15/02/2010

Extinção de Incêndio com Equipamento Firexpress


Foi mais uma vez posto a prova o equipamento firexpress do VOPE02 no combate a incêndios em líquidos combustíveis e outros materiais.

A extinção segura, rápida e praticamente limpa traduz-se na utilização de um conjunto de mecanismos que produzem um sistema de pulverização de água na forma de micro-gotas acoplado ou não a um agente emulsor.

Não há dúvida da eficácia deste tipo de agente extintor.

Para o testar, equipamos uma assistente técnico operacional do município, que presta serviço no Corpo de Bombeiros de Tavira com funções de operador de central.



Após vestir o EPI, e com toda a segurança garantida debelou as chamas com extrema facilidade utilizando apenas água pulverizada.



Após concluído este exercício foi efectuado novo fogo que foi extinto usando a tecnologia firexpress aditivada com agente emulsor AFFF.

Ficam aqui as referências do equipamento:

Bomba Honda 6X160 com 5.5cv, acoplando-se um carretel rígido com agulheta perfurante, especialmente concebida para penetrar em cavidades de paredes, compartimentos de motores e espaços confinados similares.

Baseado na tecnologia firexpress utiliza o sistema micro-gotas em combinação com o agente emulsor na extinção de incêndios, chegando mesmo a bomba atingir até 40 bar de pressão.

A extinção dos focos de incêndio dá-se sobre tudo e entre outras circunstâncias pelo rápido arrefecimento e abafamento provocado pelo sistema micro-gotas na forma combinada da água aditivada.

Pode produzir espumas nas concentrações de 1 a 6 %
Fireshelter52

1 comentário:

Anónimo disse...

Apenas um pequeno reparo, apenas a senhora é que necessita de protecção e os restantes não, no aspecto formativo fica mal estar apenas o formando o epi e os intrutors/formadores estarem sem o mesmo, é apenas um aspecto a melhorar,
obrigado um abraço..