.

Responderam a este acidente de viação 10 Bombeiros Municipais apoiados por duas ambulâncias de socorro e um Veiculo de Combate a Incêndios.

A Cruz Vermelha de Tavira apoiou a resposta a esta emergência com a equipa de uma ambulância de socorro daquela Unidade.

A GNR tomou conta da ocorrência, sendo que o trânsito à passagem pelo acidente, devido aos destroços na via sofreu condicionamento.

FIRESHELTER52

Aqualine Altura -O Parque Aquatico Abandonado

Foi o primeiro parque aquático do Algarve e funcionou durante a década dos anos 80 e 90. 


Naquele tempo era o melhor dos melhores, com a abertura de parques aquáticos mais modernos, o público foi diminuindo, até há poucos anos ter encerrado. 

Ficou esquecido, e apenas recentemente um estrangeiro quis transformar este local num parque aquático para animais, a câmara responsável colocou "entraves" e os investidores acabaram por desistir e fazer o seu projecto em Espanha. 

Desde então não existe qualquer projecto para este local, será mais um local abandonado em Portugal como tantos outros.








in lugares abandonados facebook

https://www.facebook.com/pg/Lugares-Abandonados-751740824886954/photos/?tab=album&album_id=784935308234172

FIRESHELTER52