18/01/2010

Não lhe olhem ao tamanho...


Desde o verão de 2006 que nos habitua-mos ver na ilha de Tavira um veiculo de bombeiros.

Pequenino Todo Terreno, ligeirinho.

Mas... não lhe olhem ao tamanho, é possuidor de valências físicas e mecânicas que lhe permitem ser considerado um grande carro de bombeiros.

Não dá a entender, mas usa tecnologia de ponta no que toca á extinção de incêndios.
Começando do início, apresento-vos o VOPE-02:

Veiculo todo terreno Yamaha, 660cc, Pertence aos Bombeiros Municipais de Tavira, caixa automática, dotado de guincho na parte frontal, sistema de bancos reversíveis para utilização de maca na valência de transporte de sinistrados. Tanque de água e compartimento para até 12 litros de agente emulsor.

Bomba Honda 6X160 com 5.5cv, acoplando-se um carretel rígido com agulheta perfurante, especialmente concebida para penetrar em cavidades de paredes, compartimentos de motores e espaços confinados similares.

Baseado na tecnologia firexpress utiliza o sistema micro-gotas em combinação com o agente emulsor na extinção de incêndios, chegando mesmo a bomba atingir até 40 bar de pressão.

A extinção dos focos de incêndio dá-se sobre tudo e entre outras circunstâncias pelo rápido arrefecimento e abafamento provocado pelo sistema micro-gotas na forma combinada da água aditivada.

Pode produzir espumas nas concentrações de 1 a 6 %

Fora do serviço de combate a incêndios, faz durante o verão serviços de prevenção e vigilância a incêndios no perímetro da Ilha de Tavira, e actua na vertente da emergência pré-hospitalar

Fireshelter52

Sem comentários: