25/02/2018

O Que Devemos Fazer Antes do Mau Tempo

Os indicadores meteorológicos indicam que já na entrada da próxima semana o tempo irá mudar de forma agressiva, aumentando exponencialmente a velocidade do vento associado também a chuvas que podem ser pontualmente fortes.



A noticia da chegada do mau tempo faz manchete nos jornais, mas para o SAFEPLACE52 mais que a previsão do que ai vem torna-se importante transmitir o que devo fazer e como devo fazer.

Assim e por sua vez com o consequente aumento da precipitação, aumentará significativamente o risco de inundações urbanas e cheias ráidas.

Inundações e cheias rápidas em meio urbano, acontecem pela grande quantidade de chuva que cai num determinado tempo em determinado local, sem que o escoamento pluvial o consiga encaminhar em tempo útil, havendo um acumulo de agua nas ruas.

O eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

Limpeza e desobstrução de ralos e canais de drenagem de quintais, varandas, caves e garagens, removendo folhas, areias e pedras que ali se tenham acumulado;
• Verificação e manutenção corretiva dos sistemas de drenagem;
• Limpeza de algerozes e caleiras.

Outras recomendações, como o "Turismo de Cheia", onde a comunidade sai nas suas viaturas e anda a passear nas zonas inundadas para ver os estragos também deve de todo ser evitado.

Siga as informações no SAFEPLACE52 (sempre em alternativa de um canal de comunicação dedicado da sua proteção civil local, caso exista), em em caso de emergência LIGUE DE IMEDIATO 112. 

FIRESHELTER52

Sem comentários: