03/07/2022

IPMA Antecipa e Confirma Anomalia na Temperatura (muito calor)

Previsão de temperatura acima dos valores normais na 1ª quinzena de julho no Continente.

Após um final de junho caracterizado por vento forte no Continente, no início de julho vai verificar-se uma diminuição da intensidade de vento e um aumento gradual da temperatura, havendo ainda ocorrência de condições de instabilidade, com possibilidade de aguaceiros e trovoada nos primeiros dias do mês, em especial no Norte e Centro, e mais frequentemente no interior.

No final da 1ª semana de julho a temperatura deverá atingir valores máximos de 35 a 40 °C no Alentejo e no Vale do Tejo, não sendo, neste momento, de excluir a possibilidade de que pontualmente a temperatura possa ultrapassar 40 °C em alguns locais. 
Neste mesmo período, a temperatura mínima deverá também aumentar, podendo, também no final da 1ª semana, ocorrer noites tropicais nos vales do Douro e do Tejo, e no sotavento Algarvio, com valores entre 20 e 22 °C.

Esta situação deve-se ao surgimento de um fluxo de leste sobre o Continente, num padrão meteorológico de bloqueio e que se prevê que persista, pelo menos, na primeira década do mês, resultando em anomalias de temperatura até 5 °C em relação aos valores normais (ver Figura).

Para mais detalhes sobre a previsão e avisos consultar:
Descritiva: https://bit.ly/3nZv2bl
Significativa: https://bit.ly/3dyQu2d
Avisos: https://bit.ly/3j0U06x
Marítima: https://bit.ly/349iLcR


João Horta - FIRESHELTER52

Sem comentários: