28/01/2010
Auto Tanque Médio -01
Em 1993, quando vim para a corporação dos Bombeiros de Tavira, sempre, que ocorria um incêndio o primeiro carro a deslocar-se ao local era um PSl, “Pronto Socorro Ligeiro”, mais tarde denominado VLCI.
A sua rapidez, atribuía-lhe uma chegada atempada ao local, e o seu reduzido tamanho dava-lhe uma boa mobilidade em caminhos ou estradas acidentadas, porem, a sua baixa autonomia de água privava-o de um ataque ao incêndio de forma continuada, e, acontecendo várias vezes quando o incêndio caminhava para o domínio acabava-se a água.
Mas... Atrás surgia um apêndice, uma viatura pesada e lenta, modelo Ford, com um tanque de 3500 litros de água para servir o antigo PSL.
Era caracterizado por alguns bombeiros como um veículo que o tanque parecia o antigo carro da cooperativa do leite.
E...era apenas isso, um carro dos bombeiros, uma motobomba motor Bernard de 50, algumas mangueiras e 3500 litros de água.
Mais tarde por volta de 2005, o veículo motor foi substituído por um chassi MAN.
MAN modelo 12.220, o veículo parecia uma fera, o depósito de 3500 não oferecia trabalho ao motor, traduzindo-se até no veículo com mais cavalagem por tonelada no parque dos Bombeiros de Tavira.
Na altura foi-lhe acrescentada uma motobomba nova e uma caixa para arrumação do material, mas era um veículo subaproveitado, com poucas valências e autonomia reduzida, chegando mesmo a ficar “encostado”...
Como tal, foi orçamentado pelo município a sua reconstituição como veículo de bombeiros, e a sua reparação foi iniciada e já concluída, regressando hoje ao quartel com uma aparência e valência extremamente nova.
Aqui fica a imagem do antigo ATM-01 ou VTTU-01.
Apresentarei o novo veículo assim como o seu equipamento atempadamente.
Fireshelter52
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário